Quem aí não adora um mapa de viagem? Mas geografia vai bem além disso! Por isso, separamos um resumão com um dos assuntos de geografia que mais cai nos vestibulares, assim você já fica preparado para o ENAE e o Enem. Confere:

Biomas brasileiros

São conjuntos de ecossistemas cujas características variam de acordo com a região compreendida. Em todo seu território, o Brasil possui seis biomas:

Bioma Amazônia

O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território.

Assim, caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.

Bioma Cerrado

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. 

Possui uma grande variedade biológica. Isso porque apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. 

Bioma Caatinga

O bioma Caatinga compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste. Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos.

A Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área).  As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. 

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil. Dessa forma, esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. 

A fauna do bioma Mata Atlântica conta com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. 

Bioma Pantanal

O bioma Pantanal é considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo. Mas é o menor bioma em extensão territorial do Brasil, ocupando cerca de 2% do território nacional.

A fauna do bioma Pantanal apresenta uma característica incomum: espécies de outros biomas que se encontram ameaçadas aglomeram-se na região do Pantanal. Assim, sua fauna é composta por 132 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves, 113 espécies de répteis, 41 espécies de anfíbios e 263 espécies de peixes.

Bioma Pampa

O bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, ocupa cerca de 2% do território brasileiro. A paisagem desse bioma é composta, em sua maioria, por campos nativos. 

A fauna desse bioma conta com cerca de 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma grande variedade de insetos, que contribui para a existência de várias espécies de aves.

Fontes:https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/7-assuntos-de-geografia-que-mais-caem-no-enem/
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/biomas-brasileiros.htm

Canais de geografia no YouTube

Geografia com JeanGrafia

O Geografia com JeanGrafia é um canal de ensino de Geografia focado no ENEM e vestibulares como: Fuvest, Unesp e Unicamp. Ele apresenta aulas e dicas de estudos para facilitar o entendimento da ciência geográfica, trabalhando conteúdos do Ensino Fundamental 2, Médio e Pré-vestibulares e concursos públicos. Assim, por lá você encontra: Cartografia, Geologia, Relevo, Clima, Biomas, Hidrografia, População, Agricultura, Urbanização, Geopolítica, Globalização, Indústria e Atualidades.

Geografia Legal

O Geografia Legal é um canal de videoaulas gratuitas de geografia e atualidades para estudos em geral! Você só senta e assiste as aulas no conforto da sua casa.

Prof Silvester Geografia

O canal Prof Silvester Geografia foi pensado para você que precisa daquele reforço de geografia nos estudos da escola, do Enem, vestibular e de tudo que a geografia possa te ajudar! Por lá você terá sempre uma aula nova, uma questão resolvida das principais provas do Brasil, aulas tradicionais, aquela de quadro e giz… Mas também aquela aula divertida, rápida e direto ao ponto! Com dicas sobre como se preparar, organizar os seus estudos, escolher a melhor vaga, entre várias outras situações.

Assuntos de Geografia que mais caem no Enem

Nessa revisão nós não poderíamos deixar de falar sobre os assuntos de geografia que mais caem no Enem. Por isso, a plataforma SAS fez um levantamento dos assuntos mais cobrados no exame dos últimos 10 anos! Isso mesmo, a lista contém as matérias que mais caíram nas questões entre os anos de 2009 e 2019. Dessa forma, os assuntos foram divididos por matérias e agora é só fazer o checklist aí dos assuntos que precisa colocar em dia:

  • Geografia agrária
  • Meio ambiente
  • Questões econômicas e globalização
  • Geopolítica
  • Geografia física
  • Geografia urbana
  • Demografia e cultura
  • Técnologia, transportes e comunicação
  • Indústria
  • Energia
  • Cartografia

Enem

Enem é sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Mas foi em 2009 que ele ganhou uma importância ainda maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies. Por isso, hoje é uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.

A prova do Enem

A Prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Por isso, tudo é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada.

Áreas do Enem

Dessa forma, a divisão das áreas de estudo do Enem é feita:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática

ENAE

simulado enem

O ENAE é um simulado pré-enem que te ajuda a estudar e entrar na faculdade ainda no primeiro semestre de 2021, sem perder nenhuma aula! Por isso, a prova acontece no dia 09 de janeiro de 2021, é online, gratuita e você pode fazer aí do conforto da sua casa. É só fazer sua inscrição em amigoedu.com.br/enae e receber as melhores dicas de estudo para chegar preparado na prova!

O ENAE pode ser utilizado como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. Tudo isso porque o resultado da prova sai em até 3 dias úteis! Além disso, você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo!

O ENAE conta com:

Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.

Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

Comparativo com outros candidatos

Entenda qual a sua colocação comparada aos candidatos do mesmo curso.

Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

Bolsas de estudo 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas em diversas instituições.

Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

Redação comentada

A cada 3 amigos que indicar para fazer a prova do ENAE, você ganha uma redação comentada

Para fazer sua inscrição e pegar o link para indicar os amigos é só acessar amigoedu.com.br/enae.