Dica é sempre bom, né? A reta final das provas e vestibulares está chegando e quanto mais concentrado você estiver, melhor. Por isso vamos ter dar mais algumas dicas de como manter a concentração na hora dos estudos. Hoje temos 5 dicas novas que são valiosíssimas, anota aí:

1. Escreva à mão ?✍?

Estudar apenas por leitura pode não ser tão eficaz, pois é muita informação para o seu cérebro absorver de uma vez só. Ou seja, nem tudo que você ler vai ficar gravado na sua memória. Por isso, você pode usar algumas técnicas que te ajudam a memorizar melhor o conteúdo, e uma delas é escrever à mão. Mas por que à mão e não digitando? Uma pesquisa publicada pela revista científica “The Journal of Learning Disabilities”, mostrou que a escrita à mão ajuda no desenvolvimento do cérebro. Aí tanto faz se a escrita for de forma ou cursiva, o importante é escrever. Segundo a pesquisa, digitar não traria o mesmo efeito. Isso porque escrever à mão demanda mais esforço e concentração do cérebro, ajudando no processo de aprendizagem.

Então, agora que você já sabe que escrever à mão é melhor, depois de ler o conteúdo, vá anotando em um caderno de resumo as informações mais importantes.

2. Mapas mentais e uso de cores ?

Depois de escrever os resumos, você pode fazer mapas mentais para ajudar na visualização de cada tópico. O mapa mental nada mais é que um diagrama, onde você coloca a informação mais importante no meio e vai criando ramificações sobre o assunto. O legal aqui é que você pode usar e abusar das cores, setas e palavras grifadas para auxiliar na memorização do conteúdo.

Para começar a montar seu mapa mental é fácil:

  1. Escreva, no meio de uma folha em branco, o assunto principal
  2. Você também pode usar desenhos, imagens ou símbolos que representem o assunto
  3. Crie linhas que se ligam a palavra/imagem central, e em cada linha coloque um assunto relacionado ao tema central
  4. Cada linha pode ter uma cor diferente
  5. E você pode ir criando hierarquia das linhas, conforme a importância dos conteúdos.
  6. Aproveite para colocar todo o seu estilo pessoal de uma forma que fique mais fácil para sua memorização.

O seu mapa mental deve ficar mais ou menos assim:

Imagem: tomandoposse

3. Estude sozinho ??‍?

Estudar com os amigos é legal, você pode contar com a ajuda deles, mas cada um tem um método próprio de aprendizagem que funciona melhor. Então, é importante que você separe um tempo para estudar sozinho e descobrir o que funciona melhor para você. Além disso, estudar sozinho também é mais produtivo e evita um monte de distrações. Quer dizer que você não pode mais estudar em grupo? Não, apenas que você deve ter o seu tempo individual também. Afinal, não custa tentar, não é mesmo?

4. Revise a matéria ??‍♀️

Revise no mesmo dia o conteúdo que você aprendeu em aula. Isso é importante porque os conteúdos estarão ainda “frescos” na sua cabeça. Se você deixar para revisar alguns dias depois, provavelmente terá esquecido alguns pontos. Então aproveite para revisar a matéria no mesmo dia, fazer mais anotações se necessário, assim as questões ficam mais claras no seu cérebro e mais difícil de esquecer. Além disso, tire um tempo durante o fim de semana para reler toda a matéria e concluir os exercícios.

5. Dê uma aula para si mesmo ??‍?

Você já ouviu aquele ditado que é ensinando que se aprende? Isso porque quando você tem que explicar a matéria para alguém, as informações ficam ainda mais claras na sua mente, e oq eu não estiver claro, você vai saber identificar para ir atrás.

Prepare o conteúdo como se fosse dar uma aula para você mesmo (se tiver a quem ensinar, melhor ainda!). Assim, você passará todos os pontos importantes, fazendo uma reafirmação do conteúdo a cada explicação feita.

E aí, curtiu? Tem outras dicas que te ajudam na concentração nos estudos? Conta pra gente nos comentários. ??