Quem está pesquisando por cursos superiores já se deparou muito com os termos bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Mas, afinal você sabe a diferença esses cursos? Ambos são tipos de graduação, mas alguns cursos têm as duas opções, o que pode gerar uma bela confusão!
Ainda mais porque nesses casos as grades curriculares podem ser bem parecidas. Neste post vamos te explicar a diferença entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura para que você possa escolher o que se encaixa melhor na sua busca.
Navegue pelo conteúdo:
O que é bacharelado?
Os cursos que formam bacharéis são os voltados para o mercado de trabalho. O curso de bacharelado oferece uma formação mais ampla para que o aluno possa escolher, dentro da sua área de formação, onde quer atuar. Um bacharel é uma pessoa preparada para sair da faculdade e ir direto para a prática do mercado.
Por exemplo, um bacharel em Administração pode atuar com gestão financeira, planejamento estratégico, logística, vendas entre outras opções. Já quem se formou em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pode trabalhar com Direção de Arte, Redação, Produção de Vídeo, no Marketing de empresas e por aí vai.
Agora você deve estar se perguntando: mas não são todos os cursos que formam para o mercado de trabalho? Não! Alguns cursos são para quem seguir na carreira acadêmica e por isso existe essa diferença entre os tipos de graduação.
Bacharéis podem dar aula?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um estudante bacharel não pode dar aula no ensino médio, ensino fundamental ou educação infantil. Para que possa ter papel de professor, é preciso fazer um curso de complementação pedagógica, a nível de especialização, e conseguir a qualificação para dar aula.
Se você tem interesse em ser professor de ensino superior, precisa de pelo menos um curso de pós-graduação. No entanto, as principais vagas de emprego são para profissionais com mestrado.
O que é licenciatura?
Já o curso de licenciatura é direcionado para quem quer seguir a carreira acadêmica, ou seja, dar aulas ou trabalhar com pesquisas dentro das instituições de ensino. Por isso, esse tipo de formação é focado em formar docentes. Você aprende a ensinar! Assim, todos os cursos tipo licenciatura devem incluir disciplinas voltadas para o ensino didático e pedagógico.
Professores de História, Geografia e Português, por exemplo, fizeram licenciaturas nas suas áreas.
Mas também existem cursos que têm as duas opções de formação e é importante considerar essa diferença e ficar atento para não fazer a escolha errada. São cursos como Letras e Educação Física, por exemplo.
Como nesses casos geralmente as disciplinas iniciais são as mesmas, algumas faculdades oferecem a opção de escolher o tipo de formação no decorrer do curso. Em outras já é preciso se matricular sabendo se você quer um diploma de bacharelado ou licenciatura. Por isso é sempre bom confirmar essa informação antes da sua matrícula para não cometer erros.
O que é tecnólogo?
O curso tecnólogo, também conhecido como curso superior de tecnologia (CST), tem como objetivo principal formar profissionais capacitados para atuar em áreas específicas do mercado de trabalho.
Os cursos superiores de tecnologia são mais focados na prática e no desenvolvimento de habilidades técnicas específicas do que em teoria e pesquisa acadêmica. Eles têm duração média de dois a três anos e conferem ao aluno o título de “tecnólogo”.
Os cursos superiores de tecnologia estão disponíveis em várias áreas, como tecnologia da informação, gestão, design, logística, marketing, turismo, entre outras. Eles preparam os alunos para atuar em empresas e organizações que exigem conhecimentos técnicos e práticos específicos.
Quais são as diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura?
Existem três tipos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todos são formação de nível superior, mas como explicamos acima, existem diferença entre eles:
- Bacharelado: o bacharelado é o mais tradicional e conhecido de todos, um curso que capacita as pessoas a trabalharem em sua área de formação. Por exemplo, se você cursa Jornalismo, pode trabalhar como repórter, editor, social e outras funções que fazem parte dessa área. Eles duram em média de 4 a 5 anos e tem uma formação bem ampla.
