Na cidade de São Paulo estão várias das melhores faculdades do país, mas não só isso: do mundo todo! Porém, por ser uma cidade grande, tem tanta opção que fica até difícil escolher em qual ingressar. Para tomar uma melhor decisão, você precisa saber quais são as melhores faculdades em São Paulo.
Neste artigo, fizemos uma lista com as melhores de SP (públicas e privadas) considerando a nota do MEC (Ministério de Educação), o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), estrutura da faculdade, corpo docente e, claro, qualidade de ensino. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Melhores faculdades públicas em São Paulo
São Paulo tem 5 instituições de ensino públicas, mas as melhores são: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Abaixo, falamos mais sobre cada uma delas.
Universidade de São Paulo (USP)
A USP é a melhor universidade latino-americana e está entre as 100 melhores no ranking mundial.
A universidade tem campis por todo o estado de São Paulo, nas cidades: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo.
O campus da capital paulista, porém, é o maior entre os campis em relação à quantidade de unidades de ensino e oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
A USP é conhecida por contribuir com a produção científica brasileira, sendo responsável por mais de 20% dela. O campus de São Paulo tem uma estrutura de ponta e tudo o que os seus alunos precisam para essas realizar essas pesquisas e formar conhecimento científico.
Para entrar na USP, em qualquer um de seus campus, é preciso fazer o vestibular que ocorre anualmente, sendo ele organizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Unesp também é uma das melhores faculdades em São Paulo. É a 6º melhor universidade do Brasil. Já no ranking das melhores universidades da América Latina, a Unesp está na 11º posição.
Presente em 24 cidades com 34 unidades, sendo que uma delas está localizada na capital paulista, no bairro Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
Neste campus, estão o: Instituto de Física Teórica (com cursos de mestrado e doutorado em Física), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais e Instituto de Artes. Este último com destaque para os cursos: Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Bacharelado em Música (com habilitação em diferentes instrumentos) e Licenciatura em Música.
Para entrar na Unesp de São Paulo o candidato deve se inscrever no vestibular, que é organizado, elaborado e aplicado pela Fundação Vunesp. O processo seletivo ocorre uma vez por ano e em duas fases — a primeira, com questões objetivas, e a segunda, com múltiplas escolhas e também uma redação.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Unifesp é a 4ª melhor universidade latino-americana, de acordo com o ranking da Times Higher Education, ficando atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e as grandes USP e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A universidade possui 6 campus no estado de São Paulo, nos municípios: São Paulo, Baixada Santista, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e Diadema.
Oferece cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), mas os cursos da Unifesp que merecem sua atenção, por estarem entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário da Folha, são:
- Medicina: 4º lugar;
- Biomedicina: 5º lugar;
- Nutrição: 7º lugar;
- Enfermagem: 10º lugar.
Como podemos perceber através desta lista, a Unifesp é destaque na área de Ciências da Saúde, contribuindo com um excelente desenvolvimento da pesquisa científica em saúde no país.
Para entrar na maioria dos cursos da Unifesp, o ingresso é pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), sendo que a nota de corte média é 699.10 pontos (tendo como referência a edição de 2022 do Sisu).
Melhores faculdades privadas em São Paulo
A capital paulista é repleta de instituições de ensino superior, mas as melhores faculdades em São Paulo, cujo ensino é privado, são: Universidade Anhembi Morumbi, Centro Universitário Belas Artes e o Centro Universitário de São Paulo.
Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi tem diversos campus na cidade de São Paulo, como em Mooca, Vila Olímpia e na Paulista.
Oferecem mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Saúde, Turismo e Hospitalidade, Negócios, Direito, Artes, Arquitetura, Design e Moda, Comunicação, Engenharia e Tecnologia e Educação.
É avaliada com nota máxima no MEC (5 de 5). Seus professores são todos mestres e doutores e seus campus contam com uma estrutura de ponta para oferecer a melhor experiência universitária possível aos estudantes.
O ingresso é pelo vestibular, mas também é possível entrar nesta universidade usando a nota do Enem ou por transferência.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
O Centro Universitário Belas Artes recebeu o conceito máximo do MEC (nota 5)e é uma das melhores faculdades em São Paulo, mas também uma das melhores do país e do mundo quando o assunto é artes e design — o curso de Moda da instituição é o 12º melhor do país e o de Arquitetura e Urbanismo, o 13º.
Além de ofertar cursos nessas áreas, a Belas Artes também tem cursos de Comunicação e Marketing, Engenharia, Gastronomia, Músicas, Relações Internacionais, entre outros.
Para ingressar na Belas Artes você pode usar sua nota do Enem (ganhando desconto na taxa de inscrição) ou participar do vestibular, com datas, vagas e outras informações divulgadas em edital no site.
Centro Universitário Estácio de São Paulo
A Universidade Estácio de Sá tem nota 4 (de 5) no Índice Geral de Cursos do MEC e está em mais de 23 estados brasileiros com cursos presenciais, inclusive no município de São Paulo, onde tem 4 campus: Conceição, Interlagos, Santo Amarelo e Vila dos Remédios.
O diferencial da Estácio é sua infraestrutura, além de iniciativas e ferramentas que auxiliam o aluno em seu aprendizado e melhoram sua experiência ao longo do curso, como empresa júnior, plataformas de orientação vocacional e divulgação e/ou encaminhamento de vagas para estágios e empregos.
Para entrar na Estácio de Sá as opções são variadas: usar a nota do Enem, participar do vestibular, segunda graduação ou transferência.
Como estudar nas melhores faculdades em São Paulo
Financiamento estudantil
Estudar nas melhores faculdades em São Paulo pode sair caro, afinal, instituições com ótima qualidade no ensino, boa infraestrutura e que são prestigiadas nacionalmente geralmente têm mensalidades que podem ultrapassar seu orçamento.
Mas você não precisa desistir dos seus sonhos: é possível conseguir um financiamento estudantil público ou privado.
No caso do financiamento público, a opção é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), porém vale trazer aqui que o processo é burocrático e as vagas são bastante concorridas.
Uma alternativa a isso é o financiamento estudantil privado, como o Pravaler — o maior do país. Você pode financiar seu curso em mais de 500 instituições de ensino privadas parceiras. É 100% digital, sem burocracia e com as menores taxas de juros do mercado.
Bolsa de estudos
As bolsas de estudos para graduação possibilitam que muitos estudantes consigam concluir seu curso em uma faculdade e conquistarem seu diploma sem maiores dificuldades.
No Amigo Edu, temos bolsas para diversas das melhores faculdades em São Paulo, como a Estácio e Belas Artes (que apresentamos neste artigo). As bolsas são de até 80% de desconto, você não precisa ter feito o Enem e faz tudo sem sair de casa! Acesse nosso site para conferir as opções.