A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou nesta segunda-feira, 30 de março, que o cronograma das duas próximas edições do exame da OAB, esperados para 2020, está suspenso por conta da pandemia de coronavírus. A princípio os editais estavam previstos para serem lançados nos dias 1º de abril e 10 de agosto, respectivamente para cada edição da prova.

No entanto, essa decisão não atinge o exame que já está em andamento e que tem sua segunda fase, que é composta de uma prova prático-profissional, prevista para o dia 31 de maio.

Segundo a nota da OBA, outras informações sobre as provas suspensas serão divulgadas posteriormente

A OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que regulamenta e representa a profissão de advogado no Brasil.  Ou seja, a OAB é responsável pela fiscalização, defesa e representação da classe.

O Exame da Ordem dos Advogados

Exame da Ordem dos Advogados é a prova que valida que um advogado está pronto para atuar. Normalmente realizada 3 vezes por ano, a prova tem 2 fases: a primeira tem 80 questões de múltipla escolha e é eliminatória. O candidato deve acertar ao menos 40 questões para passar para a próxima fase.

Na 2ª fase tem uma redação e quatro questões dissertativas, valendo um total 10 pontos. A redação vale 5 e cada questão vale 1,25. O candidato tem que tirar no mínimo 6 para ser aprovado. 

Trabalho remoto dos colaboradores da OAB

Desde o dia 23 de março, os colaborados da OAB também já vem fazendo o chamado teletrabalho, ou seja, os servidores do Conselho Federal, colaboradores e terceirizados estão dispensados do trabalho presencial até o dia 31 de março. Por outro lado, os setores de protocolo e recepção continuarão funcionando, porém em regime de plantão.

Acompanhe o Blog do Amigo para mais atualizações sobre o cronograma suspenso das próximas edições do exame da OAB e funcionamento do órgão.