Nesta terça-feira, 16 de junho, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram adiadas. O anúncio foi feito na mesma data em que deveriam iniciar as inscrições para interessados no programa no segundo semestre de 2020. Agora, os alunos que quiserem se candidatar para as vagas do Sisu terão de 7 a 10 de julho para fazer sua inscrição.

A mudança do calendário foi publicada em uma rede social do MEC no início da tarde de hoje. A princípio, segundo a mesma publicação, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas.

Assim que abrirem as inscrições no dia 7 de julho, o candidato interessado no Sisu 2020.2 deve acessar a página do Sisu, clicar em Fazer Inscrição e inserir o seu número de inscrição do Enem 2019, além da senha mais atual cadastrada também no Enem.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado no qual estudantes se candidatam a vagas em universidades públicas e gratuitas de todo o país. Além disso, esse será o primeiro semestre em que o Sisu passará a ofertar vagas de ensino a distância (EaD).

O candidato escolhe até duas opções de curso e é possível alterar suas escolhas durante as inscrições. As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas e algumas instituições oferecem vagas reservadas, enquanto outras adotam bônus na nota do candidato. São selecionados os candidatos com melhor classificação no Enem.

Sisu e ProUni

Uma dúvida muito comum entre os estudantes é se quem se inscreveu para o Sisu pode também se inscrever para o ProUni e a resposta é SIM! Você pode se inscrever para os dois programas, porém, se for aprovado nos dois, terá que optar por apenas um.

Da mesma forma acontece com alunos que já estão estudando em universidades particulares com bolsa do ProUni: é possível se candidatar para o Sisu enquanto estuda, porém, se passar terá que escolher um dos programas.

Para mais notícias sobre as inscrições adiadas do Sisu e outros programas de ingresso a faculdade, continue acompanhando o Blog do Amigo.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!