Os cursos tecnólogos são um excelente diferencial no currículo para quem está buscando qualificação profissional e formação de curta duração. Nos dias de hoje, o mercado de trabalho é cada vez mais seletivo e está buscando por profissionais mais qualificados.

Mas você já conhece os benefícios e diferenciais dessa modalidade de curso?

Os cursos tecnólogos unem qualidade e formação de curta duração para possibilitar o ingresso mais rápido no mercado e por isso, tem atraído milhares de estudantes. Hoje, é bastante comum ouvir falar da importância e dos benefícios dos cursos tecnólogos, já que são fortes aliados para quem está buscando qualificação profissional.

Todos os anos os cursos tecnólogos contribuem para que milhares de estudantes comecem a construir sua carreira no mercado de trabalho. E para você ter uma noção, em 2018 e 2019, os cursos tecnológicos cresceram 11,5% em apenas um ano, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

E segundo o Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria), as profissões que tendem a crescer até 2023 estão relacionadas à tecnologia da informação e automação de processos.

Mas essas mudanças também estão mudando a vida de profissionais que já estão no mercado de trabalho. E um dos principais resultados do Mapa do Trabalho Industrial é a necessidade de qualificar os trabalhadores, em ocupações industriais no nível superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento.

Sendo assim, a demanda prevista pelo estudo também inclui o aperfeiçoamento. Ou seja, a formação continuada de profissionais que já estão no mercado.

Por isso, se você está buscando uma forma mais rápida para ingressar no mercado de trabalho ou é um profissional que está em busca por mais qualificação, fizemos esse conteúdo para você conhecer quais são os cursos tecnólogos que mais empregam, confira!

O que é um curso tecnólogo?

Ainda é bastante comum as pessoas confundirem o que é o curso tecnólogo, também conhecido como curso superior de tecnologia. Mas como o próprio nome sugere, essa modalidade de curso é um tipo de graduação voltada para quem quer ingressar no mercado de trabalho rapidamente.

Sendo assim, os tecnólogos são cursos de nível superior, com uma média de duração de 2 a 3 anos, podendo variar conforme o seu desempenho durante o curso. Essa modalidade de graduação vai te preparar para atuar em uma área específica de uma determinada profissão, por isso possui uma formação mais prática e rápida.

No curso tecnólogo você também vai encontrar disciplinas teóricas, práticas e atividades em laboratórios. Além disso, muitas vezes também será necessário cumprir estágio obrigatório e desenvolver Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas atenção, o tecnólogo é um curso superior, então para começar a cursar é indispensável que você já tenha em mãos o seu certificado de conclusão de Ensino Médio. 

Mas fala sério, uma formação rápida, focada nas necessidades específicas de cada profissão e que vai te levar mais rápido para o mercado de trabalho cai como uma luva no atual cenário econômico brasileiro né?!

Bom, mas se você ainda está achando confuso compreender a diferença do Tecnólogo e dos cursos Técnicos? Fica tranquilo (a), para te ajudar a compreender listamos as principais diferenças entre essas duas modalidades, confira a seguir!

Diferença entre tecnólogo e técnico

Diferença entre Tecnólogo e Técnico

Os cursos técnicos e tecnólogos foram desenvolvidos especialmente para atender à demanda do mercado por profissionais mais qualificados e, justamente por isso, são cursos com alto índice de empregabilidade.

Conforme mencionamos anteriormente, é comum as pessoas confundirem ou não saberem a diferença entre cursos tecnólogos e técnicos. Bom, tenha em mente que a principal diferença entre essas modalidades é o nível de escolaridade, fator muito importante na hora de escolher.

Os cursos técnicos são uma formação de nível médio, enquanto, os tecnólogos são cursos do ensino superior. Sendo assim, para você se inscrever em qualquer curso tecnólogo é fundamental que você já tenha concluído o ensino médio e apresente certificado de conclusão.

Já para ingressar em um curso técnico você vai precisar apresentar o seu diploma do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 16 anos. Portanto, nessa modalidade você consegue fazer um curso técnico enquanto ainda cursa o Ensino Médio ou até mesmo depois da conclusão.

Além disso, os cursos técnicos possuem duração de 2 meses a 3 anos, e não possuem peso de um curso de graduação. Enquanto, o curso tecnólogo tem duração de 2 a 3 anos e seu diploma possui peso de ensino superior, assim como as opções tradicionais de bacharelado e licenciatura.

Outra diferença muito importante é que embora ambas as modalidades tenham sido criadas para com o foco de preparar profissionais para o mercado de trabalho, os cursos técnicos vão preparar profissionais mais operacionais. Enquanto os cursos tecnólogos também preparam você para atuar em cargos de gerência.

Mas agora que você já conhece as principais diferenças entre essas duas modalidades, que tal conhecer as vantagens do curso tecnólogo? Gostou da ideia? Então é só continuar a leitura!

Vantagens de um curso tecnólogo

A principal vantagem do curso tecnólogo é a possibilidade de adquirir um diploma de graduação voltado para atuação mais prática e em menor tempo de formação. E isso acontece justamente por essa modalidade ter uma grade curricular mais focada na atuação prática.

É essa ênfase nas necessidades do mercado de trabalho que torna o início da carreira mais rápido para tecnólogos e atraindo milhares de estudantes. Afinal, você faz um curso superior de tecnologia e acaba se formando habituado aos desafios diários da profissão.

É muito mais praticidade e agilidade para quem quer começar logo uma carreira profissional!

Portanto, após adquirir um diploma de tecnólogo, você vai atender nichos específicos do mercado, além de acompanhar as demandas. E dessa forma, você como profissional será capaz de gerar resultados com mais rapidez.

Contudo, as vantagens não param por aí. Portanto, preparamos uma lista com as principais vantagens de um curso tecnólogo, confira!

Possibilidade de estudar à distância

Os cursos tecnológicos à distância (EaD) ganham destaque entre as modalidades de acordo com dados divulgados pelo Censo da Educação Superior 2019. Uma vez que os tecnólogos concentram 14,2% do número de matriculados na graduação e, conforme o levantamento, 58,1% dos estudantes fazem cursos tecnólogos a distância (EaD).

E uma das vantagens mais atraentes para os estudantes dessa modalidade é a flexibilidade de horário. Por exemplo, se você optar por cursar um tecnólogo semipresencial ou a distância, você possui muito mais autonomia para conciliar seus estudos a outras obrigações de rotina. Já que tem a opção de assistir às aulas e fazer as tarefas nos dias e horários que preferir. Legal né?!

Você investe no seu futuro, constrói uma carreira e sem precisar mudar sua rotina atual. É muito mais agilidade e facilidade para conquistar o seu diploma universitário!

Ingresso mais rápido no mercado de trabalho

Se você tem pressa para ingressar no mercado de trabalho essa modalidade é uma excelente opção. Afinal, os cursos tecnólogos têm em média duração de 2 a 3 anos e seu diploma possui peso de ensino superior.

E por ter uma formação mais prática e voltada para necessidades do mercado de trabalho, também possui alto índice de empregabilidade. Uma vez que o mercado de trabalho está precisando e buscando por profissionais mais qualificados.

Demanda investimento menor que uma graduação tradicional.

Um dos grandes diferenciais do curso tecnólogo é você cursar uma graduação, uma formação valorizada no mercado, em um prazo menor. E consequentemente, devido à formação mais prática e rápida, essa modalidade também possui menor custo em comparação as modalidades de bacharelado e licenciatura.

Provavelmente, agora você deve estar se perguntando se quem é tecnólogo pode fazer um MBA ou pós-graduação, né?! Pois bem, nós vamos te contar, confira!

Quem é tecnólogo pode fazer MBA ou Pós?

tecnologo é curso superior

Opa, pode sim! Conforme, já mencionamos, o curso tecnólogo é considerado uma graduação do ensino superior. Portanto, você como profissional graduado está qualificado a cursar pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), além de MBA.

