O Exame Nacional do Amigo Edu, ou ENAE para os íntimos, é o maior simulado grátis do Enem do país. A prova conta com questões de todas as matérias do Enem, com a mesma dificuldade e o mesmo método de avaliação, além da redação.

Na sua primeira edição, em janeiro de 2021, o ENAE já alcançou 100 mil inscritos e todos que fizeram a prova puderam testar suas habilidades e mais: conseguiram desenvolver uma redação com um tema similar ao tema do Enem, que aconteceu na semana seguinte.

O ENAE deste ano acontece no dia 13 de novembro, online, gratuito e o resultado do sai em até 3 dias úteis. Ou seja, tempo ideal para simular a real nota do Enem e poder revisar os pontos que precisam de reforço.

Demais, não é? Então bora saber mais do ENAE, o melhor simulado grátis do Enem.

RID – Relatório Inteligente de Desempenho

A missão do ENAE é ser muito mais que apenas um simulado grátis do Enem. O objetivo é entregar conteúdo de qualidade para ajudar realmente o aluno a tirar uma nota mais alta. Por isso, antes do Enem todos que fizeram o ENAE recebem o Relatório Inteligente de Desempenho (RID), com:

Gabarito comentado

O seu RID sai com todos os seus erros e acertos, além de um comentário explicando a resposta correta de todas as questões.

Correção TRI

A correção do Enem é feita pela Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, um método que calcula a pontuação de cada questão de acordo com o nível de dificuldade.  Ou seja, questões mais fáceis tem valor menor e as questões mais difíceis, valor maior.

Por exemplo: em uma prova normal, se você acerta 10 questões, você tem 10 pontos. Porém, no Enem, esses pontos vão variar de acordo com a dificuldade da questão. Então você pode tirar mais que 10 ou menos que 10.

A mesma coisa acontece caso você acerte o mesmo número de questões que seu colega, isso não é garantia de nota igual, uma vez que vocês podem ter acertado questões de níveis diferentes.

Fica difícil prever uma nota do Enem assim, né? É por isso mesmo que o ENAE decidiu seguir a mesma metodologia de avaliação. Dessa forma, você pode ter uma ideia de qual seria sua real nota com base nos seus acertos e erros de um simulado do Enem grátis.

Então se você já quiser aproveitar para se inscrever, é só clicar aqui.

Nota por área de conhecimento

Além de saber sua pontuação geral pela correção TRI, você também sabe a sua nota por área do conhecimento, com número de acertos, tempo total de prova e tempo médio por questão. Tá bom ou quer mais? rs

Lista das matérias que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias e assuntos que precisam daquele reforço e você deve revisar antes do Enem.

Como será o simulado grátis ENAE?

O ENAE, simulado grátis do Enem, será totalmente online e gratuito, no dia 13 de novembro. A prova pode ser feita de qualquer computador, smartphone ou tablet. Ao todo, serão 90 questões de múltipla escolha e a redação.

As questões são dividias nas suas áreas de conhecimento da mesma forma que acontece no Enem:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.

O resultado sai em até 3 dias úteis após a prova.

Como se inscrever para o ENAE

Para testar seus conhecimentos no maior simulado grátis do Enem, você pode fazer sua inscrição gratuita através da página do ENAE.

Basta preencher seus dados e pronto, já está inscrito! Depois disso, você receberá vários conteúdos e dicas de coo estudar para as provas, tanto do ENAE, quanto do Enem.

Falando em estudar…

Preparaê, aplicativo de estudo

Todos os candidatos que se inscreverem no ENAE terão acesso ao Preparaê, um aplicativo desenvolvido especialmente para você estudar para o ENAE e Enem.

Assim como o simulado, o aplicativo de estudo também é totalmente gratuito e reúne os melhores conteúdos da internet:

– Questões do Enem de 2009 a 2019: Responda questões das últimas provas e teste seu conhecimento

– Vídeoaulas para cada assunto: as melhores vídeo aulas de até 30min

– Redação nota 1000: veja as redações com nota máxima e se inspire.

– Redação Comentada: Indique amigos e ganhe a sua.

Tudo isso acompanhado de uma tela onde você pode acompanhar seu desempenho por dia, semana e mês. Muito bom, né?

O aplicativo está disponível tanto para o sistema IOS quanto para Android.

Bolsa de estudo

Além de todas essas vantagens, o ENAE ainda oferece bolsas de estudo em mais de 150 universidades de todo o país.  Depois que sair sua nota você pode entrar em contato com o Amigo Edu para ver a lista de instituições que você pode entrar. 😊

Enem 2021

Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro. Isso porque ele é utilizado como processo seletivo de universidades públicas e programas do governo, como o SisuProuni e Fies

A prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Tudo isso é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada. 

As prova engloba as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  • Além da redação

A divisão das provas Enem é feita da seguinte forma:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões Ciências Humanas.

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões Matemática.

Quer saber mais sobre o ENAE, Enem e suas dicas de estudo? Então é só acompanhar o Blog do Amigo! Por aqui você sempre encontra os melhores conteúdos para ficar por dentro do mundo da educação. 😊