Na graduação de Enfermagem o estudante aprende todos os primeiros cuidados necessários para atender um paciente em hospitais, clínicas ou postos de saúde. Ele facilita os processos dentro de uma unidade de saúde, passando por triagem, diagnósticos preliminares e primeiros socorros. A assistência do enfermeiro é fundamental não só para os pacientes, como também para outros profissionais da saúde.

Os cursos podem durar de 4 a 5 anos, dependendo da instituição e além da opção de bacharelado, pode ser cursado como licenciatura, tecnólogo ou mesmo curso técnico, esse último não é considerado curso superior. A grade curricular engloba matérias como Anatomia, Bioquímica, Epidemiologia, Farmacologia, Microbiologia.

O que faz um enfermeiro(a)

O profissional de enfermagem é peça fundamental no serviço de saúde, pois é ele que faz a ponte de muitas etapas dentro de um hospital, cuidando da higiene dos pacientes, verificando seu estado e administrando medicamentos.  Aqui é importante diferenciar os graus técnicos de formação:

Enfermeiro: o enfermeiro é considerado o profissional que fez faculdade de Enfermagem, podendo realizar procedimentos mais complexos.

Técnico de Enfermagem: é aquele que fez o curso técnico, também muito aceito no mercado de trabalho. Ele pode fazer os procedimentos de nível médio.

Auxiliar de Enfermagem: é o profissional que ainda está em um nível de aprendiz, por isso pode fazer procedimentos básicos, sempre supervisionado.

Áreas de atuação de um profissional de enfermagem

Antes de entrar para o mercado de trabalho, um enfermeiro (a) precisa estar inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O profissional pode atuar em hospitais e clínicas prestando primeiros socorros ou auxiliando médicos, ambulatórios, postos de saúde, ou ainda com ‘home care’, prestando serviços direto na residência dos clientes. A área também vem se modernizando e possibilitando inúmeras outras áreas de atuação.

Quanto ganha um enfermeiro(a)

De acordo com pesquisa do site Salario.com.br, junto a dados oficiais do CAGED, um enfermeiro ganha em média R$ 3.440,04 por mês, considerando uma jornada de trabalho de 38 horas semanais

Já o piso salarial da profissão é de R$3.139,69, com base na média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Enfermeiro negociados por sindicatos e registrados no Ministério do Trabalho.

Onde estudar enfermagem

Faculdades de todo o Brasil oferecem o curso superior de enfermagem e você já pode se matricular em algumas para o próximo semestre, como UNIP, Estácio e Cruzeiro do Sul.

Para buscar outras opções basta fazer a pesquisa da sua bolsa de estudo no Amigo Edu.