Chega novembro e todo mundo já fica na expectativa de receber o seu décimo terceiro. Afinal, quem não quer uma graninha extra no bolso, né? Ainda mais no final do ano quando chegam as festas e consequentemente, os gastos são maiores. Mas para te ajudar a terminar o ano longe dos boletos, vamos dar dicas de como usar o seu décimo terceiro salário.

O décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário é uma espécie de salário extra que todo trabalhador brasileiro formal e de carteira assinada tem direito.  A primeira parcela dele deve ser paga até dia 30 de novembro, enquanto a segunda deve ser depositada para o trabalhador até dia 20 de dezembro.

Esse benefício, que existe desde 1962, garante que o trabalhador tenha direito a receber, no décimo terceiro salário, 1/12 de cada mês trabalhado no ano naquela empresa. É por isso que quando o colaborador se desliga da empresa antes da data, ele recebe o percentual equivalente aos meses trabalhados naquele ano. A mesma coisa vale para quem entrou em uma nova empresa durante o ano vigente.

Então, como a data da primeira parcela está chegando, confira as dicas de como usar o seu décimo terceiro salário:

Pagar dívidas

A primeira dica que todo especialista vai te dar sobre o décimo terceiro é: primeiro quite suas dívidas. Faça uma lista daqueles boletos que por algum motivo possam ter ficado atrasado e, se sobrar, aproveite para analisar os próximos meses. Muita gente já faz dívidas pensando no recebimento do décimo terceiro, então não se esqueça delas. Por mais que isso possa ser difícil, o décimo terceiro talvez seja justamente aquele alívio financeiro que você tanto esperava.

Reserve para as contas do início do próximo ano

Isso é algo que todos sabem, mas poucos colocam em prática: economizar dinheiro para pagar as contas como IPVA ou IPTU. Se você estuda ou tem crianças em casa, também tem taxa de matrícula, material e toda aquela lista que já conhecemos bem. E não seria bom começar o ano despreocupado com essas contas? Para fazer isso, tente separar parte do seu décimo terceiro para esses boletos, que querendo ou não, sempre chegam.

Escolha com cuidado seus gastos nessa época do ano

Depois de reservar dinheiro para as dívidas e para as contas que estão por vir, ainda sobrou? Considere-se uma pessoa de sorte! Mas, antes de sair planejando viagens ou presentes, avalie a necessidade de desses gastos. Presentear é legal, mas se endividar para que isso aconteça, não. Então, se não poder investir em presentes, pense em outras alternativas, como lembrancinhas que você pode fazer a mão, por exemplo, que são muito valorizadas pelo tempo e carinho que você dedicou a elas. A mesma coisa vale para viagens de férias, se não estiver sobrando dinheiro, opte por uma opção mais econômica.  

Invista na sua educação

Educação é sempre um investimento. Afinal, o seu conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Então essa pode ser a sua chance de fazer aquele curso que estava pensando já faz um tempo. Seja um curso livre, uma faculdade ou até mesmo uma pós. São todos investimentos que vão gerar frutos para você no futuro. Além disso, você pode contar com o Amigo Edu para conseguir bolsas de estudo de até 80%.

Faça investimentos

E se sobrar uma grana do seu décimo terceiro, comece a investir para o futuro. Se você é iniciante no mundo dos investimentos, a sugestão é que comece com algo de baixo risco, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Se você não trabalhou o ano inteiro na mesma empresa e está na dúvida de quanto vai receber, existem algumas calculadoras online que podem te ajudar, como o Calculador e Mobills.