Hoje, 07 de julho, começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020.2, por isso, preparamos um passo a passo para que você saiba como fazer a sua. Afinal, você não quer ficar de fora das vagas em universidades públicas, né?

Como se inscrever:

  1. Acesse o site https://sisu.mec.gov.br/
  2. Clique em “Fazer Inscrição
  3. O acesso esse ano é através Login Único do Governo Federal. Mas caso você ainda não tenha, não se preocupe, basta realizar o cadastro.
  4. Depois de logado, você escolhe duas opções diferentes de curso. Lembrando que a primeira tem que ser a que você mais prefere. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
  5. Agora você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.
  6. Indique a sua modalidade:  nesta etapa, você escolhe se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas ou pelas políticas das universidades.
  7. Logo depois, confira todos os dados de vaga que você escolheu, qual será a documentação exigida pela instituição e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmar minha inscrição”.
  8. Pronto!

Ah, vale lembrar que você pode alterar suas opções durante o período de inscrições, que vai até 10 de julho. Esse também é o primeiro ano que o Sisu tem vagas para cursos EaD!

Quem pode participar do Sisu 2020.2?

Podem participar estudantes que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, de 2019 e que não tenham zerado a redação.

Cronograma

Inscriçõesde 7 a 10 de julho
Resultado14 de julho
Prazo para participar da lista de esperade 14 a 21 de julho
Matrícula16 a 21 de julho
Convocação dos candidatos em lista de espera24 de julho

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado no qual estudantes se candidatam a vagas em universidades públicas e gratuitas de todo o país. Além disso, esse será o primeiro semestre em que o Sisu passará a ofertar vagas de ensino a distância (EaD).

Assim, o candidato escolhe até duas opções de curso e é possível alterar suas escolhas durante as inscrições. As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas e algumas instituições oferecem vagas reservadas, enquanto outras adotam bônus na nota do candidato. Dessa forma, São selecionados os candidatos com melhor classificação no Enem.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!