Quanto do mundo cabe em três letras? Talvez essa pergunta te faça pensar em diferentes palavras, mas o tema da nossa conversa hoje é relacionado a três letras que estão muito presentes ao redor do mundo e carregam um legado pautado em tecnologia, propósito e pessoas quando aparecem juntas: SAP.

Nosso cérebro pode até pensar inicialmente na tecla que aparecia em controles remotos há um tempo, mas não tem absolutamente nenhuma relação. A SAP é uma empresa alemã, responsável pelos sistemas de gestão de empresas mais conhecidos e utilizados de todo o mundo.

São mais de 440 mil clientes, em mais de 180 países, que utilizam aplicações e serviços SAP em suas operações diárias. Isso significa que 77% de todas as transações mundiais são realizadas usando sistemas SAP.

Em termos práticos, é possível que você ainda esteja se perguntando “Transações? Soluções? Serviços? Não entendi muito bem ainda se é de comer, beber, usar ou só tecnologia, bits e bytes mesmo”. Então vamos simplificar: é tecnologia, tem o bit e byte, mas serve para gerenciar muito do que é de comer, beber e usar.

Conhecer os números anteriores parece só um comercial, mas honestamente é muito importante saber que existe uma tecnologia presente em tantas empresas e que, indiretamente, faz parte do nosso dia a dia. Hoje, a distribuição de 78% dos alimentos e de 82% dos equipamentos médicos do mundo é feita por clientes SAP.

Entenda os termos

Para entender um pouco mais desse universo e ter certeza que essa conversa vai fazer sentido, devemos pensar em alguns termos que são muito comuns para essas tecnologias:

  • Transações – Quando falamos que as transações dos clientes passam por um sistema da SAP, significa que alguma parte de sua operação é processada por essa tecnologia. Em termos práticos, se uma empresa de varejo precisa controlar seu estoque que é distribuído em diferentes estados, atividades como cadastrar o produto, colocar o preço, identificar quais lojas vendem qual quantidade específica de produto e inserir no sistema a informação de quando foi vendido são alguns exemplos simples de transações.
  • Soluções – Todas as vezes que temos uma dificuldade ou um problema, precisamos achar forma de resolvê-los, certo? Essa maneira de resolver é o que chamamos de solução. No mundo dos negócios, os clientes buscam na tecnologia justamente uma solução, de forma digital, para aprimorar sua operação, experiência e análises. Trocando por um sinônimo, a solução nada mais é do que um software, ou um “pacotinho com mais de um software”.
  • Serviços – Para que a solução funcione, ela precisa antes de tudo ser implementada. Alguém precisa fazer as configurações necessárias para que ela funcione no cliente. Depois que isso acontece, as pessoas que vão utilizar o software precisam ser treinadas e, durante a utilização, muitas vezes, precisam de suporte técnico. Todas essas ações são exemplos bem simplificados do que são serviços.

Antes de terminar, ainda falta responder à pergunta mais importante de todas:

Por que SAP é importante para sua carreira?

A SAP é um símbolo muito grande de inovação e, mesmo que você não pense em seguir uma carreira em tecnologia, é bem possível que tenha contato com uma solução SAP. Sendo assim, nossa primeira missão é nos livrar do pensamento que a tecnologia só demanda pessoas técnicas, programadores e suporte.

Trabalhar com SAP vai muito além de trabalhar na empresa SAP. Quando você entra em um shopping center ou em uma plataforma de e-commerce, é possível criar um mapa mental que demonstra o quanto a SAP está presente no dia a dia e quais as possibilidades de uma carreira a partir daí.

Entre os clientes SAP, 92% fazem parte da Forbes Global 2.000 Companies e 98% estão entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.

Para deixar a história mais tangível, vamos imaginar que um dia você resolve sair para ir em um complexo de compras que tem um mercado, um shopping e um barzinho. Cada um desses locais terá pelo menos um cliente da SAP que utiliza diferentes soluções.

Confira alguns exemplos

Ao sair para o mercado, você olha a lista de compras e um dos itens é óleo de soja. Antes de estar exposto na gôndola, esse óleo passou por uma operação com várias pessoas: um time técnico que faz a análise da experiência do usuário que precisa usar o sistema, a pessoa que consulta o sistema para saber se o motorista do caminhão cadastrado chegou no destino com o produto final e o mercado que irá registrar que recebeu o produto e deixará disponível para sua compra.

Algo bem similar acontece quando dentro de um shopping você quer comprar um hidratante corporal e pensa em como é feita a gestão entre a venda da loja, o site da marca e representantes independentes de vendas. Ou até mesmo clubes esportivos que precisam analisar o desempenho de seus jogadores e adversários para criar novas estratégias de jogo. Todos esses cenários precisam fazer a análise em tempo real e integração de informações de diferentes fontes. E adivinhe só: usam uma ou mais soluções da SAP para isso.

A SAP diz de peito aberto que o propósito dela é fazer o mundo funcionar melhor, e ela faz! São 25 setores diferentes que se conectam e conseguem oferecer os melhores cenários para seus clientes, funcionários e fornecedores. Uma tecnologia que permite que a inovação tome conta em diferentes perspectivas.

Por fim, fica claro que a tecnologia não é só para desenvolvedores. É também uma oportunidade de carreira para todos que queiram fazer parte desse universo, seja como consultor ou usuário de negócio, que visa melhorar o dia a dia de uma operação e fazer o mundo rodar melhor.

Estudar com a SAP

Agora, você sabia que a SAP possui o SAP Training and Adoption, uma plataforma que oferece opções de treinamento virtual, educação e certificação em soluções SAP por meio de vários métodos de entrega? Pois é! E o melhor, os cursos dessa plataforma podem ser adquiridos com bolsas de estudo pelo Amigo Edu! Demais, né? Para isso, basta você acessar essa página e pesquisar pelo curso que mais te interessada. Lembre-se que eles ficam sempre na aba de “cursos livres”.  Depois é só aproveitar o seu curso e colocar os novos conhecimentos no currículo. 😉

Fonte: SAP

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!