Quem está pesquisando por cursos superiores já se deparou muito com os termos “licenciatura” e “bacharelado”, mas você sabe a diferença deles? Ambos são tipos de graduação, mas alguns cursos tem as duas opções, o que pode gerar uma bela confusão! Ainda mais porque nesses casos as grades curriculares são bem parecidas. Neste post vamos te explicar a diferença entre bacharelado e licenciatura para que você possa escolher o que se encaixa melhor na sua busca.

O que é bacharelado

Os cursos que formam bacharéis são os voltados para o mercado de trabalho. Ou seja, são os cursos mais comuns para quem pensa na atuação direta da área, que é quando uma pessoa faz Economia para ser Economista, outra faz Direito para ser Advogado ou Nutrição para ser Nutricionista, por exemplo. Basicamente, o bacharelado é para quem quer pôr a profissão em prática no dia a dia.Simples, né?

Os cursos tipo bacharelado oferecem uma formação mais ampla para que o aluno possa escolher, dentro da sua área de formação, onde quer atuar. Por exemplo, um bacharel em Administração pode atuar com gestão financeira, planejamento estratégico, logística, vendas entre outras opções. Já quem se formou em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pode trabalhar com Direção de Arte, Redação, Produção de Vídeo, no Marketing de empresas e por aí vai. 

Um bacharel é uma pessoa preparada para sair da faculdade e ir direto para a prática do mercado. 

Agora você deve estar se perguntando: mas não são todos os cursos que formam para o mercado de trabalho? Não! Alguns cursos são para quem quer continuar no meio acadêmico e por isso existe essa diferença entre bacharelado e licenciatura. 

o que é bacharelado

O que é licenciatura

Já a licenciatura é focada para quem quer seguir a carreira acadêmica, ou seja, dar aulas ou trabalhar com pesquisas dentro das instituições de ensino. Por isso, esse tipo de formação é direcionado a formar docentes.Você aprende a ensinar! Assim, todos os cursos tipo licenciatura devem incluir disciplinas voltadas para o ensino didático e pedagógico. 

Professores de História, Geografia e Português, por exemplo, fizeram licenciaturas nas suas áreas.  

Mas também existem cursos que têm as duas opções de formação e é importante considerar essa diferença e ficar atento para não fazer a escolha errada. São cursos como 

Letras e Educação Física, por exemplo. 

Como nesses casos geralmente as disciplinas iniciais são as mesmas, algumas faculdades oferecem a opção de escolher o tipo de formação no decorrer do curso. Em outras já é preciso se matricular sabendo se você quer um diploma de bacharelado ou licenciatura. Por isso é sempre bom confirmar essa informação antes da sua matrícula para não cometer erros. 

Entendeu a diferença entre bacharelado e licenciatura? Agora vamos te explicar todos os tipos de graduação existentes, para que você não fique com dúvidas na hora de escolher. 

Quais são os tipos de graduação?

Antes de falar sobre os tipos de graduação é preciso entender o que é uma graduação. 

Graduação é sinônimo de ensino superior, ou seja, aquele curso que normalmente é feito depois do ensino médio, com o intuito de formar o profissional para trabalhar em uma área específica. 

Existem três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todos são formação de nível superior, ou seja, graduações. Abaixo vamos te explicar a diferença entre eles:

Bacharelado

O bacharelado é o mais tradicional e conhecido de todos, um curso que capacita as pessoas a trabalharem em sua área de formação. Por exemplo, se você cursa Jornalismo, pode trabalhar como repórter, editor, social e outras funções que fazem parte dessa área. Eles duram em média de 4 a 5 anos e tem uma formação bem ampla. 

Tecnólogo 

Os cursos tecnólogos superiores também são uma forma de graduação, mas tem uma duração menor, por volta de 2 a 3 anos. Por isso, muita gente acaba confundindo com curso técnico, mas são cursos completamente diferentes. Isso porque, os tecnólogos são cursos voltados para áreas de atuação específicas do mercado e tem foco nos estudos mais práticos.

Licenciatura

Este curso é um curso superior para profissionais que desejam lecionar. Embora suas disciplinas sejam específicas de cada área, elas permitem que os alunos transfiram conhecimento por meio do ensino.

o que é licenciatura

Então o bacharel não pode dar aula?

Exatamente! De acordo com o Ministério da Educação (MEC), bacharel não pode dar aula no ensino médio, ensino fundamental ou educação infantil. Para que possa ter papel de professor, é preciso fazer um curso de complementação pedagógica, a nível de especialização, e conseguir a qualificação para dar aula. 

Se você tem interesse em ser professor de ensino superior, precisa de pelo menos um curso de pós-graduação. No entanto, as principais vagas de emprego são para profissionais com mestrado.

Bacharelado ou licenciatura, qual devo escolher?

Bom, agora que você já entendeu a diferença entre bacharelado e licenciatura, já deve ter um pouco mais de clareza na sua decisão, né?

Se o seu sonho sempre foi ser professor e trabalhar com educação, a licenciatura parece ser o curso ideal para você. 

Agora, se o seu objetivo é realmente atuar na área em que escolheu estudar, o ideal é um curso de bacharelado. 

Posso fazer bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?

Pode! Alguns cursos e instituições oferecem essa opção. 

Seja porque você ainda não sabe se quer ser professor ou ir para o mercado, ou seja porque você quer fazer os dois. Fato é que sim, você pode ter os dois diplomas.

