Hoje em dia ter uma graduação já não é mais diferencial, mas sim essencial para quem quer ter uma carreira promissora. Porém entrar em uma faculdade nem sempre é fácil, afinal de contas, as vagas em instituições públicas são disputadíssimas e não é todo mundo que consegue pagar uma faculdade privada. Por isso, hoje nós vamos te mostrar como conseguir bolsas de estudo em universidades de todo o país. 

Aliás, você sabia que no Brasil, uma pessoa que tem faculdade pode ter o dobro do salário de quem tem apenas o ensino médio. O Brasil, inclusive, é um dos países onde a formação no ensino superior é mais valorizada.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem tem um curso universitário completo no Brasil ganha em média 140% a mais do que quem tem o ensino médio. 

Isso sem falar na pós-graduação, porque esse número aumenta muito, podendo chegar até a 350% a mais! Saiba mais sobre a diferença de salário para quem tem pós?

Agora que você já viu as vantagens que é ter uma graduação, vamos te mostrar como conseguir uma bolsa de estudo nela.

O que é uma bolsa de estudo?

Antes de mais nada, precisamos te explicar o que é uma bolsa de estudo. Muita gente tem dúvidas e acha que uma bolsa é só integral ou governamental, por exemplo. Mas não é bem assim.

Uma bolsa de estudo é um auxílio financeiro oferecido aos estudantes em qualquer fase de ensino. Ou seja, é possível conseguir bolsa de estudo durante o ensino fundamental, médio, graduação, pós e até mesmo mestrado e doutorado. Mas então, como eu consigo uma bolsa? Acompanhe aqui: 👇

como conseguir bolsa de estudos

Como conseguir bolsa de estudos em 2021?

Você pode conseguir uma bolsa de estudo de diversas formas: através da própria instituição de ensino, através de uma empresa privada, do governo ou através de sites especializados em encontrar bolsas de estudo

Dá uma olhada como cada uma funciona em cada caso:

Empresas privadas 

Algumas empresas disponibilizam ajuda de custo para que seus colaboradores ou familiares de primeiro grau possam ter acesso a uma educação de qualidade. 

As regras desse tipo de bolsa de estudo vão variar muito, pois cada empresa pode determinar a sua. Existem empresas que oferecem bolsas para filhos dos colaboradores que estão no ensino fundamental ou médio. 

Já a faculdade geralmente é oferecida como benefício para o próprio colaborador, assim como cursos de atualização profissional. Além disso, as bolsas podem variar entre integral e parcial.

Claro que isso não é uma regra e ainda são poucas as empresas que oferecem esse tipo de benefício para os seus colaboradores. Mas não custa perguntar na sua, não é mesmo? Vai que..

ProUni

O ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. 

As bolsas podem ser de 100% para alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de bolsas de 50% para alunos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. 

A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, o aluno deve ter completado o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista. 

Também podem concorrer pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino. No ato da inscrição o candidato escolhe até 2 opções de instituições de ensino e curso.

Como são vários os pré-requisitos e muitos candidatos, muita gente acaba ficando de fora. Mas calma, nem tudo está perdido! Existem outras opções de conseguir um desconto na sua mensalidade. Confira abaixo:

Universidades

Muitas universidades disponibilizam bolsas de estudo com uma porcentagem de desconto em determinados cursos. 

Geralmente o número de vagas nesse caso é limitado, mas vale a tentativa de negociar diretamente no balcão da faculdade, onde os descontos podem chegar até 30%.

Bolsa de pesquisa ou trabalho

Muitas universidades oferecem descontos nas mensalidades para alunos que trabalham nela. Esse trabalho geralmente é de meio período em funções similares a um estágio, como auxiliar na biblioteca, por exemplo. 

Existe também desconto para alunos que realizam pesquisas pela instituição, nesse caso o interessante é que o aluno já tem uma experiência a mais para o currículo. O único ponto negativo nesse caso é que você concorre a essas bolsas depois de já ter entrado na faculdade, ou seja, vai precisar pagar algumas mensalidades integrais e ainda contar um pouco com a sorte para conseguir uma dessas bolsas.

Amigo Edu

Como quem ajuda amigo é, aqui vai a dica de ouro: um site que você pode conseguir bolsas de estudo com até 80% de desconto. 

