A nota de corte do Prouni é um dos assuntos mais procurados por recém-formados que querem iniciar uma graduação, já que entender como a nota de corte funciona é um fator fundamental para aumentar as chances de conseguir uma bolsa de estudos pelo programa.

As notas de corte Prouni 2024 do primeiro semestre ainda serão divulgadas em 29 de janeiro e será possível analisá-las para entender as suas chances de entrar no seu curso e instituição desejada bem como procurar opções mais compatíveis com a sua nota para a próxima seleção que ocorrer.

Vamos mostrar como funciona o Prouni, como ver a nota de corte e apresentar os cursos mais e menos concorridos, faculdades participantes e muito mais! Vamos lá?

Como funciona a nota de corte do Prouni? 

A nota de corte do Prouni é a nota do último selecionado pelo programa. Entretanto, diferente do que a maioria pensa, a nota de corte não é única para o Brasil todo, mas sim varia de acordo com o curso, instituição, turno e modalidade da concorrência (cotas) e se é uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%).

Portanto, apenas quem escolher as mesmas opções concorrerão. Por exemplo, imagine que duas pessoas querem cursar Medicina, porém uma delas quer no Rio de Janeiro e outra, no Paraná. Elas não estarão concorrendo e cada uma terá sua nota de corte para acompanhar e calcular suas chances de conseguir a bolsa.

Agora, se esses dois candidatos querem cursar Direito, na mesma instituição, turno, com bolsa integral e a mesma cota, estarão concorrendo diretamente. Além disso, outra coisa importante a ser falada é que a nota de corte do Prouni funciona de duas formas ao longo do processo seletivo: a nota parcial e final.

A nota de corte parcial é a que muda todos os dias, enquanto o Prouni estiver aceitando inscrições. Ela é calculada diariamente, a partir dos inscritos no dia anterior, e informa ao candidato qual é a nota de corte atual.

Entretanto, a nota de corte parcial não garante que você consiga a bolsa de estudos, apenas te orienta para você se inscrever naquelas que estão próximas da sua nota, aumentando as chances de você conseguir a sua bolsa. Já a nota de corte final é a definitiva, após as inscrições estarem encerradas.

Se você for convocado, parabéns! Basta entregar toda a documentação exigida pelo Prouni e esperar a aprovação enquanto analisam seus comprovantes.

Veja abaixo um resumão sobre como funciona a nota de corte do Prouni e como utilizá-la!

Qual é a diferença entre nota de corte e nota mínima do Prouni?

Antes de entender como funciona a nota de corte do Prouni, é fundamental entender qual a diferença entre ela e a nota mínima. A nota de corte basicamente é a nota do último candidato convocado, enquanto a nota mínima é aquela que o participante do Prouni deve ter para participar, seja qual for o curso e instituição que deseja ingressar.

Ou seja, independentemente das notas de corte de cada curso, existe uma nota mínima exigida de todos os interessados, sendo 450 pontos. Um candidato que obteve média menor que essa não pode concorrer a nenhuma vaga, pois todas as notas de corte são obrigatoriamente maiores do que a nota mínima do Prouni (Programa Universidade para Todos).

Além da nota mínima do Prouni, quem quiser concorrer a uma bolsa de estudos parcial ou integral não pode ter zerado a redação do Enem, e seguir outros requisitos listados abaixo:

  • Ter concluído o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na particular;
  • Não ter diploma no ensino superior;
  • Comprovar renda familiar de até três salários-mínimos.

Outros requisitos podem ser vistos no site do MEC (Ministério da Educação) na página do Prouni.

Qual a importância da nota de corte do Prouni? 

A nota de corte do Prouni é muito importante para os estudantes, pois é ela quem define se um estudante vai ou não ganhar uma bolsa de estudos. Por mais que o aluno tenha obtido uma nota alta, se a nota de corte da opção escolhida por ele for maior, não será selecionado.

Sendo assim, quem tem interesse em conseguir uma bolsa para cursar sua primeira graduação deve buscar ter um bom desempenho no Enem, pois quanto maior a nota obtida maiores as chances de ser aprovado no Prouni.

Mas para além disso, a nota de corte do Prouni também guia os alunos do ano subsequente no sentido de analisarem as faculdades e cursos que possuem mais chance. Por exemplo, a nota de corte do Prouni 2023 pode servir como base aos candidatos de 2024, e assim vai.

Como a nota de corte do Prouni é calculada?

A nota de corte do Prouni é calculada com base no número de vagas para determinado curso e nas notas dos candidatos que se inscreveram neste mesmo. Sendo assim, a nota de corte é do último estudante inscrito e selecionado. Veja abaixo as notas de corte do Prouni para os principais cursos superiores:

Através da nota de corte e da sua nota do Enem o estudante pode saber se conseguirá ingressar no curso e na faculdade que deseja, e caso consiga, é possível buscar outras opções, se inscrevendo quantas vezes desejar, mas apenas até o fim das inscrições, onde fará sua escolha definitiva.

Onde consultar a nota de corte do Prouni?

A nota de corte do Prouni é divulgada diariamente durante as inscrições, pois todos os dias muda conforme a nota do último inscrito para determinada opção (e de acordo com a quantidade de vagas). Para consultar é simples, basta acessar o Sistema do Prouni (SisProUni) quando um processo seletivo estiver em andamento.

Já as notas de corte finais são divulgadas apenas após terminarem as inscrições, no mesmo site.

Quais faculdades participam do Prouni

São mais de 1200 faculdades privadas participantes do Prouni em todo o Brasil com cursos em todas as áreas de conhecimento, como exatas, humanas e biológicas. Para consultar a lista atualizada e conferir se são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e qual a nota de cada curso, basta acessar o site oficial do Prouni.

Em geral, selecionamos as faculdades que costumam abrir vagas todos os anos para quem deseja entrar com o Prouni, você pode conferir abaixo:

As notas de corte para essas faculdades dependem do curso escolhido.

Como utilizar a nota de corte do Prouni em faculdades privadas?

É possível utilizar a nota do Enem para se candidatar a uma bolsa parcial ou integral do Prouni em faculdades privadas e para isso basta ter uma nota acima da nota de corte do Prouni da faculdade e curso pretendido.

Alguns cursos são mais concorridos que o outro, mas outro fator determinante é a instituição, pois algumas são mais desejadas do que outras, de acordo com a reputação e nota de avaliação do MEC.

Cursos mais concorridos do Prouni

Os cursos mais concorridos tendo como referência a nota de corte do Prouni 2023 são, respectivamente, os 10 seguintes: Medicina, Ciências Econômicas, Direito, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Ciências Biológicas, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Gastronomia.

A maior nota de corte para Medicina do Prouni, em média, foi de 710 a 815 pontos, e por seguinte Ciências Econômicas com uma média entre 680 e 730 pontos. Já em terceiro lugar dos cursos mais concorridos, há a nota de corte do Prouni de Direito, de 660 a 703 pontos.

Apesar desses cursos acima estarem no top 10 cursos mais concorridos do Prouni, existem opções de faculdades para estes mesmos cursos, porém mais baixas. Por exemplo, a menor nota de corte para Medicina no Prouni registrada em 2023 foi de 707 pontos.

Por isso, mesmo que sua nota não entre em uma instituição do seu interesse, pode ser que para o mesmo curso você consiga uma bolsa, mas em outra instituição, com uma menor nota de corte do Prouni.

Cursos menos concorridos do Prouni

Os cursos menos concorridos do Prouni, de acordo com uma pesquisa das notas de corte de 2021, são, respectivamente: Comércio Exterior, Segurança no Trabalho, Logística, Gestão Comercial, Artes Visuais, Marketing, Jornalismo, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos e Nutrição.

O curso líder, Comércio Exterior, teve uma média de 450 a 705 pontos, em seguida Segurança do Trabalho (455 e 630 pontos) e Logística (455 e 660 pontos).

Se nenhuma dessas opções é do seu interesse, existem outros cursos com baixa concorrência, onde é possível conseguir uma bolsa com notas acima de 500, como a nota de corte do Prouni de Agronomia, com uma média de 540 a 650 pontos.

Não consegui o Prouni, e agora? 

Se com a sua nota do Prouni você não conseguir garantir uma vaga, não se preocupe, pois existem outras opções. Para encontrar bolsas de estudos, é possível pesquisar em plataformas como o Amigo Edu, que oferece bolsas para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

Acesse o site e confira a melhor opção para você conseguir seu diploma com economia!

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Amigo Edu