Basicamente, existem duas formas mais comuns de fazer isso:

➡ cursar os dois graus simultaneamente.

➡ cursar bacharelado e depois ingressar em licenciatura, ou vice-versa.

Independente da escolha, você vai poder eliminar as matérias repetidas e ter dois diplomas em pouco tempo. 

Vale lembrar, obviamente, que não são todos os cursos que oferecem as duas opções. Então pesquise bem antes de decidir. 🙃

A maioria dos cursos de licenciatura possuem bacharelado. Aqui estão alguns exemplos: 

  • Matemática
  • Geografia
  • Psicologia
  • Química
  • Filosofia
  • Educação Física

Aí vão alguns exemplos práticos da diferença dos cursos que possuem as duas formações: bacharelado e licenciatura. 

tipos de graduação

Educação Física

Na Educação Física, o bacharel pode atuar em:

  • Academias
  • Clubes
  • Personal trainer 
  • Preparador físico
  • Entre outras possibilidades

Para os profissionais da área, as oportunidades são abundantes, existindo também a possibilidade ampla de remuneração, pois o bacharel em Educação Física pode servir como autônomo, atendendo a múltiplas organizações ao mesmo tempo. Este é o caso de pessoas que trabalham como personal trainer, por exemplo. 

A licenciatura é voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. 

O profissional da área deve trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, com o objetivo de incentivá-los à prática esportiva.

Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado. 

Pedagogia 

Na Pedagogia, quem escolhe  pelo curso de licenciatura pode atuar como:

  • Professor na alfabetização de crianças, adolescentes e adultos
  • Gestor escolar
  • Coordenador pedagógico
  • Entre outros

Já o bacharel em Pedagogia não pode atuar diretamente em sala de aulas, mas pode trabalhar com assessorias ou mesmo em cargos administrativos dentro de instituições de ensino ou empresas que tenham um departamento educacional. 

Letras

O letrólogo (sim, é assim que é chamado o profissional formado em letras!), pode atuar de diversas formas, dependendo da sua formação.

Os licenciados, que tem como foco da formação a carreira de professor, podem atuar em:

  • Escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio
  • Escolas de idiomas
  • Cursos preparatórios para vestibulares ou concursos

Os bacharéis, que tem como foco o mercado de trabalho fora da docência, podem trabalhar como:

  • Tradutores
  • Revisores
  • Editores

Qual a diferença de tempo do bacharelado e da licenciatura?

A licenciatura possui a mesma grade curricular do bacharelado, com o acréscimo de disciplinas voltadas para o ensino pedagógico e técnicas de didática. Dependendo da área escolhida e da instituição, o tempo de duração do curso de licenciatura é de 4 a 5 anos.

Já no bacharelado, a grade curricular se mistura entre as disciplinas teóricas e práticas, tendo o objetivo de proporcionar um contato direto com as atividades profissionais da área, possibilitando ao aluno a oportunidade de escolher qual prefere seguir. Os cursos de bacharelado duram, em média, entre 4 e 6 anos.

bacharelado ou licenciatura

Confira alguns exemplos:

  • Administração: 4 anos
  • Agronomia: 5 anos
  • Arquitetura e Urbanismo: 5 anos
  • Biomedicina: 4 anos
  • Direito: 5 anos
  • Enfermagem: 5 anos
  • Engenharia Civil: 5 anos
  • Engenharia Química: 5 anos
  • Farmácia: 5 anos
  • Fisioterapia: 5 anos
  • Fonoaudiologia: 4 anos
  • Jornalismo: 4 anos
  • Medicina: 6 anos
  • Medicina Veterinária: 5 anos
  • Nutrição: 4 anos
  • Odontologia: 5 anos
  • Psicologia: 5 anos
  • Publicidade e Propaganda: 4 anos
  • Relações Públicas: 4 anos

Tecnólogo e bacharelado, qual a diferença?

A principal diferença entre o tecnólogo e o bacharelado é o tempo que você vai levar até se formar. O bacharelado dura entre 4 e 5 anos (8 a 10 semestres). Já os cursos de tecnólogo duram entre 2 e 3 anos (4 a 6 semestres). Mas você deve estar se perguntando: por que essa diferença toda?

A questão é que o bacharelado tem uma formação mais ampla, com disciplinas teóricas e práticas, aprofundando o conhecimento em diversas áreas. Já o tecnólogo foi criado pela necessidade do mercado de ter uma formação mais rápida. Por isso ele é mais voltado para a prática e acaba sendo mais rápido.

Bolsas para cursos de licenciatura

No Brasil, existem milhares de instituições de ensino. Porém, antes de se inscrever, é importante verificar se os cursos oferecidos pela faculdade ou universidade são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante que o estudo seja eficaz em todo o país. 

No Amigo Edu, você encontra bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil credenciadas pelo MEC. COnfira algumas onde você pode conseguir bolsas de estudo de até 80% nos cursos de licenciatura: 

Bolsas para cursos de bacharelado

Já para os cursos de bacharelado, algumas opções de faculdades com bolsas de estudo são:


No site do Amigo Edu você pode conferir muito mais instituições e cursos com bolsa. Agora que você já sabe a diferença entre licenciatura e bacharelado, basta acessar e fazer sua busca por curso e cidade. 🙂