- Licenciatura: este curso é um curso superior para profissionais que desejam lecionar. Embora suas disciplinas sejam específicas de cada área, elas permitem que os alunos transfiram conhecimento por meio do ensino.
- Tecnólogo: os cursos tecnólogos superiores também são uma forma de graduação, mas tem uma duração menor, por volta de 2 a 3 anos. Por isso, muita gente acaba confundindo com curso técnico, mas são cursos completamente diferentes. Isso porque, os tecnólogos são cursos voltados para áreas de atuação específicas do mercado e tem foco nos estudos mais práticos.
É possível fazer bacharelado e licenciatura ao mesmo tempo?
Pode! Alguns cursos e instituições oferecem essa opção. Seja porque você ainda não sabe se quer ser professor ou ir para o mercado, ou seja porque você quer fazer os dois. Fato é que sim, você pode ter os dois diplomas. Basicamente, existem duas formas mais comuns de fazer isso:
- Cursar os dois graus simultaneamente.
- Cursar bacharelado e depois ingressar em licenciatura, ou vice-versa.
Independente da escolha, você vai poder eliminar as matérias repetidas e ter dois diplomas em pouco tempo. Vale lembrar, obviamente, que não são todos os cursos que oferecem as duas opções. Então pesquise bem antes de decidir.
A maioria dos cursos de licenciatura possuem bacharelado, como por exemplo os cursos de Matemática, Geografia, Psicologia, Química, Filosofia, Educação Física e outros. Veja abaixo alguns exemplos práticos da diferença dos cursos que possuem as formações em licenciatura e bacharelado.
Curso de Educação Física
Na Educação Física, o bacharel pode atuar em academias e clubes como personal trainer, preparador físico, entre outras possibilidades.
Para os profissionais da área, as oportunidades são abundantes, existindo também a possibilidade ampla de remuneração, pois o bacharel em Educação Física pode servir como autônomo, atendendo a múltiplas organizações ao mesmo tempo. Este é o caso de pessoas que trabalham como personal trainer, por exemplo.
Já a licenciatura é voltada aos profissionais que desejam atuar como professores de ensino fundamental e médio. O profissional da área deve trabalhar com grupos de crianças e adolescentes, com o objetivo de incentivá-los à prática esportiva. Escolas municipais, estaduais e particulares contratam o profissional, que pode ter as vantagens de ser um concursado ou optar pelo setor privado.
Curso de Pedagogia
Na Pedagogia, quem escolhe pelo curso de licenciatura pode atuar como:
- Professor na alfabetização de crianças, adolescentes e adultos;
- Gestor escolar;
- Coordenador pedagógico.
Já o bacharel em Pedagogia não pode atuar diretamente em sala de aulas, mas pode trabalhar com assessorias ou mesmo em cargos administrativos dentro de instituições de ensino ou empresas que tenham um departamento educacional.
Curso de Letras
O letrólogo (sim, é assim que é chamado o profissional formado em letras), pode atuar de diversas formas, dependendo da sua formação. Os licenciados, que tem como foco da formação a carreira de professor, podem atuar em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio, escolas de idiomas e cursos preparatórios para vestibulares ou concursos.
Já os bacharéis, que tem como foco o mercado de trabalho fora da docência, podem trabalhar como tradutores, revisores e editores.
Como iniciar um curso tecnólogo, de licenciatura ou bacharelado?
No Brasil, existem milhares de instituições de ensino que oferecem cursos de licenciatura e bacharelado. Porém, antes de se inscrever, é importante verificar se os cursos oferecidos pela faculdade ou universidade são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante que o estudo seja eficaz em todo o país.
No Amigo Edu, você encontra bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil credenciadas pelo MEC. Confira algumas onde você pode conseguir bolsas de estudo de até 80% nos cursos de licenciatura e bacharelado:
No site do Amigo Edu você pode conferir muito mais instituições e cursos com bolsa. Agora que você já sabe a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado, basta fazer sua busca por curso e cidade 🙂