Depois de todo o processo de seleção para conseguir uma vaga em uma universidade, passando pelas várias horas de estudo, provas, vestibulares, Enem, processos seletivos, etc, você finalmente conseguiu a tão sonhada e esperada vaga na graduação! Então, é a hora de realizar a matrícula na faculdade.

Na hora de ingressar de fato em um curso de ensino superior, você deve passar pelo processo de se matricular. Nessa hora, uma série de documentações se fazem necessárias para que você consiga começar a assistir às aulas sem nenhum problema.

Nesse artigo vamos te contar quais são os documentos necessários para que você possa fazer a sua matrícula na faculdade de maneira rápida e tranquila. Acompanhe esse conteúdo com a gente!

Como funciona a matrícula da faculdade? 

A matrícula na faculdade é a hora em que, após a aprovação do aluno, a instituição de ensino poderá fazer uma espécie de cadastro. O estudante deve apresentar uma série de documentos pessoais, a fim de que seja criado um registro dele dentro do sistema da universidade. 

Após estarem cientes da aprovação, os alunos devem consultar os editais das universidades, geralmente presentes nos portais de acesso online, para verificar quais são os documentos e quais são os prazos para a apresentação desses documentos junto a secretaria.

Nessa hora, é importante se atentar aos prazos, para que não ocorra nenhum tipo de risco de perder a oportunidade de estudar o curso tão desejado. 

Quanto custa a matrícula na faculdade? 

O preço de uma matrícula na faculdade vai depender de alguns fatores. Em primeiro lugar, podemos já logo dizer que a matrícula em universidades públicas (sejam elas federais ou estaduais) não tem custo nenhum. O intuito é que, assim como com as mensalidades, o estudante consiga fazer todo o curso sem precisar gastar nada com os estudos em si.

Porém, quando falamos de universidades privadas, essa história muda um pouco. Não existe um valor fechado quando falamos de quanto custa o pagamento para uma matrícula de faculdade. Esse valor varia de acordo com o curso e com a instituição escolhida pelo aluno.

Contudo, é importante o aluno ficar ciente sobre um detalhe. A cobrança de valores de matrícula só é permitida por lei em casos em que ela será reembolsada posteriormente. O ato de cobrar matrícula de um aluno diz respeito a uma reserva de vaga e uma confirmação para a universidade de que o aluno irá mesmo ingressar nos estudos.

Logo, caso seja cobrada uma taxa de matrícula ela deve ser considerada já como a primeira parcela da mensalidade ou ser descontada no valor total das mensalidades que serão cobradas do aluno depois. Cobrar matrícula sem se encaixar em uma dessas duas opções é proibido por lei.

Quais são os documentos para fazer matrícula na faculdade? 

Outro ponto que varia bastante na hora de fazer a matrícula é a parte da documentação solicitada. No geral, a maior parte dos documentos são os mesmos, independentemente de qual seja a instituição de ensino que você vá ingressar. 

Contudo, quando falamos de processo seletivo, a conversa já é outra. Existem algumas maneiras de ingressar na faculdade. Dependendo de qual tenha sido a que o estudante usou para conseguir a sua vaga, os documentos que serão solicitados podem ser diferentes.

Vamos mostrar aqui quais são os documentos necessários para realizar a matrícula na faculdade levando em consideração o Sisu, o Prouni, o Fies e o vestibular.

Para toda e qualquer matrícula, documentos pessoais (certidão de nascimento, CPF, RG, título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral e comprovante de residência) são solicitados. 

Além disso, comprovante de conclusão do ensino médio (mais o histórico escolar) ou um diploma de graduação anterior também são necessários. Para os homens, o certificado de reservista é sempre pedido. 

Matrícula na faculdade pelo Sisu 

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o principal processo seletivo para quem quer conseguir entrar em uma faculdade pública. Por ser um programa federal, focado em incluir estudantes com algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica, o Sisu possui cotas para determinados grupos de estudantes. 

Caso você se inclua no grupo de cotistas, alguns documentos que serão solicitados dizem respeito a sua comprovação de renda, comprovação de estudo em escola pública e, em alguns casos, documentos que comprovem de alguma maneira sua autodeclaração étnico-racial. Para saber exatamente, fique atento ao edital do Sisu e ao prazo para a apresentação de sua documentação.

Matrícula na faculdade pelo Prouni 

O Prouni (Programa Universidade para Todos), outro programa do governo que também depende do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para sua realização, também solicita uma documentação relacionada a comprovação étnico-racial. Isso porque o Prouni, de uma maneira geral, já é um programa feito para estudantes de baixa renda. Logo, apenas poderá concorrer a vagas estudantes que comprove essa informação e que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.

Em seguida, o aluno precisará também comprovar sua raça e/ou etnia, conforme sua inscrição dentro do processo seletivo. Caso tenha optado pela ampla concorrência, apenas os documentos de renda já serão suficientes. 

Matrícula na faculdade pelo Fies 

A matrícula pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) torna necessária uma série de documentos, pelo fato de envolver financiamento e empréstimo de valores. Além de precisar comprovar sua renda, para se mostrar um beneficiário real do programa, o aluno também precisa mostrar documentos relacionados ao fiador, que será a pessoa responsável pelo empréstimo (podendo ser o próprio aluno ou um responsável).

Contudo, esses documentos não são solicitados antes da matrícula em si, mas sim durante o momento de contratação do financiamento estudantil. Como é feito todo um pré-cadastrado para estudantes a fim de verificar sua renda e conceder o financiamento, no momento da matrícula são solicitados apenas documentos pessoais.

Matrícula na faculdade após o vestibular 

Após o vestibular, os documentos que serão solicitados não fogem muito dos que já citamos anteriormente. Caso você tenha alguma bolsa de estudos ou se encaixe em alguma cota, documentos que comprovem sua condição serão necessários (vai depender de quais são os requisitos impostos pela instituição de ensino). No mais, serão necessários os documentos pessoais.

O que preciso para fazer rematrícula na faculdade?

Os documentos necessários em uma rematrícula também variam de acordo com a faculdade. Contudo, na maior parte das vezes, como a instituição já possui seus documentos, não é necessário apresentar nenhum documento novo.

A matrícula nas novas disciplinas ou um não-trancamento do curso já significa um processo de rematrícula. Uma nova taxa pode também ser cobrado, ou reajuste, mas que deve sempre ser avisado com antecedência pela instituição de ensino.

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu