Chegou a hora de falarmos de uma disciplina indispensável para quem quer tirar nota máxima no Enem e no ENAE: história! Anota aí os principais pontos que podem te pedir na prova:

Ditadura Militar

A ditadura militar é um período da história do Brasil que se estende de 1964 a 1985. Assim, este regime foi instaurado no nosso país a partir de um golpe de estado, organizado tanto por meios militares como civis. Por isso, este golpe de Estado teve como objetivo derrubar o Presidente João Goulart e deu início a um período de 21 anos marcado pelo autoritarismo e pela repressão por parte do Estado. Terminou em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil.

Era Vargas

A Era Vargas compreende os anos de 1930 até 1945. No contexto internacional nos deparamos com a Crise de 1929 e com a Revolução de 1930, que contribuíram para o fim da República Velha, aquela da Política do Café com Leite.

Dessa forma, entre as características dos governos Vargas podemos destacar o Populismo. Vargas foi quem implementou as Leis Trabalhistas.

Revoluções Industriais

A primeira Revolução Industrial foi lá no século 18 e iniciou na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, na época muito utilizada na produção têxtil.

Por outro lado, a segunda Revolução Industrial está relacionada com a automatização (e robotização) dos processos de produção. Já a Terceira Revolução Industrial se caracteriza pelo avanço técnico-científico e pela globalização.

Segunda Guerra Mundial

Nossos avós vivenciaram esse período e ainda guardam tristes memórias sobre a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 e acabou em 1945. Ela foi dividida entre Eixo e Aliados. Assim, os países Eixo eram a Alemanha, Japão e Itália, principais agentes causadores do que veio a ser o maior acontecimento histórico do século XX. Por outro lado, os países do Aliados eram a Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, responsáveis por intervir nas ações do Eixo e por finalizar a Segunda Guerra.

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/ditadura-militar.htm#:~:text=Nesse%20per%C3%ADodo%2C%20o%20autoritarismo%2C%20a,meios%20militares%20quanto%20pelos%20civis.
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/segunda-guerra-mundial.htm
https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/9-assuntos-de-historia-que-mais-caem-no-enem/

Canais do YouTube de História para o Enem

Para você entender ainda mais o que se passou nos nossos primórdios, aí vão algumas dicas de canais no Youtube que ensinam História para o Enem e o ENAE como ninguém:

Se Liga Nessa História

O Se Liga tem um canal para cada uma das principais disciplinas. Assim, no Se Liga Nessa História você encontra vídeo aulas para aprender de forma fácil e bem-humorada!

História Contada

No canal História Contada você encontra vídeo aulas e curiosidades históricas sobre o mundo todo!

Tudo é História

O professor Hilario Xavier apresenta no Tudo é História conteúdos voltados para Enem e vestibulares.

Assuntos de História que mais caem no Enem

Nessa revisão nós não poderíamos deixar de falar sobre os assuntos de história que mais caem no Enem. Por isso, a plataforma SAS fez um levantamento dos assuntos mais cobrados no exame dos últimos 10 anos! Isso mesmo, a lista contém as matérias que mais caíram nas questões entre os anos de 2009 e 2019. Dessa forma, os assuntos foram divididos por matérias e agora é só fazer o checklist aí dos assuntos que precisa colocar em dia:

  • Idade Contemporânea
  • Brasil Colônia
  • Brasil Império
  • História política
  • Patrimônio histórico-cultural e memória
  • Primeira República
  • Idade Antiga
  • Idade Moderna
  • Identidade cultural
  • Idade Média
  • Brasil República
  • Antropologia
  • Direitos humanos
  • Questão indígena

 

Enem

Enem é sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Mas foi em 2009 que ele ganhou uma importância ainda maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies. Por isso, hoje é uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.

A prova do Enem

A Prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Por isso, tudo é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada.

Áreas do Enem

Dessa forma, a divisão das áreas de estudo do Enem é feita:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática

ENAE

simulado enem

O ENAE é um simulado pré-enem que te ajuda a estudar e entrar na faculdade ainda no primeiro semestre de 2021, sem perder nenhuma aula! Por isso, a prova acontece no dia 09 de janeiro de 2021, é online, gratuita e você pode fazer aí do conforto da sua casa. É só fazer sua inscrição em amigoedu.com.br/enae e receber as melhores dicas de estudo para chegar preparado na prova!

O ENAE pode ser utilizado como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. Tudo isso porque o resultado da prova sai em até 3 dias úteis! Além disso, você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo!

O ENAE conta com:

Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.

Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

Bolsas de estudo 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas em diversas instituições.

Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

Redação comentada

A cada 3 amigos que indicar para fazer a prova do ENAE, você ganha uma redação comentada

Dessa forma, para fazer sua inscrição e pegar o link para indicar os amigos é só acessar amigoedu.com.br/enae.