Apesar do EAD já representar uma boa fatia do mercado da educação, muita gente ainda tem dúvidas sobre a modalidade no ensino superior. Por isso separamos os principais mitos e verdades sobre o EAD para que você possa tirar todas suas dúvidas. Confira:

Verdades sobre o EAD

EAD é mais flexível

Como muitas das aulas são gravadas, elas ficam disponível para que o aluno possa ver no momento que quiser. Fora que você também é possível assistir a aula de qualquer lugar que possua acesso à internet e um computador. Ou seja, viajar ou não ter horários fixos de trabalho não se torna um impedimento para assistir as aulas.

Cursos a distância são mais acessíveis

Os cursos a distância têm menos gastos para a instituição pois não demandam infra estrutura física para receber os alunos, ou seja, diminui gastos com aluguel, água, luz, etc. Além disso, um mesmo professor consegue dar aulas para mais de uma unidade, o que também reduz gastos com pessoal. E isso tudo reflete no valor que chega ao aluno.

EAD precisa de disciplina

E bota disciplina nisso! Como você tem a flexibilidade de local e horário para assistir aulas, não pode relaxar. O aluno do EAD precisa organizar uma rotina de estudos de acordo com a sua rotina e ter a disciplina para cumpri-la e não ceder as várias tentações e distrações que vão aparecendo no meio do caminho.

EAD não funciona para cursos práticos

Cursos práticos são aqueles que o estudante precisa botar a mão na massa. E para isso é necessário estar em um ambiente preparado para isso, com laboratórios, equipamentos e orientadores preparados para ensinar os alunos. Já imaginou um curso de medicina a distância? Não dá, né. Por isso mesmo esses cursos mais práticos não têm autorização do MEC para serem ministrados a distância.

Mitos sobre o EAD

Não existe interação no EAD

Fóruns, e-mails e chats fazem parte da rotina de um aluno de EAD. Essas ferramentas servem não apenas para tirar dúvidas com o professor, como para trocar figurinhas com outros alunos.

A qualidade do ensino a distância é menor

A grade curricular e exigências de carga horária dos cursos EAD são as mesmas que as dos cursos presenciais. E isso é estabelecido pelo MEC. Ou seja, se a instituição tem a permissão para oferecer o curso EAD é porque ele segue os mesmos requisitos dos presenciais.

Diploma EAD é diferente

Não há nenhuma diferença entre o diploma do EAD e do curso presencial. O que reforça o item acima, de que a qualidade de ensino é a mesma. Inclusive fizemos um post só para que você entenda a questão dos diplomas.

O mercado de trabalho não valoriza o EAD

Você já sabe que a qualidade do ensino a distância é a mesma que o presencial, que o diploma é o mesmo e ainda está na dúvida da valorização do mercado de trabalho? Então basta parar e analisar um pouco o tamanho das ofertas de cursos livres ou de extensão online que você é impactado por dia.

A maioria deles hoje são feitos a distância e todo mundo já está acostumado com isso. Muitas empresas inclusive indicam cursos online de aperfeiçoamento para seus colaboradores. Fora que ter se formado em um curso EAD mostra que você tem disciplina e é organizado e isso já conta a seu favor.

As provas são feitas pela internet

Todos os cursos EAD tem polos em que eles são baseados e são nesses polos que acontecem as provas.  Além disso, os polos também servem como suporte aos alunos dos cursos a distância. As provas são sempre com vigilância de algum professor e sem acesso aos materiais.

Agora que você já sabe os principais mitos e verdades sobre o EAD, chegou a hora de buscar pelo seu curso com direito a bolsa de estudos. Basta pesquisar na página do Amigo Edu para garantir seu desconto de até 80% na mensalidade.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais