A pandemia do Coronavirus que tomou conta do mundo já atinge várias cidades do Brasil. As duas maiores, São Paulo e Rio de Janeiro, já tem casos de transmissão comunitária, quando não se consegue mais rastrear a origem do contágio. Por conta disso, órgãos públicos e de saúde estão recomendando que as pessoas fiquem em casa sempre que possível e que eventos acima de 100 pessoas sejam cancelados.  Essas medidas também estão afetando a educação, já que as escolas e faculdades são locais de grande circulação de pessoas. Por conta disso, muitas instituições de ensino estão suspendendo suas atividades pelos próximos dias. 

São Paulo

As escolas de São Paulo, por exemplo, estão suspendendo suas aulas gradativamente a partir de hoje, dia 16/03. A suspensão total acontece no dia 23, próxima segunda-feira. Já para as universidades públicas, a orientação é suspender a partir da próxima semana.

O governador do estado, João Doria, recomendou o mesmo ao ensino privado e afirmou que já comunicou o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

Apesar disso, na semana passada algumas faculdades particulares já estavam cancelando suas aulas. Como ainda não passa de uma recomendação, outras faculdades ainda esperam os próximos dias para tomar uma decisão.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, todas as escolas estão antecipando suas férias a partir de hoje (16). A parada a princípio é de duas semanas e após esse tempo será reavaliada. Segundo o sindicato das escolas particulares, elas também estão seguindo a mesma orientação, assim como as universidades públicas. As faculdades privadas ainda estão tomando suas decisões conforme o avanço dos casos.

Confira quais das principais universidades já suspenderam suas aulas:  

É importante ressaltar que todas as instituições de ensino descontarão esses dias das férias escolares para que o ano letivo não seja prejudicado. Algumas escolas e faculdades ainda estão analisando a opção de oferecer ensino à distância durante esses dias para não prejudicar tanto os estudantes.

A tendência é que a maioria das instituições interrompam suas aulas por período determinado, conforme os casos forem se espalhando. Se você tem dúvidas se sua faculdade suspendeu ou não as aulas por conta do coronavírus, o mais recomendado é entrar em contato com a faculdade.  

Cuidados para prevenir o Coronavírus

No site do Ministério da Saúde, é possível encontrar várias informações importantes sobre o novo coronavírus, como a arte abaixo, mostrando alguns cuidados:

cuidados com o coronavírus

Lembre-se: busque fontes confiáveis de informação referente ao vírus e previna-se sempre.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!