Todo ano, quanto estão chegando as datas do vestibular é a mesma coisa, né? Na pressão de aprender tudo rápido e assimilar bem o conteúdo para os vestibulares, é muito comum cometer alguns deslizes. Por isso, listamos aqui os piores erros do vestibulando para você evitá-los.

Estudar sem uma estratégia

Sem dúvidas, estudar sem um foco não é uma das melhores decisões. Se você começar a estudar sem direção, pode ir parar em qualquer lugar, inclusive nos conteúdos que não são tão úteis para os vestibulares. Então, trace um plano de estudo. Qual é o meu objetivo? Como vou conseguir isso? Pesquise os temas de maior peso para as provas e comece por eles. Se você já fez isso, agora é a de partir para o próximo ponto que é criar um plano de estudos.

Ter um plano de estudos que não bata com a sua rotina

De nada adianta você ter um plano de estudo maravilhoso e não ter tempo para colocá-lo em prática por conta de sua rotina. Para ajustar os dois, crie uma tabela com as suas atividades semanais – dessa forma será mais fácil de visualizar todas as suas tarefas e o tempo livre para seus estudos. Com esse planejamento, você pode até perceber em quais conteúdos você gasta um tempo a mais, e assim, remanejando esse tempo, pode ganhar algumas horinhas no seu dia.

Deixar o conteúdo acumular

Muitos são os fatores que podem levar ao acúmulo de seu conteúdo. Afinal, imprevistos acontecem! Seja uma matéria que levou mais tempo para entender ou algum problema em casa, tudo isso pode tomar mais tempo do que você imagina. Por isso, a dica é você reservar um dia da semana para realizar as atividades que não seguiram como planejada. E se nenhum imprevisto acontecer, melhor ainda, você pode revisar toda sua matéria.

Sobrecarregar a sua rotina de estudos

Muitos alunos não levam a sério o conselho de que tudo em excesso faz mal, mas é necessário reservar um tempo para descanso e lazer. Geralmente a maioria das escolas aposta num período de 50 minutos por aula, por exemplo. Isso porque alguns médicos acreditam que nosso cérebro pode funcionar melhor durante esse tempo médio. Depois disso, ele precisa de um breve descanso para recuperar sua versatilidade. Então, quando estiver fazendo o seu plano de estudo, não esqueça de reservar um tempo para descansar entre uma atividade e outra, do jeito que preferir!

Estudar muito as matérias que você tem facilidade e deixar as outras de lado

Não é porque você é bom em Geografia que você vai deixar de lado Matemática. Para ter uma boa nota no vestibular, você precisa ter o conhecimento básico de todas as matérias. A dica é justamente começar pelas mais difíceis, porque se você deixar eles para o final, seu cérebro já vai estar cansado e a chance de você procrastinar essa matéria vai ser grande. Então deixe o mais fácil sempre para o final!

Fazer anotações em qualquer lugar

É super ruim quando você tem certeza de que já estudou aquilo, mas não encontra suas anotações, não é? Atire a primeira pedra quem nunca passou por isso. É realmente frustrante, portanto, sempre esteja com o seu caderno ou agenda, para realizar as anotações no mesmo lugar e não as perder de vista!

Ter uma mesa bagunçada ou estudar de qualquer jeito

Tendo a mesa toda bagunçada, nosso cérebro fica confuso e não assimila que é hora de aprender. Por isso, o indicado é que tenha um local fixo para estudo, com uma mesa bem organizada, seus principais materiais e bem iluminado. Muita gente comete o erro de estudar na cama, não faça isso! Por mais confortável que seja, você não terá foco suficiente, ficando sem absorver o conteúdo e também é bem provável que fique com sono.

Colocar metas sem prazos ou impor tarefas impossíveis

Definir metas é uma grande ajuda para quem está estudando. No entanto, um dos maiores erros é esquecer de especificar esses prazos. Faça uma meta diária, semanal ou mensal e isso te ajudará no planejamento, além de ser mais produtivo. Lembrando que devemos colocar metas alcançáveis.

ENAE

O ENAE – Exame Nacional do Amigo Edu é uma prova GRATUITA feita para você entrar na faculdade em 2021!

A prova pode ser utilizada como acesso para várias faculdades de todo o Brasil. Você também pode usar ela como um preparativo para o Enem e testar suas habilidades. O resultado da prova sai em até 3 dias! Além disso você pode fazer um comparativo com outros candidatos e ainda simular como se sairia no Sisu.

Então vai colocando a matéria em dia, porque o ENAE ainda vai contar com bolsas de estudo de até 100%!

O ENAE vai contar com:

  • Entrada nas melhores faculdades do Brasil

Você pode usar anota do ENAE para entrar na faculdade privada de sua escolha.

  • Simulado do Enem

Como a prova é um pouco antes do Enem, você pode testar seus conhecimentos para ver como vai se sair.

  • Simulador do Sisu

Além disso, pode usar a nota do ENAE para simular sua classificação no Sisu.

  • Comparativo com outros candidatos

Entenda qual a sua colocação comparada aos candidatos do mesmo curso.

  • Resultado em 3 dias

O resultado sai em apenas 3 dias úteis, ou seja, você pode usar para entrar nas faculdades ainda no primeiro semestre de 2021.

  • Bolsas de 100% 

Os melhores colocados no ENAE podem ganhar bolsas de até 100% em diversas instituições.

  • Gabarito comentado de todas as questões 

Receba as respostas com explicação sobre cada pergunta e entenda o raciocínio lógico de cada questão.

  • Lista com os assuntos que você mais precisa estudar

Com base na correção da sua prova, você vai saber quais as matérias que precisam daquele reforço.

  • Conteúdos exclusivos

Além disso, vai receber dicas e planos de estudo antes da prova, para você ficar em dia com a matéria.

A prova é online e gratuita! Você pode fazer aí do conforto da sua casa. Então anota aí na agenda, o ENAE é dia 09 de janeiro e é online! Pode fazer aí no conforto da sua casa. Para se inscrever é só acessar enae.amigoedu.com.br   

Enem

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior em universidades públicas e programas de financiamento estudantil do governo. Além disso, a nota também pode ser utilizada para entrar em muitas instituições particulares.

Agora que você já sabe os piores erros dos vestibulando, mostra essa lista para os seus amigos também não cometerem os mesmos erros e continue acompanhando o Blog do Amigo para mais dicas. 🙂