O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, dia 08 de setembro, a abertura de mais 90 mil bolsas de estudo remanescentes do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O edital para as novas vagas foi publicado após o anúncio de que, no total, foram somadas 140 vagas remanescentes se considerados os programas Prouni e Fies do segundo semestre de 2020. 

Os candidatos interessados devem se inscrever no site do ProUni entre 15 e 30 de setembro. Esse prazo, diferentemente das outras edições, será o mesmo tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino, quanto para os já matriculados e que também desejam se candidatar as bolsas. Outra diferença das vagas remanescentes é que os candidatos deverão enviar sua documentação diretamente para faculdade escolhida, em até 2 dias úteis após sua inscrição. Então fique atento ao prazo e faça sua inscrição, de preferência, já com a documentação necessária em mãos.

Confira o edital completo.


O que são vagas remanescentes do ProUni?

As vagas remanescentes de bolsas do ProUni são aquelas que não foram preenchidas durante o a 1ª e 2ª chamada, além da lista de espera. Isso acontece porque alguns candidatos desistem durante o processo ou ainda porque não conseguiu entregar a documentação necessária para garantir a bolsa.


ProUni

ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. Dessa forma, as bolsas podem ser de 100% para alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de bolsas de 50% para alunos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Além disso, o aluno deve ter completado o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista. Também podem concorrer pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino.