Todo universitário ou pessoa em início de carreira tem dúvidas sobre o que colocar no currículo, afinal de contas, ainda não teve tempo de ter muitas experiências profissionais, né?

Por isso, separamos algumas dicas extracurriculares que podem fazer a diferença e dar um up no seu currículo, para que você se destaque em uma vaga de emprego ou de estágio. Confere aqui:

Trabalho voluntário

As empresas perceberam a importância da responsabilidade social para sua marca e por isso ela é cada vez mais valorizada no ambiente corporativo. Por isso, um trabalho voluntário pode fazer a diferença na hora da seleção de bons currículos, uma vez que você já tem esse valor na sua vida.

Ao mesmo tempo, o trabalho voluntário mostra que você é atento ao próximo e sabe se doar, atitudes muito importantes para trabalho em equipe. Então, se você ainda não tem essa experiência, pode aproveitar seu tempo livre para fazer um voluntariado. E não precisa ir muito longe para isso, não! Sabe a igreja do seu bairro? Geralmente elas têm projetos de ajuda a comunidade que você pode se inscrever.

Você pode também procurar ONGs das mais variadas atuações, como projetos como crianças, comunidades carentes, meio ambiente e por aí vai.

Cursos de curta duração

Se você está na faculdade, já parou para pensar que seus colegas de classe tem os conhecimentos muito parecidos com os seus? E o que você pode fazer para se diferenciar? Uma ideia é fazer cursinhos de curta duração em áreas de interesse dentro do que você quer atuar.

Geralmente as graduações possibilitam um leque de opções de mercado, e se você começar agora a se aperfeiçoar na que tem interesse, já sai na frente. Hoje em dia existem muitos cursos gratuitos ou por um preço super acessível na internet.

Comece a fazer alguns que você tem interesse e coloque no seu currículo para ver a diferença. A plataforma Udemy por exemplo, tem cursos em diversas áreas e, antes de começar, você pode ver a nota que antigos alunos deram pra ele.

Curso de idiomas

Por mais que ter o domínio de um segundo idioma seja essencial nos dias de hoje, ainda existe uma grande maioria que não tem um check nesse box. Para que isso não aconteça com você, também existem muitas formas de começar a estudar em casa. São sites, aplicativos e vídeos gratuitos para aprender vários idiomas.

Já fizemos um post aqui no blog sobre esse tema, então é só acessar esse link para você ver 8 formas de aprender um novo idioma sem sair de casa.  

Experiências internacionais

Sabemos que nem todo mundo em a oportunidade de ter uma experiência internacional, mas se você teve, pode usar à vontade no seu currículo. Aqui o ideal é colocar se você fez algum tipo de experiência multicultural, viagens somente a turismo não são interessantes para o CV.

Agora, se você fez algum tipo de intercâmbio, mesmo que de curta duração ou mesmo trabalho voluntário fora, pode colocar! Essa experiência agrega muito, pois além do aprendizado do idioma, você aprendeu a lidar com culturas e valores diferentes, o que mostra uma capacidade de adaptação e resolução de problemas.

Atividades extracurriculares

Participar de eventos, conferências, palestras e atividades extracurriculares relacionadas à sua área de estudo ou interesse mostra interesse e envolvimento no campo.

Participar de atividades que envolvam trabalho em equipe e/ou liderança, como projetos acadêmicos, grupos de pesquisa, esportes coletivos ou atividades culturais, demonstra habilidades interpessoais e gerenciais que podem ajudar a desenvolver diversas soft skills.

Iniciação cientifica

A maioria das universidades tem projetos de pesquisa e iniciação científica, que são comandados por algum professor com a ajuda de alunos do curso em questão. Geralmente, para participar desses projetos o aluno deve se informar das vagas abertas na coordenação do curso e se candidatar.

Esses trabalhos podem ser voluntários ou em alguns casos render uma bolsa de estudo, mas em ambos os casos, pode agregar no currículo de um universitário. Isso porque participar desses projetos, além de aprimorar seu conhecimento sobre o tema, também mostra sua iniciativa, que você buscou ir além do currículo comum acadêmico.

Empresa júnior

As empresas júniores funcionam mais ou menos como os projetos científicos, você tem que se candidatar. São programas extracurriculares que simulam uma empresa de verdade, com vários departamentos e você pode trabalhar no que se encaixa mais com a área de atuação do seu curso. Elas sempre contam com a supervisão de um professor ou profissional e é uma ótima oportunidade para ter uma experiência mais próxima ao funcionamento do mercado de trabalho.

Você já tem alguma dessas experiências que pode colocar no seu currículo? E você que conseguiu o primeiro emprego na área, sabe dizer o que te fez destacar para conseguir a vaga? Compartilhe as boas experiências que fizeram dar um up no seu currículo e continue acompanhando o Blog do Amigo para mais dicas.

cadastre seu currículo e receba propostas de emprego no whatsapp