Ainda tem muita gente que tem dúvidas se vale a pena fazer faculdade ou não. Uns pelo investimento, outros pelo retorno e tem ainda aqueles que pensam que sua carreira não necessita de um ensino superior. Mas o fato é que independente da profissão, o ensino superior traz uma série de benefícios que vão ajudar muito ao longo da carreira. Confira:

Mais conhecimento

Fazendo ensino superior você ganha, em média, mais 4 anos de conteúdo. É onde você ganha todo o embasamento teórico para colocar a profissão em prática. E esse embasamento teórico possibilita fundamentar, dar consistência a todo a prática, fazendo com que esta seja realizada da melhor forma. Além disso, você acaba se conhecendo muito mais, quais são suas habilidades e pontos de melhoria, quais áreas de trabalho você mais se identifica e por aí vai…

Oportunidades de emprego

Com mais conhecimento, vem também mais oportunidades de emprego. Com certeza você já viu por aí algumas daquelas matérias que falam que tem emprego, mas faltam profissionais qualificados. Além disso, um profissional com faculdade tende a ganhar mais do que um com apenas o ensino médio. Para você ter uma ideia, só no nível operacional ou de assistente, quem possui ensino superior pode ganhar até 25% a mais do que quem não tem.

Ter autoridade sobre o que fala

Lembra do embasamento teórico que nós comentamos ali em cima? Ele te ajuda a ser autoridade no que fala, a poder explicar suas decisões estratégicas e fazer com que as pessoas confiem ainda mais na sua capacidade profissional.

Networking

Durante a faculdade você vai conhecer muita gente com o mesmo objetivo que você: crescer profissionalmente. Seus colegas vão não só passar por esse desafio com você, como te ajudar. Aquele colega de classe pode trabalhar em uma empresa que esteja abrindo uma nova vaga naquele departamento, ou mesmo um professor pode te indicar (se você for muito bom aluno, tá?) para alguma vaga dentro ou fora da universidade.

Desenvolvimento pessoal

Uma universidade é composta por pessoas com diferentes formas de pensar e isso é ótimo! Quanto mais pessoas diferentes da sua realidade você conhece, mais sua visão de mundo se amplia. Afinal de contas, você está em um ambiente de aprendizagem e tudo vira motivo para uma discussão saudável. Pode perguntar para qualquer recém formado na faculdade o que ele mais desenvolveu durante a faculdade? Habilidades pessoais com certeza está na lista da maioria.

E se você quiser dicas para já se preparar e começar a estudar para o vestibular em casa mesmo, é só conferir este post.