O Amigo Edu tem parceria com faculdades de todo o país, para graduação e pós, presencial e EaD. E melhor: os descontos são sempre maiores do que os oferecidos direto pelas faculdades. 

Outra coisa legal é que nesse caso você nem precisa ter feito o Enem, pois as faculdades oferecem outras formas de ingresso para facilitar a matrícula do aluno. Você pode filtrar sua pesquisa de bolsas de estudo por curso, cidade e faculdade. 😊

Outro diferencial é que você pode fazer a matrícula em qualquer época do ano e não apenas no início dos semestres.

programa de bolsas de estudo

Onde conseguir bolsas de estudo na sua cidade?

Depois que listamos todas as formas de conseguir uma bolsa de estudo, qual você acha que deve ser a opção mais fácil na sua cidade? 

Bom, você pode tentar direto nas instituições, mas nossa dica é ir no site do Amigo Edu, pois, assim como citamos acima, por lá você não precisa ter feito o Enem e ainda consegue bolsas de até 80%. 

O único pré-requisito necessário para garantir sua bolsa de estudo com o Amigo Edu é ter terminado o ensino médio. Fácil, né? Por isso, listamos aqui o link com várias bolsas disponíveis nas principais cidades do Brasil, confira:

Bolsa de estudo São Paulo

A maior cidade do país, São Paulo, é também uma das que tem mais opções de faculdades. Por isso, encontrar uma bolsa de estudo em São Paulo perto da sua casa ou trabalho fica bem fácil. 

Bolsa de estudo Rio de Janeiro

Nem só de praia vive o Rio de Janeiro, por lá também existem vários grandes grupos educacionais e com cursos bem acessíveis, dá só uma olhada nas opções de bolsas de estudo no Rio de Janeiro

Bolsa de estudos Belo Horizonte

A capital mineira, Belo Horizonte, é uma cidade com bastante estilo universitário e muitas opções de bolsas de estudo. Então não deixe de conferir as bolsas de BH

Bolsas de estudo Manaus

O norte do Brasil é bem representado por Manaus, uma das cidades com mais busca de bolsas de estudo no país. Por isso, as ofertas também são bem variadas, confira uma seleção de bolsas de estudo em Manaus.

Bolsas de estudo Brasília

A capital do país também possui amplo número de instituições de ensino de qualidade e, com isso, boas possibilidades de bolsas de estudo também. Veja algumas bolsas disponíveis em Brasília

Bolsa de estudos Curitiba

Curitiba é um dos maiores polos estudantis do sul do Brasil. Por lá, a oferta de universidades é grande. Confira algumas bolsas de estudo no Paraná. 

Mas vale lembrar que não são só nessas cidades que o Amigo Edu oferece bolsas de estudo. Existem descontos em todo o Brasil e para isso basta você acessar o site do Amigo Edu, digitar o curso desejado e a faculdade. 🙂 

bolsas de estudo faculdade

Faculdades com as melhores bolsas de estudo

Algumas faculdades oferecem bolsas de estudo integrais para os melhores alunos, mas para isso geralmente é preciso fazer um vestibular no qual algumas vagas são disponibilizadas. 

Para saber se a faculdade do seu interesse oferece esse tipo de bolsa, o ideal é entrar em contato com a própria instituição de ensino. Mas, para facilitar a sua vida, listamos algumas faculdades com as melhores bolsas de estudo do Amigo Edu. Confira: 

Cursos com as melhores bolsas de estudo

Agora, você é da turma que ainda não sabe qual curso fazer? Então separamos algumas informações sobre os cursos em que você pode conseguir bolsas de até 80% no Amigo Edu, olha só:

Bolsa de estudo de Enfermagem

Na graduação de Enfermagem o estudante aprende todos os primeiros cuidados necessários para atender um paciente em hospitais, clínicas ou postos de saúde. Ele facilita os processos dentro de uma unidade de saúde, passando por triagem, diagnósticos preliminares e primeiros socorros. 

A assistência do enfermeiro é fundamental não só para os pacientes, como também para outros profissionais da saúde.

Os cursos podem durar de 4 a 5 anos, dependendo da instituição e além da opção de bacharelado, pode ser cursado como licenciatura, tecnólogo ou mesmo curso técnico, esse último não é considerado curso superior. 

A grade curricular engloba matérias como Anatomia, Bioquímica, Epidemiologia, Farmacologia, Microbiologia.

Bolsa de estudo de Direito

O profissional de Direito é o responsável por atuar em áreas que envolvem a legislação brasileira e internacional. Seja em área pública, privada ou de forma autônoma, o advogado é um dos profissionais mais respeitados do mercado. Isso porque ele é o responsável pela aplicação e cumprimento das leis e normas numa sociedade. 

Um advogado pode atuar de diversas formas no meio jurídico, tanto no setor público como privado.

O curso tem duração de 5 anos e o diploma é de bacharel. Se você está pensando em estudar direito, prepare-se para ler muito! Constituição, códigos civis e tributários farão parte da sua rotina.

O estudante tem disciplinas como Direito Civil, Penal, Ambiental, Trabalhista, entre outras. Mas não é só isso, após os 5 anos de estudo, o graduado ainda tem que fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se passar, aí sim terá a permissão de advogar.

Bolsa de estudo de Psicologia

A psicologia estuda nós, seres humanos, nosso comportamento através das nossas emoções, ideias e valores. Sabe aquela coisa de analisar o que a gente faz e porque a gente faz? Então… Aqui neste post vamos te contar tudo sobre o curso de psicologia e como é a carreira de um psicólogo. 

O curso de Psicologia dura em média 5 anos, e tem como obrigatoriedade ter pelo menos 20% dessa carga horária de disciplinas práticas ou estágios supervisionados. A maior parte deles é bacharelado, mas existem alguns cursos com habilitação de licenciatura. 

Nesse último caso, é mais focado para quem pensa em atuar em escolas. 

Bolsa de estudo de Pedagogia

O pedagogo é responsável por teorias e métodos de aprendizagem. 

Além de poder dar aulas para várias idades, o pedagogo também pode trabalhar com gestão e orientação pedagógica. 

A conclusão do curso de pedagogia se tornou obrigatória para professores da educação inicial e com isso a empregabilidade de quem já se formou também aumentou bastante.

O curso de pedagogia é um dos cursos que oferece tanto a possibilidade de licenciatura quanto bacharelado e tem duração média de 4 anos. Ele abrange disciplinas que vão desde fundamentos e gestão da educação, passando por matérias como história e filosofia, chegando até a língua brasileira de sinais e direitos humanos.

Além disso, o aluno precisa fazer um estágio obrigatório supervisionado de no mínimo 300 horas.  

Bolsa de estudo de Biomedicina 

A Biomedicina é um campo de atuação em crescimento relativamente novo, por isso ainda causa muitas dúvidas. Afinal, o que faz um biomédico?

Como o próprio nome já sugere, o biomédico é um profissional da saúde que atua entre os campos da biologia e da medicina. Sua função é estudar os microrganismos, atuar na prevenção, diagnósticos de enfermidades e aprimorar tratamentos, como medicamentos e vacinas. 

O curso de Biomedicina normalmente dura 4 anos e o diploma é de bacharel. Nesses 8 semestres o aluno tem aulas de química, física, biologia molecular, fisiologia, genética e por aí vai. A grade engloba tanto estudos da saúde humana, animal e de plantas. 

bolsa de estudo rj

Bolsa de estudo pós-graduação

Até agora explicamos tudo sobre uma bolsa de estudo na graduação. Mas e na pós, é possível conseguir uma bolsa? Sim, é possível!

As ofertas de bolsa de estudos diminuem na pós-graduação, já que não existe um programa como o ProUni neste caso, por exemplo. Mas ainda assim você tem algumas possibilidades, como empresas privadas, a própria universidade, ou (adivinha!), o Amigo Edu, sim, estamos aqui também com bolsas de até 80%. 

Basta acessar o site do Amigo Edu e clicar na aba “pós-graduação” para fazer a pesquisa. 

Bolsas de estudo no mestrado 

Para o mestrado, as bolsas de estudo normalmente são disponibilizadas apenas pelo governo, já que são programas direcionados a quem quer seguir uma vida acadêmica. 

As bolsas mais comuns do mestrado são as do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

Bolsas de estudo EaD

As bolsas para EaD, tanto para graduação como pós-graduação funcionam da mesma forma que as presenciais, como já explicamos acima. 🙂 

Gostou? Então acompanhe nosso blog, pois mensalmente vamos publicar as melhores bolsas para você escolher a sua.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!