Muito estudantes almejam estudar em uma universidade privada de renome, como a Dom Helder, que começou sua trajetória no setor acadêmico em 1970, inicialmente atuando como Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara, com o objetivo de criar uma escola de direito que priorizasse a formação ética dos profissionais da área.
Posteriormente, a Dom Helder ampliou seu escopo e começou a oferecer outros cursos na área de Ciências Humanas e Sociais. Na década de 80, foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, desde então, segue formando bons profissionais para o mercado de trabalho.
Hoje a Dom Helder é referência em ensino de qualidade não só em Minas Gerais, mas em outras regiões do país. Neste conteúdo você descobre como conseguir bolsa de estudos na Dom Helder. Continue acompanhando!
Navegue pelo conteúdo:
Como ingressar na Dom Helder?
O principal objetivo da Dom Helder é oferecer um ensino de excelência e impactar positivamente a vida de seus estudantes e das comunidades locais por meio da educação. Assim, a universidade disponibiliza diversas opções de ingresso, entre elas a utilização da nota do Enem, transferência de faculdade, segunda graduação e reingresso.
A seguir, você confere detalhes de cada um desses métodos e descobre qual alternativa melhor se encaixa na sua realidade.
Nota do Enem
Caso tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), saiba que é possível usar da sua pontuação para ingressar na Faculdade Dom Helder.
Isso porque, um dos métodos de ingresso da instituição é a nota do Enem, desde que o candidato siga as diretrizes estabelecidas no edital da Dom Helder, que inclui a pontuação igual ou superior a 400 pontos.
Para participar, o estudante deve anexar todos os documentos do Exame que confirmem o desempenho no Enem. Após isso, basta aguardar a avaliação da faculdade, que dura normalmente dois dias úteis.
Vestibular Online
O vestibular online está transformando a maneira de ingressar no ensino superior, e na Dom Helder não é diferente.
A instituição conta com um dos modelos de ingressos mais modernos da atualidade, onde o candidato consegue participar do seu processo seletivo de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.
O vestibular da Dom Helder consiste na realização de uma redação, cujo tema fica à escolha da própria instituição. Feito a prova, o próximo passo é aguardar a análise feita pela equipa da faculdade. O resultado é divulgado em até dois dias úteis.
Transferência externa
Caso já esteja matriculado em outro curso de graduação e deseja apenas trocar de instituição, saiba que a Dom Helder está preparada para recebê-lo. Isso porque, o modelo de transferência de faculdade já é bastante procurado por alunos que querem trocar de universidade por diversos motivos, seja por não se adaptar ao método de ensino, grade curricular, entre muitos outros.
Mas, é importante destacar que a instituição de origem deve ser reconhecida e credenciada pelo MEC. Ao optar pela transferência, você escolhe uma instituição que oferece um ensino de nível excelência, infraestrutura moderna e um corpo docente altamente qualificado.
Segunda graduação
Sabia que na Dom Helder você pode se matricular em uma segunda graduação? Se seu objetivo é continuar aprimorando seus conhecimentos e, para além disso, ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, essa opção pode ser vantajosa.
Essa possibilidade de ingresso está disponível na Dom Helder, e é destinada, principalmente, para aqueles que já possuem um diploma de ensino superior. Portanto, basta apresentar o certificado, juntamente com outros documentos solicitados.
Financiamento estudantil
Outra forma de conseguir estudar na Dom Helder é por meio do financiamento estudantil. Neste caso, você só começa a pagar a sua faculdade após concluí-la. Atualmente, existem diferentes processos que disponibilizam o benefício, seja por meio de instituições financeiras privadas ou através de programas governamentais, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Fies
O Fies é um dos programas do governo federal mais conhecidos, que surge com a proposta de facilitar e ampliar o acesso de jovens ao ensino superior. Assim como outros programas, ele possui uma série de requisitos, sendo um dos principais a participação no Enem.
Os beneficiados pelo programa começam a pagar as parcelas do financiamento somente após a conclusão do curso. O Fies, por sua vez, pode ser parcial ou integral, isso vai depender da modalidade escolhida.
Entre os critérios obrigatórios para participar do Fies, estão:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem a partir de 2010, e ter obtido uma pontuação igual ou superior de 450 pontos, além de não ter zerado na redação;
- Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
A inscrição do Fies começa logo após a divulgação dos resultados do Enem.
Pravaler
Como alternativa de financiamento estudantil privado, o Pravaler é o mais reconhecido, beneficiando mais de 300 mil alunos em todo o país ao longo da sua trajetória no setor educacional. Uma das vantagens de contratar o crédito universitário com o Pravaler, é que o aluno não precisa ter participado do Enem, e pode fazer a contratação em qualquer período.
Como conseguir bolsa na Dom Helder?
Além das alternativas que mencionamos ao longo desse conteúdo, há também a possibilidade de conquistar uma bolsa de estudos para a sua graduação na Dom Helder.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal que utiliza a pontuação do Enem para avaliar seus candidatos e conceder bolsas parciais (50%) e integrais (100%), dependendo do desempenho alcançado no vestibular.
Mas, para além do programa governamental, o estudante também pode contar com o Amigo Edu, plataforma de bolsas de estudos que oferece descontos de até 80% em variados cursos de graduação na Dom Helder.
E aí, agora que você já sabe como conseguir bolsas de estudos na Dom Helder, que tal planejar a sua trajetória acadêmica o quanto antes? Inicie sua carreira profissional estudando em uma das mais renomadas instituições privadas de Minas Gerais. Conte com o Amigo Edu para iniciar a sua jornada!