É bastante comum jovens e estudantes buscarem por algum tipo de orientação profissional, já que, além de decidir sobre a profissão, você também precisa escolher onde e o que estudar nos próximos anos. Ou seja, estamos falando de decisões muito importantes e que vão traçar o seu futuro profissional! 

Escolher uma profissão pode ser um grande desafio, mas você pode contar com teste vocacional para te ajudar nessa nova tomada de decisão. Sabemos que essas escolhas muitas vezes não são tão simples para os estudantes, por isso preparamos esse conteúdo para tentar tornar um pouquinho mais fácil, confira! 

O que é teste vocacional?

Teste vocacional é uma ferramenta utilizada para ajudar as pessoas a descobrir suas aptidões, interesses, habilidades e preferências profissionais. Esse tipo de teste é mais utilizado por estudantes que estão em busca de orientação vocacional para decidir qual carreira seguir, mas também pode ser útil para pessoas que buscam uma mudança de carreira ou que desejam conhecer melhor suas próprias habilidades e interesses.

E não para por aí! O teste vocacional também consegue medir o seu grau de compatibilidade com as profissões existentes no mercado de trabalho. Portanto, pode dizer que é uma ferramenta perfeita para te apoiar a tornar essas novas escolhas mais assertivas. 

O teste vocacional foi desenvolvido justamente para apoiar esses momentos de descobertas e transformação profissional, tornando mais fáceis e assertivos tanto para jovens como para adultos. 

Qual a diferença entre teste vocacional e teste de aptidão?

Bom, a gente já deu um spoilerzinho sobre a diferença entre o teste vocacional e o teste de aptidão né?! Mas aquilo foi apenas um resumo para te deixar ainda mais curioso(a), agora é o momento de explicar melhor!

Então sem mais delongas, o teste vocacional é, basicamente, uma prova onde as questões são elaboradas para identificar traços da sua personalidade. E a partir disso, podemos te sugerir algumas carreiras profissionais que você teria mais aptidão e interesse natural. 

Mas também é bem simples de você identificar caso se confunda. É só você pensar que os testes vocacionais são parecidos com um quiz, onde as perguntas são sobre as suas preferências e comportamentos no dia a dia.

Enquanto isso, no teste de aptidão o foco é direcionado para identificar as habilidades presentes e ocultas que podem ajudar a aumentar as suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Esse tipo de avaliação também funciona como um teste de personalidade com perguntas. Porém, elas são direcionadas para como você trabalha com números, capacidades afetivas e interpessoais, proatividade, entre outras. 

Qual a diferença entre teste vocacional e orientação profissional?

O teste vocacional e a orientação profissional são duas ferramentas diferentes para ajudar as pessoas a escolher uma carreira ou profissão que esteja alinhada com suas habilidades, interesses e objetivos de vida. Embora sejam frequentemente relacionados, eles têm diferenças importantes.

O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda a identificar aptidões, interesses, habilidades e preferências profissionais, a partir de perguntas e avaliações específicas. O resultado é uma lista de profissões ou áreas de atuação que são mais adequadas ao perfil da pessoa que realizou o teste. É uma ferramenta útil para quem não tem ideia do que quer fazer ou tem dúvidas sobre qual carreira seguir, mas não é capaz de avaliar todas as possibilidades de carreira de forma abrangente.

Já a orientação profissional é um processo mais amplo que ajuda as pessoas a compreenderem melhor a si mesmas, seus objetivos e suas possibilidades de carreira.

O processo envolve uma série de atividades, como entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, análise de currículo, mapeamento de competências, entre outras. O objetivo é ajudar o indivíduo a identificar suas habilidades, interesses e valores, bem como a explorar as possibilidades de carreira, compreendendo as oportunidades, as demandas do mercado, as características das profissões, as possibilidades de formação e o seu plano de carreira.

Por que fazer um teste vocacional é importante?

Existem vários tipos de testes vocacionais, que podem incluir questões sobre personalidade, habilidades, valores, interesses e preferências. Esses testes são feitos para fornecer uma avaliação das características pessoais e profissionais de uma pessoa, com base em perguntas específicas sobre suas preferências e características.

