Você é desses que deixa o conteúdo mais difícil para última hora? Ainda bem que você pode contar com a gente para aquele resumão! Dessa vez, separamos os principais conteúdos de física para você revisar antes do Enem ou do ENAE.

Confere:

Principais fórmulas

Velocidade média

A fórmula de velocidade média é uma das mais conhecidas e também uma das mais cobradas nos vestibulares. Isso porque a velocidade de um corpo é definida pela relação do seu deslocamento em determinado período de tempo. A fórmula de velocidade média é:

Vm = s / t

Onde s é a variação de espaço e t a variação de tempo.

Segunda lei de newton

De acordo com a segunda Lei de Newton, para que um objeto mude o seu estado de movimento será preciso uma força resultante da massa do objeto e da aceleração por ele adquirida. Essa relação pode ser descrita com a equação:

Fr = m . a

Onde m é a massa do objeto e a é a aceleração obtida.

Calorimetria

A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos recorrentes da transferência da energia que chamamos de “calor”. Assim, a fórmula principal da calorimetria é a que calcula a quantidade total de calor em um corpo. Veja:

Q = m . c . Δθ

Onde:

Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).

c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).

m = massa do corpo (g ou kg).

Δθ = variação de temperatura (°C).

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Podemos descrever o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) como o movimento de um corpo móvel em relação ao seu referencial que está em velocidade constante. Dessa forma, para calcular o espaço, o tempo ou a velocidade no MRU, utiliza-se a famosa equação sorvete.

S = So + V . t

Onde:

S = espaço final

So = espaço inicial

V = velocidade

t = tempo

Pressão

Quando observamos um prego com uma ponta bem fina sendo martelado na parede, também observamos aplicação de uma força. O prego só consegue ser penetrado na parede pois, ao martelarmos, aplicamos uma força que provoca uma pressão diretamente proporcional a esta força, e inversamente proporcional a área de aplicação. Para o cálculo da pressão de líquidos e gases, usamos a seguinte fórmula:

P . v = n . R . T

Onde:

P = pressão

V = volume

N = número de mols

R = constante dos gases perfeitos

T = temperatura

enem fisica formula

Eletricidade

Um circuito elétrico pode ser entendido como um conjunto de elementos que possuem funções diferentes com o fim de transportar uma corrente elétrica. Veja a principal fórmula no estudo da eletricidade:

V = R . i

Onde:

V = diferença de potencial elétrico

R = resistência elétrica

I = intensidade da corrente elétrica

Empuxo

O empuxo representa a força exercida pelo fluido sobre um corpo. Quando entramos na piscina, nos sentimos mais leves e boiamos, pois há uma força de empuxo atuando sobre nós, se opondo a força peso que seria responsável por nos afundar. De acordo com o princípio de Arquimedes, podemos calcular a força de empuxo da seguinte forma:

E = d . V . g

Onde:

E = empuxo

D = densidade

V = volume deslocado

G = aceleração da gravidade.

Equação de Torricelli

Esta equação tem a função de encontrar a velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniforme (MRU) sem que o tempo seja conhecido. Veja:

vf² = v0² + 2 . a . s

Onde:

vf = velocidade final

v0 = velocidade inicial

a = aceleração

s = variação do espaço

Distância

A fórmula para o cálculo da distância que um corpo percorre é:

d = v . t

d = distância

v = velocidade

t = tempo

Velocidade das ondas

Uma onda, no estudo da física, pode ser classificada como um movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Um exemplo de onde pode ser observado é quando se joga uma pedra em um lago. Dessa forma, o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propaguem pela superfície. Para calcular a velocidade das ondas utilizamos a seguinte fórmula:

V = x . f

Onde:

V = velocidade da onda;

x = comprimento de onda;

f = frequência da onda.

Fontes: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/as-principais-formulas-em-fisica/
https://blog.enem.com.br/10-formulas-de-fisica-importantes/

Canais do YouTube de Física para o Enem

Chama o Físico

O canal Chama o Físico é organizado pelo prof. Thales Rodrigues, com objetivo de ajudar alunos, de forma gratuita, no aprendizado de física. São abordados conteúdos relevantes na preparação para o ENEM e outros vestibulares. O Prof. Thales Rodrigues é formado em Física pela UFMG e leciona no Pré-Vestibular Bernoulli.

FISICATOTAL

No canal FISICATOTAL o professor Ivys Urquiza disponibiliza vídeo aulas que fazem parte do Projeto FÍSICA TOTAL. Ele nasceu como uma ampliação do trabalho feito no blog Física para o novo ENEM. Assim, pelo canal, os estudantes têm acesso, gratuitamente, ao curso completo de Física do professor que possui mais de 20 anos de experiência na área. Para aproveitar ao máximo o curso, você pode também acompanhar as postagens de material e podcast do site Física Total.

Física Marginal

Segundo o canal Física Marginal, aprender física te ajuda a evitar acidentes de trânsito, a economizar grana na conta de energia, a combater o aquecimento global, a ter melhor desempenho no esporte… Física não é aquilo que te cobram nas provas da escola, ok? Pra ficar claro: a física também se compõe daqueles conteúdos, mas ela está dentro da sua cabeça, fazendo seu corpo funcionar! Neste canal, você pode aprender mais do que se exige nas provas.

Assuntos de Física que mais caem no Enem

Nessa revisão nós não poderíamos deixar de falar sobre os assuntos de física que mais caem no Enem. Por isso, a plataforma SAS fez um levantamento dos assuntos mais cobrados no exame dos últimos 10 anos! Isso mesmo, a lista contém as matérias que mais caíram nas questões entre os anos de 2009 e 2019. Dessa forma, os assuntos foram divididos por matérias e agora é só fazer o checklist aí dos assuntos que precisa colocar em dia:

  • Mecânica
  • Eletricidade e energia
  • Ondulatória
  • Termologia
  • Óptica

Enem

Enem é sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Mas foi em 2009 que ele ganhou uma importância ainda maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies. Por isso, hoje é uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.

A prova do Enem

A Prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Por isso, tudo é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada.

Áreas do Enem

Dessa forma, a divisão das áreas de estudo do Enem é feita:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática

ENAE

simulado enem

O ENAE é um simulado pré-enem que te ajuda a estudar e entrar na faculdade ainda no primeiro semestre de 2021, sem perder nenhuma aula! Por isso, a prova acontece no dia 09 de janeiro de 2021, é online, gratuita e você pode fazer aí do conforto da sua casa. É só fazer sua inscrição em amigoedu.com.br/enae e receber as melhores dicas de estudo para chegar preparado na prova!

O ENAE pode ser utilizado como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. Tudo isso porque o resultado da prova sai em até 3 dias úteis! Além disso, você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo!

O ENAE conta com:

Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.

Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

Comparativo com outros candidatos

Entenda qual a sua colocação comparada aos candidatos do mesmo curso.

Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

Bolsas de estudo 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas em diversas instituições.

Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

Redação comentada

A cada 3 amigos que indicar para fazer a prova do ENAE, você ganha uma redação comentada

Para fazer sua inscrição e pegar o link para indicar os amigos é só acessar amigoedu.com.br/enae.