Como todos sabem, a nossa constituição prevê que toda criança tem direito à educação. Por isso, nesse Dia das Crianças queremos propor uma ação diferente: se você puder, apoie instituições que proporcionam às crianças o direito fundamental da educação.

A Revista ÉPOCA e Instituto Doar fizeram um guia com as 100 Melhores ONGs do Brasil. Essas ONGs foram submetidas a uma comissão julgadora que avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas. Das ONGs listadas, a maioria reúne sua assembleia pelo menos uma vez por ano, tem plano de captação de recursos e submete suas contas a auditoria externa independente.

Dessa lista, separamos algumas que trabalham com educação de crianças e adolescentes e são reconhecidas pela sua transparência:

ABCD Nossa Casa

A Associação Beneficente à Criança Desamparada “Nossa Casa”, tem objetivo de amparo, proteção e a educação de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

Fundada em 2000, o projeto começou com uma casa de acolhimento, reforçando a educação como direito a todos. Cresceu, e criou um Centro de Convivência da Criança – CCA, que é um espaço onde são realizadas atividades, projetos, que desenvolvem habilidades que tornarão mais fáceis a jornada de cada um, tendo como pilar a EDUCAÇÃO.

Atualmente, eles atendem 350 crianças em dois projetos: SAICA e CCA; 252 famílias das crianças e 1008 beneficiários que juntos convivem.

Amigos do Bem

O trabalho do Amigos do Bem começou em 1993, com um pequeno grupo de amigos. Hoje, são um dos maiores projetos sociais do país e atendem a mais de 75 mil pessoas em Alagoas, Pernambuco e Ceará.

O objetivo é promover a transformação por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde. O Amigos do Bem está rompendo um ciclo secular de miséria no sertão. Com oportunidades, mais de 10 mil crianças e jovens já enxergam um futuro diferente.

CENPEC

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é uma organização que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público.

O CENPEC atua em parceria com escolas, espaços educativos de caráter público e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. Assim, ele desenvolve ações que contribuem para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, formação de profissionais de educação.

Fundado em 1987, o CENPEC atua na defesa da educação de qualidade. Ao longo de todo esse tempo, tem desenvolvido e disseminado tecnologias educacionais, assessorado políticas públicas, implementado programas e projetos educacionais e produzido pesquisas sobre educação.

O CENPEC mantém cursos para o aperfeiçoamento de professores, arte-educadores e gestores das redes públicas de ensino e conta atualmente com 15 projetos ativos.

Fundação Estudar

Desde 1991, a Fundação Estudar cria oportunidades para gente boa agir grande e melhorar o Brasil. Eles desenvolvem pessoas que podem transformar o Brasil, identificando, integrando, desenvolvendo e incentivando jovens potenciais brasileiros por meio do conhecimento e orientação.

Hoje, são mais de 3 mil voluntários vendendo e facilitando os Cursos Na Prática, mais de 40 colaboradores criando e atuando diariamente frente a nossas iniciativas.

Assim, ao todo, já foram mais de 70 mil alunos foram capacitados pelo Cursos Na Prática da Fundação Estudar, mais de 8 mil jovens se conectaram com grandes empresas do mercado e mais de mil estudantes aprovados para estudar em universidades do exterior do Brasil.

Instituto Ayrton Senna

Dois meses antes do acidente em Ímola, na Itália, o piloto Ayrton Senna compartilhou com a sua irmã a vontade de fazer algo grande pelo futuro dos brasileiros, em especial pelas crianças e jovens. O seu desejo se somou ao de Viviane, que já trabalhava pelo desenvolvimento humano como psicóloga e queria fazer mais pelas novas gerações. 

Em 1994, nasceu o Instituto Ayrton Senna, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de dar a crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio da educação de qualidade. 

Desde sua fundação, o Instituto Ayrton Senna vem produzindo conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas com foco na educação integral.

Desenvolvem soluções educacionais, pesquisas e conhecimentos em pedagogia, gestão educacional, avaliação e articulação para que sejam replicáveis em escala. Essas soluções são levadas às escolas em parceria com as Secretarias de Educação para fortalecer o protagonismo dos educadores e dos alunos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

O Instituto já recebeu chancela para a criação da Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e foi convidada a ingressar no seu grupo de organizações parceiras da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Se você quiser ver a lista completa das ONGs, é só acessar essa página.

Agora diz, tem presente melhor do que mudar o futuro de uma criança com a educação? <3