Como você já deve saber, vivemos na era da transformação, onde qualificação profissional e habilidades específicas tornaram-se soluções na busca por resultados. Afinal, os avanços tecnológicos estão gerando mudanças em todas as esferas sociais, incluindo o mercado de trabalho.

E essas mudanças estão gerando oportunidades para o surgimento de novas áreas de atuação e profissões. E o mercado de trabalho está buscando por profissionais mais qualificados e prontos para inovar.

Portanto, nessa corrida tecnológica, buscar por novas habilidades e conhecimentos é essencial para ingressar no mercado de trabalho!

Curso tecnólogo à distância

Curso tecnólogo à distância

Seguindo a alta necessidade do mercado por profissionais com formação tecnólogo, a educação à distância também vem sendo impulsionada. Os cursos tecnólogos à distância prometem preparar profissionais qualificados, em um período de até dois anos, e focados nas atividades práticas exigidas pelo mercado.

Sendo assim, dos alunos matriculados em cursos tecnológicos, cerca de 85,9% dos estudantes frequentam instituições de ensino privado, na qual 66% optam por cursar a graduação de tecnólogo à distância (EaD). E o perfil dominante desses estudantes é composto, principalmente, por alunos que estudam e trabalham simultaneamente.

Enfim, atualmente o que não falta é opção de cursos e  modalidades para quem está buscando mais qualificação profissional e quer começar um curso superior. Portanto, vale tudo, menos ficar parado!

Então conheça agora 15 cursos tecnólogos que estão em alta no mercado de trabalho! E o detalhe que chama bastante atenção é que, geralmente, esses cursos também aparecem na lista de cursos tecnólogos mais bem remunerados do mercado. Muito legal né?! Bora aproveitar?

Quais os cursos tecnólogos que mais empregam?

curso superior de tecnologia que mais empregam

Se você quer começar a estudar e está pensando em fazer um curso superior de tecnologia, é bastante natural que esteja se perguntando quais cursos tecnólogos mais empregam atualmente. Mas tenha em mente que vivemos em uma era cheia de mudanças, onde tudo acontece em torno da tecnologia, portanto o mercado de trabalho acompanha essas tendências.

E de acordo com os dados do Mapa do Trabalho Industrial, o Brasil precisa qualificar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023, sobretudo nas áreas de metalmecânica, construção, logística e transporte, no nível superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento para conseguir suprimir às demandas do mercado.

Sendo que, pesquisadores das áreas de engenharia e tecnologia, engenharia de controle, automação e mecatrônica são algumas das áreas com maiores taxas de crescimento para os próximos 5 anos. E claro, que profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos.

Então sem mais delongas, confira agora 15 opções de cursos tecnológicos que mais empregam atualmente no mercado!

Humanas

  • Recursos Humanos
  • Secretariado Escolar
  • Marketing
  • Design Gráfico

Exatas

  • Planejamento Financeiro
  • Logística
  • Gestão Comercial

Biológicas

  • Processos Ambientais
  • Saneamento Ambiental
  • Gestão Ambiental

Tecnologia

  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Sistemas para Internet
  • Segurança da Informação
  • Jogos Digitais

E aí, está esperando o quê para garantir sua bolsa de estudos e começar a estudar ainda esse ano? Não perca tempo, esse é o momento de pensar no seu futuro e começar a planejar a sua carreira profissional.

E se você curtiu a ideia de fazer um curso tecnólogo à distância, mas ainda não sabe como conseguir uma bolsa de estudo, não tem problema! Como o melhor amigo dos estudantes, o Amigo Edu pensa em tudo, portanto, preparamos um conteúdo contando tudo que precisa saber para garantir uma bolsa de estudo para cursos à distância

Então, não deixe de acompanhar o Blog do Amigo Edu e redes sociais para ficar sempre por dentro das melhores novidades do mundo universitário. Ah e não esquece de compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares! 

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!