Esse período de distanciamento social é incomum para todo mundo. Ficar em casa 24 horas por dia começa a confundir nossa cabeça e é normal não sabermos separar bem o tempo certo para cada uma das atividades, como estudar, trabalhar e descansar! Por isso separamos algumas dicas simples que vão ajudar a organizar seus estudos durante a quarentena. Confira:

1. Arrume seu cantinho de estudos

Ficar em casa durante a quarentena também pode ser proveitoso para você estudar e colocar em dia aqueles conteúdos que sempre ficam para depois. Mas para isso, antes de mais nada, você precisa separar o seu cantinho dos estudos. Coloque lá todo material que você precisará usar, como caneta, caderno, computador, etc.

Escolha, se possível, um local onde você consiga se concentrar. O que isso quer dizer? De preferência silencioso, sem distrações e ao mesmo tempo confortável, já que você ficará sentado lá por algumas horas. Não muito confortável a ponto de você cair no sono, viu?! A escolha desse local também vai fazer com que você treine sua mente para saber que ali é local de estudo e os outros lugares da casa continuam sendo para o seu descanso.

2. Organize seus resumos


Resumos são os conteúdos curtos que servem para sintetizar uma matéria e ajudar a memorizá-la melhor. Mas às vezes eles ficam perdidos, um em cada parte de um caderno, uma matéria, um arquivo… Nesse tempo em casa, aproveite para organizar seus resumos em pastas, assim fica mais fácil de encontrar tudo depois, principalmente quando voltar a correria do dia a dia. E aí sempre que precisar revisar algum conteúdo, é só procurar naquele lugarzinho que os guardou.

3. Faça uma lista de tudo que ainda não estudou


Quem nunca acumulou matéria que atire a primeira pedra! Mas enquanto você ainda tem tempo para estudar para aquela prova ou entregar aquele trabalho, nem tudo está perdido. Antes que tudo vire uma bola de neve, faça uma lista com tudo o que ainda não estudou, em ordem de prioridade. E aí é só fazer um cronograma incluindo essas matérias pendentes, distribuindo os estudos em alguns dias da semana de acordo com a sua rotina.

4. Estabeleça metas

Agora que você já sabe o que precisa estudar e já separou um local para isso, comece a estabelecer pequenas metas para que você não fique para trás. Geralmente, organizar as metas por conteúdo é mais eficiente do que organizar por horas de estudo, por exemplo. Isso porque nas horas você pode enrolar e nas metas de conteúdo, você determina um prazo para terminar aquele capítulo ou aula.

5. Rotina

Eu sei, é chato e ninguém gosta de rotina. Mas acredite, ela vai fazer toda a diferença. Mantenha uma rotina de horários e tarefas. Separe o tempo que você irá trabalhar, caso trabalhe, o tempo que irá estudar e o tempo que irá descansar ou realizar outras atividades. Se você não tiver isso bem claro algumas tarefas podem fugir do seu controle e quando ver, vai ter que virar a noite para cumprir prazos.

Essas dicas para organizar seus estudos durante a quarentena te ajudaram? Tem alguma outra técnica que funciona para você? Conta pra gente