Fazer uma faculdade é essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho, mas não podemos negar que traz muitos gastos. Não só pelo valor da mensalidade, mas também pelos outros custos que envolvem a rotina de estudos. Por isso, separamos 5 formas de economizar na faculdade. E olha que não vamos nem falar da bolsa de estudos, que essa, você já sabe, pode conseguir no site do Amigo Edu. Confere:

Alimentação

Seja qual for seu horário de estudo, fato é que a tentação de fazer um lanche entre uma aula e outra sempre surge. As lanchonetes e restaurantes da faculdade ficam com aquele cheiro de comida quentinha bem na hora do intervalo e só de chegar perto, já sabe, né?! A primeira dica aqui é levar sua própria comida. Aqui, se a ideia for só um lanche, pode ser barra de cereais, biscoitos ou mesmo um sanduiche. O importante é que você faça essas compras em um mercado, onde os valores são mais baratos e vá levando a alimentação para cada dia. A outra dica é: não passe nem perto da lanchonete! Isso mesmo, se você for lá com algum colega vai dar de cara com a tentação e nem sempre vai conseguir se controlar. Então, evite passar vontade!

Material didático

Esse é um dos maiores gastos depois da mensalidade. Livros, cadernos, cópias…Já parou para fazer a conta de quanto você gasta por semestre com tudo isso? Para que a soma não fique tão alta, reutilize! Os livros você pode tentar comprar usado de outros alunos ou mesmo usar os disponíveis na biblioteca da faculdade. Cadernos também podem ser reutilizados, já que muitas vezes ele não acaba de ser utilizado em apenas um semestre, ainda mais com a ajudinha do mundo digital. Falando nele, aproveite a facilidade da tecnologia e tente usar o mínimo de papel possível. Computador e até mesmo o celular podem ser aliados na hora de guardar conteúdos. Mas nunca esqueça de fazer backup, hein!

Transporte

Se deslocar por transporte público na maioria das cidades brasileiras geralmente é a opção mais barata e mais viável. Mas existem outras opções disponíveis: aplicativos de carona podem ser uma boa, dependendo da distância percorrida ou ainda transportes sustentáveis, como bicicleta e patinete.

Descontos para estudantes

Todo aluno de curso superior tem direito a carteirinha de estudante. Ela pode ser oferecida pela própria faculdade ou por órgãos atuantes na causa estudantil, como a ISIC, que é chancelada pela UNESCO.  Essas carteirinhas te dão direito a meia entrada em cinemas, shows e desconto em muitas lojas, vale a pena se informar! Além disso, se você for aluno Amigo Edu pode contar com um Clube de Benefícios exclusivo.

Organização financeira

A organização financeira pode até parecer um tanto chata para quem não gosta de números, mas acredite, ela não é tão difícil assim e acabar o mês no azul acaba recompensando. Anote todos os seus gastos, mas todos mesmo, desde aquela bala que comprou depois do almoço ou o cafezinho no meio da tarde. Isso vai te fazer ter noção da onde você gasta mais e o que pode fazer para diminuir as despesas.

E aqui você pode começar a economizar cortando os gastos com o seu banco, por exemplo. A Conta E é uma conta 100% digital e gratuita feita para estudantes. Você faz suas transações bancárias sem precisar pagar taxas por isso. Ah, tem mais: aluno Amigo Edu que abrir a Conta E pode receber R$25,00 para cada indicação que também garantir sua bolsa de estudo. Você pode abrir sua conta sem burocracia direto pelo site da Conta E.

Gostou das formas de economizar na faculdade? Tem mais alguma que você usa e quer compartilhar? Coloca aqui nos comentários para gente!