Como é a sua relação com a tabela periódica? É bom se acostumar com elas porque chegou a hora de revisar os conteúdos de química para sua prova do Enem ou do ENAE. 😜

Para começar, vamos fazer um resumo sobre os principais temas

Estequiometria

A Estequiometria estuda o Produto e Reagente. Dessa forma, no cálculo estequiométrico, reagentes e produtos são grandezas proporcionais. Assim, os exercícios podem ser resolvidos por uma regra de três. Estude grandezas químicas como mol, conversão de unidades de medida e Lei dos Gases Ideais.

Termoquímica

Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, calor ou eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.

Radioatividade

Estes são os principais tipos de radiação (alfa, beta e gama. Fusão e fissão nuclear são temas recorrentes, assim como o cálculo do tempo de meia-vida de um elemento radioativo. Lembrando das situações do nosso dia a dia em que a radioatividade se faz presente, como na radiografia e na esterilização de materiais, por exemplo.

Oxidação e Redução

São processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons. A oxidação acontece quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Enquanto isso, a redução é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.

pH

A tradicional escala de pH te ajudará muito (meio é neutro quando pH = 7, ácido quando pH 7). Mas também é importante saber as definições de ácidos e bases de Arrhenius, de Bronsted-Lowry e de Lewis.

Meio ambiental

Na prova de química, preste bastante atenção a questões que falem sobre as reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3), poluição da água e lixo (radioatividade, reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

Fórmulas de química

dicas quimica enem

As fórmulas não podem faltar, né? São elas que vão te ajudar a resolver as questões e é importante ter elas na ponta da língua. Então prepara o resumão, aí:

Densidade d = m/V 

d = densidade

m = massa da solução

V = volume da solução

Massa atômica A = p+n

A = massa atômica

p = n° de prótons

n = n° de nêutrons

Número de mols n = m/MM

n = n° de mol

m = massa (g)

MM = Massa molar

Relação molar 

1 mol → 6×10²³ → MM → 22,4L (na CNTP)

Concentração molar M = m/MM.V ou M = n/V

M = Concentração molar

m = massa (g)

MM = massa molar

V = volume (L)

n = número de mol

Concentração comum C = m/V

C = concentração comum

m = massa do soluto

V = volume da solução

Relação entre as unidades de concentração C = MM . M = 10 . d (% em massa)

C = concentração comum

MM = massa molar

m = massa

d = densidade

Fontes: https://www.stoodi.com.br/blog/quimica/o-que-mais-cai-de-quimica-no-enem/
https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/9-assuntos-de-quimica-que-mais-caem-no-enem/

Canais do Youtube de Química para o Enem

Como qualquer assunto, na química ver uma pessoa explicando fica muito mais fácil de compreender do que apenas lendo. Por isso separamos os principais canais do Youtube para te ajudar a estudar química para o Enem e o ENAE.

Prof. Guilherme Química

A Química dos vestibulares bem mais próxima de você. Assim, o objetivo do canal é te deixar mais próximo do seu sonho! Por isso, as aulas são direcionadas para o ENEM, tudo pensado para você arrebentar na prova! O canal de química do Professor Guilherme Vargas trás o que milhares de estudantes desejam: a oportunidade única para adquirir conhecimento em química, desde o nível básico até o mais avançado.

Química do Sucesso com o Prof. Carlos André

Química está no nome do canal: Química do Sucesso com o Prof. Carlos André! Não importa se é atomística, orgânica, geral, inorgânica ou físico-química. Por isso, esse canal é produzido para te ajudar na constante e muitas vezes complicada Aprendizagem da Química! Assim, com muita simplicidade o Prof. Carlos André vai te ajudar e desvendar todos os segredos de um vestibular de química!!

Química Simples

O canal Química Simples se propõe a ensinar de uma forma diferente, digamos assim. Prepare-se para rir e aprender ao mesmo tempo. Quem não quer deixar a hora dos estudos mais leve, não é mesmo?

Assuntos de Química que mais caem no Enem

Nessa revisão nós não poderíamos deixar de falar sobre os assuntos de química que mais caem no Enem. Por isso, a plataforma SAS fez um levantamento dos assuntos mais cobrados no exame dos últimos 10 anos! Isso mesmo, a lista contém as matérias que mais caíram nas questões entre os anos de 2009 e 2019. Dessa forma, os assuntos foram divididos por matérias e agora é só fazer o checklist aí dos assuntos que precisa colocar em dia:

  • Físico-química
  • Química geral
  • Química orgânica
  • Meio ambiente
  • Energia
  • Atomística
  • Água

Enem

Enem é sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos do ensino médio de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto particulares. Mas foi em 2009 que ele ganhou uma importância ainda maior, quando passou a ser utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies. Por isso, hoje é uma das provas mais importantes da vida de qualquer jovem em idade escolar.

A prova do Enem

A Prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Por isso, tudo é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada.

Áreas do Enem

Dessa forma, a divisão das áreas de estudo do Enem é feita:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática

ENAE

simulado enem

O ENAE é um simulado pré-enem que te ajuda a estudar e entrar na faculdade ainda no primeiro semestre de 2021, sem perder nenhuma aula! Por isso, a prova acontece no dia 09 de janeiro de 2021, é online, gratuita e você pode fazer aí do conforto da sua casa. É só fazer sua inscrição em amigoedu.com.br/enae e receber as melhores dicas de estudo para chegar preparado na prova!

O ENAE pode ser utilizado como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. Tudo isso porque o resultado da prova sai em até 3 dias úteis! Além disso, você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

O legal é que a prova é exatamente como o Enem, conta inclusive com simulado de inglês ou espanhol.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo!

O ENAE conta com:

Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode fazer dela um simulado para testar seus conhecimentos e ver como vai se sair.

Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

Comparativo com outros candidatos

Entenda qual a sua colocação comparada aos candidatos do mesmo curso.

Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

Bolsas de estudo 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas em diversas instituições.

Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

Redação comentada

A cada 3 amigos que indicar para fazer a prova do ENAE, você ganha uma redação comentada

Para fazer sua inscrição e pegar o link para indicar os amigos é só acessar amigoedu.com.br/enae.