O resultado do Enem estava previsto para o dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira, mas nesta quarta-feira (08) o ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou a antecipação do resultado do Enem 2022 para esta quinta-feira (09).
O principal motivo que ocasionou a antecipação, foi o receio de que a proximidade da divulgação do resultado do Enem, inicialmente previsto para do dia 14 de fevereiro e da abertura a seleção pelo Sisu (dia 16 de fevereiro) pudesse causar problemas, com a suposta falta de tempo hábil para evitar transtornos caso houvesse algum problema na divulgação das notas.
Navegue pelo conteúdo:
Como ter acesso ao resultado do Enem 2022?
Você pode conferir o resultado no portal do Inep, na Página do Participante, onde será possível conferir as notas individuais e de todas as provas realizadas, além da redação. Para os treineiros do Enem, é possível baixar os cadernos de questões e seguir estudando para as próximas edições.
Confira o passo a passo para acessar o resultado do Enem:
- Acesse o site do Enem;
- Clique no link “Página do participante”;
- Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
- Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos.
- Clique em “Enviar”.
Como utilizar a nota do Enem?
Confira abaixo algumas das formas que você pode utilizar a sua nota do enem:
Sisu
Aplicando a nota do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o candidato consegue acesso às universidades e institutos públicos. O estudante deve utilizar a nota do Enem imediatamente anterior à edição do programa.
Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
Resultados: 28 de fevereiro
Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudos integrais ou parciais, com 50% ou 100% de desconto, em faculdades privadas, de acordo com a renda familiar do aluno. Quanto maior for sua nota, maiores são as chances de conquistar uma bolsa no processo seletivo.
Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
Resultados da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
Resultados da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
Fies
Com o resultado do Enem, o estudante poderá optar pelo financiamento estudantil em faculdades privadas a partir do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ou pelo P-Fies, que são iniciativas do governo federal para estender o período de pagamento das mensalidades para torná-las mais acessíveis. Nesse programa, o aluno inicia o pagamento das parcelas apenas depois da formação.
Inscrições: de 7 a 10 de março
Resultados: 14 de março
Faculdades privadas
Nas faculdades privadas é possível ter acesso direto, sem vestibular, caso a instituição defina uma nota mínima e o candidato comprove que o seu resultado do Enem está acima dessa exigência.