Aposto que você já ouviu falar que são nos tempos de crise que se formam mais empreendedores, né? Afinal, se virar é preciso! Mas empreender geralmente é muito mais desafiador do que parece. Exige preparo e conhecimento de diversas áreas. Por isso, para dar um help nessa hora, separamos algumas instituições que oferecem cursos gratuitos de empreendedorismo e gestão.

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae é uma entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas. São aqueles empreendedores que tem faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Assim, o Sebrae promove programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Além de estar presente em todos os estados do Brasil, o Sebrae também oferece cursos e serviços online. São cursos de gestão, vendas, marketing e até alguns mais específicos como boas práticas nos serviços de alimentação. Tudo isso, é claro, gratuito.

Endeavor

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que está presente há 20 anos no Brasil. Eles apoiam empreendedores para acelerar o crescimento de suas empresas e formar uma nova geração de exemplos para o país. Assim, criaram um ambiente de confiança e vulnerabilidade, que acolhe a diversidade e que valoriza sempre o respeito e confiança mútua. O objetivo da Endeavor é criar soluções para grandes problemas, botar a mão na massa com alta capacidade de execução e subir a barra sempre. Por lá você encontra 18 cursos online e gratuitos para empreendedores que querem crescer mais errando menos.

FGV

Sim, a Fundação Getúlio Vargas – FGV, uma das faculdades mais reconhecidas do Brasil também oferece alguns cursos online! São aulas gratuitas em diversas áreas de conhecimento, com diversas cargas horárias. Dessa forma, os alunos têm acesso a questões objetivas e automáticas ao final do curso, uma espécie de prova final. Depois de feito o teste (e tirar pelo menos nota 7!), você recebe um certificado de participação. 😊

USP

A Universidade de São Paulo – USP, conta com um portal chamado e-Aulas, que oferece videoaulas para a comunidade em geral. Existem conteúdos para todos os níveis de ensino: ensino médio, cultura e extensão, graduação e pós-graduação. São diversos conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. E tem muita coisa que você pode aproveitar na sua jornada como empreendedor!

Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI também oferece diversos cursos gratuitos, tanto presenciais quanto a distância. A disponibilidade de curso vai depender de estado para estado, mas a oferta é grande. O diferencial aqui é a possibilidade de fazer cursos para se profissionalizar em algum serviço que você mesmo quer oferecer. Geralmente esses cursos são presenciais, e os de gestão online.

Coursera

O Coursera é uma plataforma especializada em cursos online. Lá, todos os cursos são ministrados por instrutores renomados de universidades e empresas de nível internacional, para que você possa aprender algo novo a qualquer hora e em qualquer lugar. Existem cursos dos mais variados temas, pagos e gratuitos. Os gratuitos (que nos interessa aqui!) são centenas e oferecem exercícios de lição de casa e fóruns de discussão.

Bônus: a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp também oferece cursos gratuitos de empreendedorismo na plataforma Coursera. As aulas são dadas por Paulo Lemos, professor do Curso “O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor”.