O teste vocacional é importante pois os resultados são usados para ajudar o estudante a identificar quais carreiras são mais adequadas para seu perfil e personalidade.

Embora o teste vocacional possa ser útil na tomada de decisões profissionais, é importante lembrar que ele não deve ser visto como uma ferramenta definitiva ou uma escolha que não pode ser mudada. O teste vocacional é apenas uma parte do processo de escolha de carreira e deve ser combinado com outras formas de pesquisa e reflexão, como conversas com profissionais da área, visitas a empresas e instituições, entre outros.

Quais encontrar os melhores testes para orientação vocacional?

Você poderá encontrar testes para orientação vocacional em diversos locais e suportes. Algumas delas incluem:

  1. Orientação profissional em escolas: Muitas escolas e universidades oferecem serviços de orientação profissional, incluindo testes vocacionais, para seus alunos;
  2. Consultórios de psicologia: Psicólogos e profissionais de orientação vocacional em consultórios particulares também oferecem testes vocacionais;
  3. Sites especializados: Existem diversos sites especializados em testes vocacionais online. Alguns deles são gratuitos, enquanto outros cobram uma taxa para ter acesso a testes mais elaborados e análises mais detalhadas dos resultados;
  4. Livros e materiais impressos: Livrarias e bibliotecas podem ter uma variedade de livros e materiais impressos que incluem testes vocacionais e outras ferramentas de orientação profissional;
  5. Centros de orientação profissional: Algumas instituições oferecem serviços de orientação profissional, incluindo testes vocacionais, para pessoas em busca de ajuda na escolha de carreira.

Independentemente da opção escolhida, é importante lembrar que o teste vocacional deve ser apenas uma parte do processo de escolha de carreira. É importante também conversar com profissionais da área, fazer visitas a empresas e instituições, pesquisar sobre o mercado de trabalho, entre outras formas de pesquisa e reflexão.

É claro que não poderíamos deixar de fora o teste vocacional online gratuito do nosso parceiro Pravaler! Por meio das suas respostas, você conseguirá identificar a profissão que dá o match perfeito com você. Ainda na página do teste do Pravaler você também vai encontrar algumas dicas sobre como uma graduação pode beneficiar a sua carreira e como utilizar o resultado do seu teste vocacional.

CTA descubra qual profissão combina mais com você! Faça o teste vocacional

O teste vocacional é assertivo mesmo?

É natural que muitos jovens diante da dúvida sobre qual profissão seguir e de como fazer um teste vocacional se questionem sobre a assertividade desses testes. E o que podemos dizer é que não existe uma fórmula mágica para se tomar uma decisão tão importante em algo tão simples.

Por isso, mesmo com o teste vocacional é essencial que você faça uma pesquisa sobre as profissões, converse com seus professores sobre a dinâmica de trabalho. E se possível, peça para as instituições de ensino para assistir uma aula. Isso vai te ajudar a entender como funciona o curso, então aproveita bem esse recurso.

Conforme comentamos durante o texto, os testes vocacionais, geralmente, são baseados em teorias e testes da área de psicologia para te ajudar a achar áreas que você tenha mais aptidão para trabalhar. Mas isso não quer dizer que você de fato vai gostar de todas as opções sugeridas, por isso a importância da pesquisa! 

O que fazer após descobrir a profissão certa para mim?

Com o resultado do teste vocacional em mãos, o primeiro passo é começar a buscar por faculdades e cursos de graduação para você começar a estudar. E claro que você já sabe que o com o Amigo Edu, o melhor amigo dos estudantes, você tem as melhores condições de bolsas de estudos disponíveis no mercado né?!

Com o Amigo Edu você pode começar a estudar ainda esse ano com bolsas de até 80% de desconto no curso todo + seguro educacional gratuito + clube de benefícios para ficar sempre um passo à frente do mercado de trabalho! Você não vai perder essa oportunidade, vai?

Acesse nosso site e conheça todas as bolsas de estudo para graduação com um super desconto para começar a estudar pagando pouco na mensalidade.

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu