Cursar uma faculdade ainda é o grande sonho da maioria dos brasileiros. Contudo, nem sempre isto é possível.

Existem diversos empecilhos que podem frear, ou até mesmo adiar este sonho. E uma delas é a questão do valor das mensalidades. Grande parte das instituições de ensino privadas não costumam cobrar pouco por elas.

Dessa forma, pagar uma faculdade acaba pesando no orçamento familiar. Mas, saiba que atualmente existem diversas maneiras de ganhar desconto na faculdade.

Neste artigo, traremos todas as opções que você, estudante, pode optar para conseguir uma faculdade com descontos. Com estas opções, é possível economizar dinheiro e chegar mais perto da sua realização profissional.

Fique com a gente!

Como ganhar desconto na faculdade? 

Cursar o ensino superior é um grande passo na vida de todo estudante, e é um dos melhores caminhos para conquistar estabilidade profissional, maior retorno financeiro e uma carreira de sucesso. Porém, para que tudo isso seja possível, existe algo que pode ser um empecilho para muitas pessoas: o custo das mensalidades.

Para te ajudar, separamos 6 formas de como ganhar desconto na faculdade. Veja a seguir!

1. Desconto na faculdade com bolsa de estudos

As bolsas de estudos na graduação se configuram como um benefício financeiro para que o estudante possa prosseguir com os seus estudos. Elas podem ser da forma integral (em que os valores cobrem 100% da mensalidade) e parcial (onde os valores cobrem 50% da mensalidade).

Existem diversos programas que oferecem bolsas de estudos no país. Eles são oferecidos pela própria universidade ou pelo governo federal, como é o caso do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Existem iniciativas, por exemplo, voltadas para determinado grupo social, condição, origem e minoria, aquelas oferecidas por plataformas de bolsa de estudo (onde o aluno faz a inscrição, paga uma taxa pequena e obtém o desconto), e por desempenho no vestibular (maiores notas, maiores opções de desconto).

Ficou interessado? Conheça o Amigo Edu e estude com bolsa de estudo de até 80%!

CTA estude com bolsa de estudo e participe do clube de benefícios

2. Desconto na faculdade com convênio empresas 

Para aquele estudante que já está no mercado profissional, uma das opções é verificar se a empresa onde trabalha tem algum tipo de incentivo à educação.

A parceria entre faculdades e empresas traz diversos benefícios, tanto para o colaborador, quanto para a própria organização. Para que ela ocorra, é necessário que a companhia esteja interessada na especialização dos seus funcionários.

O fruto deste relacionamento são os diversos descontos, que variam de 30% a 70% para cursos a distância e também presenciais. As regras costumam variar de acordo com a instituição.

3. Desconto na faculdade com segunda graduação 

Nesta opção, você precisa procurar uma faculdade que traga opções de desconto para uma segunda graduação. É interessante verificar também se a instituição trabalha com créditos estudantis, programas e outros benefícios para quem já é formado.

Outra facilidade, que também configura como desconto para a segunda graduação, são as reduções das parcelas do curso. Isto pode acontecer pelo simples fato de que algumas matérias serem reaproveitadas, já que existem diversas disciplinas comuns entre os cursos de graduação.

4. Desconto na faculdade com transferência externa

A transferência externa, também conhecida como transferência voluntária, ocorre quando o estudante muda de uma faculdade para outra. Existem instituições de ensino que oferecem até 50% de desconto para alunos advindos deste processo. 

A transferência externa costuma ser ágil e o aluno pode ainda contar com aproveitamento das matérias. Ele costuma ocorrer em qualquer período, basta o estudante comparecer com as documentações solicitadas.

Ela pode ser feita de forma:

  • Online: o aluno deve acessar o portal do candidato e preencher todos os campos, além de anexar toda carga horária do curso anterior. Depois, apenas aguardar a análise curricular.
  • Presencial: são necessários documentos como CPF, RG, histórico escolar, atestado de vínculo e conteúdo programático de todas as disciplinas que obteve aprovação.

Pesquise sempre bem a instituição de ensino que você optou para fazer a troca e fique de olho em todos os requisitos.

5. Desconto na faculdade com rematrícula antecipada 

A rematrícula é um processo que garante a continuidade dos estudos. Uma vez efetivada, as disciplinas previstas para o semestre ficam novamente disponíveis para inscrições nas turmas.

Assim, o aluno precisa aproveitar o momento, analisar as descrições e se preparar para o que virá. Quando o estudante antecipa sua matrícula, a faculdade pode oferecer desconto nas mensalidades.

Geralmente, os preços ficam até 20% mais baratos que no período comum de matrículas. É uma oportunidade única, pois trata-se de um desconto exclusivo apenas para aqueles alunos mais adiantados e ligados nos prazos.

6. Desconto na faculdade com a nota do Enem 

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998, com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros no fim da escolaridade básica. Contudo, podem participar alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

Atualmente, o Enem é utilizado como critério de seleção para ingresso no ensino superior por universidades espalhadas pelo Brasil, seja complementando ou substituindo o próprio vestibular.

Uma vez realizado o exame, o aluno obterá uma nota, que pode ser utilizada para os mais variados fins, inclusive para desconto na faculdade.

São descontos que variam de 10% a 100% do valor total das mensalidades, sendo proporcional à nota obtida. Em outras palavras, quanto maior a nota, maior será a porcentagem de desconto.

Os pontos costumam variar da seguinte forma:

  • de 300 a 449 pontos — bolsa de 25%;
  • de 450 a 599 pontos — bolsa de 30%;
  • de 600 a 699 pontos — bolsa de 40%;
  • de 700 a 799 pontos — bolsa de 50%
  • acima de 800 pontos — bolsa de 100%.

Para você saber sua pontuação no Enem, basta somar as notas individuais de cada prova, incluindo a redação, e depois dividir todo o resultado por cinco.

O Sisup  é uma plataforma online que reúne bolsas de estudo no país com as melhores condições, de acordo com a sua nota do Enem. Trata-se de uma parceria realizada pelo Amigo Edu com diversas instituições de ensino.

Nos cursos com selo Sisup, você verá o preço original do curso (sem descontos), o valor da bolsa Amigo Edu tradicional e o valor da sua bolsa especial do Enem. A plataforma mostra a melhor condição para você sempre em destaque!

São descontos progressivos, que aumentam de acordo com sua nota. Faça graduação com bolsa de estudo de até 80%!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80%
0800 780 8099

Também atendemos pelo Whatsapp!