A área da Gastronomia é uma das que mais vêm crescendo no Brasil e consequentemente, gerando mais empregos a cada ano no país. A procura pelo curso de Gastronomia, por sua vez, aumenta na mesma medida.
Hoje, mais de 130 faculdades credenciadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem a faculdade de Gastronomia, que integra um ensino que alinha a prática e a teoria, por meio de atividades que combinam criatividade e boa habilidade profissional.
Esse é um setor que, sobretudo, permite e dispõe de uma ampla variedade de possibilidades, isso porque, o profissional formado em Gastronomia pode tanto trabalhar em empresas, quanto abrir o seu próprio negócio.
Para te ajudar nessa jornada, separamos nesse conteúdo, as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil dividido por regiões. Todas elas, inclusive, passaram pela avaliação do MEC, que analisou conceitos educacionais e infraestrutura das universidades. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Melhores faculdades privadas de Gastronomia
As melhores faculdades privadas de Gastronomia dispõem de uma infraestrutura de ponta, adequada e completa que atende às necessidades acadêmicas, independentemente do curso.
Todas elas são credenciadas e reconhecidas pelo MEC, ou seja, se encaixam nos requisitos avaliados pelo órgão, que inclui, a estrutura das unidades, bem como as salas de aula, laboratórios, biblioteca, entre outros, além dos cursos oferecidos e o corpo docente, que deve, sobretudo, integrar mestres e doutores qualificados.
Elas estão espalhadas em todas as regiões do país, e apresentam valores que podem variar de acordo com a localidade, turno, modalidade, entre muitos outros fatores. A seguir, você conhece algumas delas.
Faculdades privadas de Gastronomia no Sudeste
- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS)
- Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Centro Universitário de Araras (UNAR)
- Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS)
- Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro)
- Universidade de Uberaba (UNIUBE)
- Universidade de Marília (UNIMAR)
- Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)
- Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)
Faculdades privadas de Gastronomia no Sul
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
- Centro Universitário Vale do Itajaí (UNIVALI)
- Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
- Universidade de Caxias do Sul (UCS)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Faculdades privadas de Gastronomia no Centro-Oeste
- Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
- Centro Universitário de Goiás (Uni-ANHANGUERA)
Faculdades privadas de Gastronomia no Nordeste
- Universidade Potiguar (UNP) – Pernambuco
Faculdades privadas de Gastronomia no Norte
- Faculdade Estácio da Amazônia
Melhores faculdades públicas de Gastronomia
As faculdades públicas de Gastronomia, assim como as privadas, também passam por avaliação criteriosa do MEC, que avaliam o ensino, estrutura, corpo docente, entre muitas outras coisas. A nossa lista contempla universidades que, sobretudo, contam com um quadro de professores formado por mestres e doutores que são referências no mercado de trabalho. Confira!
Veja também: Qual o ranking das melhores faculdades do Brasil?
Faculdades públicas de Gastronomia no Sudeste
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
Faculdades públicas de Gastronomia no Sul
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
- Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFArroupilha)
Faculdades públicas de Gastronomia no Centro-Oeste
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Faculdades públicas de Gastronomia no Nordeste
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)
Faculdades públicas de Gastronomia no Norte
- Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Importante lembrar que o curso de graduação de Gastronomia é oferecido nos graus de bacharelado e tecnólogo, portanto, a variedade de universidades públicas pode ser maior que o normal. O bacana é que, assim como a disponibilidade de instituições, há também as alternativas de modalidade presencial e a distância, para facilitar, ainda mais, o ingresso ao ensino superior.
Como estudar nas melhores faculdades de Gastronomia?
Você consegue estudar Gastronomia de qualquer lugar do país, isso porque, a modalidade de ensino EAD vem sendo bastante requisitada por estudantes de todas as regiões do Brasil. As universidades que mencionamos aqui, boa parte delas também oferecem o ensino nesse formato, portanto, não há mais desculpas!
Mas, para além da modalidade, o modelo de ingresso também é muito importante. Vale lembrar que hoje existem inúmeras alternativas de processo seletivo que permitem o ingresso em uma faculdade. Um deles é o vestibular do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que abre portas para participação em programas governamentais que oferecem bolsas de estudos e financiamento estudantil para qualquer uma das instituições que mencionamos. Mas, você sabe como funciona cada um deles? Continue acompanhando!
Financiamento estudantil para Gastronomia
O financiamento estudantil para Gastronomia pode ser disponibilizado tanto por bancos e instituições privadas, quanto pelo governo federal, com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), e o Pravaler– de iniciativa privada. No caso do crédito universitário, o estudante só começa a pagar as parcelas do seu financiamento após a formação. Dessa forma, é possível garantir maior liberdade e tranquilidade durante a trajetória acadêmica.
Bolsa de estudos para Gastronomia
As bolsas de estudos para o curso de Gastronomia é outra maneira de conseguir conquistar o diploma de nível superior. Trata-se de uma porcentagem de desconto no valor da mensalidade do curso. Em alguns casos, é possível conseguir o benefício que isente completamente o valor, ou seja, você não paga nada para estudar.
Nesse caso, você pode contar com dois programas governamentais. O Prouni (Programa Universidade para Todos), concede bolsas parciais e integrais para instituições privadas. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) oferece vagas em faculdades públicas e federais. Ambos são programas que exigem alguns requisitos dos participantes, bem como participação no Enem.
Além dessas duas formas, você também pode contar com o Amigo Edu e encontrar descontos de até 80% na mensalidade do curso de Gastronomia nas melhores faculdades privadas do país!
Gostou de saber quais são as melhores faculdades de Gastronomia? Não perca mais tempo e comece já a sua faculdade em uma delas!