Sabemos que tomar decisões importantes sobre o futuro não é fácil, ainda mais se essa decisão precisar ser tomada ainda na adolescência.

É normal uma das primeiras e grandes dúvidas da vida ser: qual curso superior eu devo fazer? Escolher o curso é uma decisão importante, principalmente para quem acabou de sair do ensino médio. As perguntas envolvendo esse tema são muitas, como: quais as possibilidades de trabalho para essa área? qual o futuro da profissão? e entre outras, a mais importante: será que eu vou gostar?

Para te ajudar a escolher a graduação da melhor forma possível, separamos algumas dicas indispensáveis para você:

Como escolher um curso superior?

Reconheça suas habilidades pessoais

Reflita sobre seus interesses e habilidades. Pense sobre as matérias que você gostou na escola, seus hobbies e talentos naturais. Isso pode ajudá-lo a identificar áreas que são interessantes e agradáveis para você.

Sabe aquela velha conversa “fiz humanas porque não gosto de matemática”? Pois é, nem só isso basta para escolher um curso superior. Comece a perceber coisas que você se identifica ou faz bem no dia a dia. Por exemplo: você é bom em argumentação e questionador? Pode ser um bom advogado. É criativo e visual? Algum curso superior relacionado a artes ou comunicação pode ser uma boa opção e assim por diante. 

Comece a perceber pequenas coisas e pergunte para pessoas do seu convívio no que elas acham que você é bom.

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Aproveite e nossa amiga internet e pesquise muito! Comece vendo as possibilidades de atuação na área que escolher e depois veja a quais são as matérias abordadas no curso superior do seu interesse. Esse é um início geral da sua busca.

Analise a grade curricular do curso com calma

Por último, mas não menos importante, analise a grade curricular do curso superior que escolher. Quem está pensando em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, deve saber que o curso também tem muito cálculo.

Já cursos de humanas também podem ter cálculo e Medicina Veterinária vai muito além dos pets que convivemos. Nem todas as matérias do curso vão agradar, mas escolha com cuidado para evitar o risco de desistir no meio do curso. 

Considere seus objetivos profissionais

Pense sobre o tipo de carreira que você gostaria de ter e escolha um curso que o ajude a se tornar o profissional que deseja. Certifique-se de que o curso superior ofereça a formação necessária para sua carreira escolhida e pesquise sobre as universidades e faculdades que oferecem essa graduação.

Converse com profissionais da área

Depois de fazer essa pesquisa prévia, tente conversar com profissionais que já atuam na área. Se você não conhecer nenhum, procure grupos nas redes sociais, sempre tem alguém disposto a conversar.

Pergunte como é o dia a dia da profissão, quais as possibilidades de atuação, se existem muitas oportunidades na área e se a remuneração é boa. Tente conversar com mais de uma pessoa, para ter visões diferentes e poder fazer um balanço.

Pesquise sobre o futuro da profissão

Não podemos deixar de considerar que estamos em um mundo que muda muito rápido. Novas tecnologias, novos conceitos, novas necessidades. Tudo isso pode fazer com que uma área seja obrigada a se reinventar ou até mesmo causar a extinção de uma profissão.

Por exemplo, quem hoje em dia precisa de um curso de informática? Já existiram empresas e profissionais focados a ensinar pessoas a mexerem no computador. Hoje, as crianças já nascem sabendo mexer no celular. Exageros à parte, vale pensar nas possibilidades de atualização da profissão.

Considere o custo e a duração do curso

Alguns cursos superiores, como Medicina, apresentam um alto custo por uma série de razões, como:

  1. Investimento em infraestrutura: As instituições de ensino superior precisam investir em instalações, equipamentos e tecnologia para oferecer um ambiente de aprendizagem de qualidade;
  2. Pagamento de professores: Contratar professores qualificados e mantê-los é um dos maiores gastos das instituições de ensino superior. Além disso, muitos professores precisam de bolsas de pesquisa para continuar seu trabalho e isso também contribui para o custo do curso;
  3. Investimento em pesquisa: Muitas instituições de ensino superior investem em pesquisa para se manter em evidência em certas áreas de conhecimento e para atrair recursos financeiros;
  4. Despesas gerais: As instituições de ensino superior precisam arcar com despesas administrativas, de segurança, de manutenção e outras despesas gerais.
  5. Demanda e oferta: Alguns cursos são altamente procurados, o que aumenta o preço devido à oferta e à procura.

Considerando os fatores acima, verifique se você pode arcar com as despesas do curso e se é possível completá-lo dentro do prazo desejado.

Existem alternativas de faculdades mais baratas, como os da modalidade EAD, cursos tecnólogos e cursos superiores de 2 anos. O primeiro caso acaba sendo mais acessível, pois na educação a distância há menos gastos com infraestrutura, professores e maior eficiência nos recursos. Já no caso dos cursos tecnólogos e com tempo de duração de 2 anos, por serem cursos com a grade curricular mais enxuta, o estudante acaba pagando uma menor quantidade de mensalidades.

Saiba que para todos os casos você poderá contar com o Amigo Edu, que oferece bolsa para cursos superiores em todas as áreas do conhecimento, em instituições de ensino de norte a sul do Brasil. Acesse já o site e encontre sua bolsa de estudos! Descontos de até 80% na mensalidade.

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais