Se você quer saber qual é a profissão do futuro para escolher e se dedicar a uma carreira para lá de moderna e promissora, está no lugar certo. Hoje, o mercado precisa de profissionais com familiaridade com a tecnologia e que saibam administrar os dados de forma estratégica para empresas. 

E você já deve ter ouvido alguém falar que máquinas vão substituir o homem, né?! Pois bem, não é bem por aí, não! Afinal, as tecnologias têm ajudado a realizar tarefas mais operacionais e repetitivas com objetivo de liberar mais tempo para o profissional se dedicar a atividades criativas e analíticas. 

Portanto, com o surgimento de novas tecnologias, vieram novas oportunidades no mercado. E para você não perder nenhuma oportunidade preparamos uma lista com as melhores opções de carreiras que vale a pena considerar antes de escolher a sua profissão do futuro, confira!

Profissão do futuro: 11 opções que vale a pena considerar

  1. Detetive de Dados

Essa é uma das profissões que surgiram com o desenvolvimento tecnológico e está ganhando muito espaço no mercado. Portanto, saber analisar todos os tipos de dados na internet para melhorar os resultados de uma empresa é uma habilidade valiosa atualmente. 

E o Detetive de Dados é um profissional responsável por acompanhar e analisar os dados para achar possíveis oportunidades de negócio. Esse profissional também trabalha para identificar fraudes e falhas que podem comprometer a instituição. 

Mas o seu grande desafio é identificar o que esses números estão falando sobre o negócio. Para trabalhar como Detetive de Dados, não é obrigatório se tornar um cientista de dados. Porém, é importante saber sobre finanças, matemática e sobre Data Science.

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Facilitador de TI 

Na era da tecnologia a área de Tecnologia da Informação (TI) tornou-se um pilar essencial para as empresas e, consequentemente, virou uma profissão do futuro. E com a era digital a tendência é que a presença do Facilitador de TI seja cada vez mais importante. 

Então, se você quer cursar uma faculdade de Tecnologia da Informação, pode esperar por novidades para os próximos anos. E como Facilitador de TI, você pode trabalhar em empresas orientando os colaboradores no uso das tecnologias e na instalação de softwares e sistemas de segurança.  

Mas o que torna o Facilitador de TI uma profissão do futuro é a sua capacidade de produzir, implementar e gerir esses sistemas tecnológicos, funções cada vez mais essenciais. Mas além dessa opção de profissão do futuro na área de TI, você tem: desenvolvedores de softwares, aplicativos e soluções e especialistas em segurança.

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Analista de Big Data

É aquela história: os dados são a nova moeda do século! 

Acontece que Big Data é uma típica profissão do futuro e muito requisitada pelas empresas. Esse profissional é responsável por coletar e analisar todos os tipos de dados na internet para analisar oportunidades e ameaças de uma empresa.

E ao falar de Big Data, estamos falando de um volume absurdo de informação. Inclusive, conforme foi divulgado pela Forbes, o volume de dados que foi criado nos últimos 2 anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade

Hoje, estima-se que a quantidade de dados que temos armazenados é de aproximadamente 4,4 zettabyetes (ZiB), dados da Forbes. E a aposta para os próximos 5 anos é que esse volume ultrapasse 44 zettabytes. Muita coisa, né?!

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Especialista em E-commerce

Bom, nem precisamos comentar que as lojas online tornaram-se uma realidade na nossa rotina, né?! Cada vez mais pessoas fazem compras e transações online, com apenas um clique você pode comprar qualquer coisa sem sair de casa. 

Por isso, se você está cogitando ser um profissional Especialista em E-commerce, pode esperar por uma carreira promissora. Essa é de fato uma profissão do futuro, já que cada vez mais as pessoas estão fazendo compras online. 

Você como Especialista em E-commerce será responsável por determinar quais serão as melhores estratégias e quais tecnologias são mais eficientes para melhorar os resultados de um e-commerce. Legal, né?!

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Analista de Marketing Digital

É claro que o profissional Analista de Marketing Digital não poderia ficar de fora da nossa lista de profissão do futuro. Aqui é onde a mágica acontece de tudo que rola na internet! E dizem por aí, que Marketing Digital é a profissão dos futuros milionários. Oremos!! 🙏😂  

Mas, e aí você acha que vai ficar milionário? Conta pra gente nos comentários. 

A profissão de Marketing existe há algum tempo. Mas, o Marketing Digital vem crescendo muito e a tendência é que ganhe ainda mais força. E se você está pensando em uma faculdade mais voltada para web, vale a pena considerar essa profissão do futuro

Com o crescimento das redes sociais, elas se tornaram ferramentas importantes para as empresas e esse profissional também. E como Analista de Marketing Digital, você será responsável por usar as ferramentas on-line para divulgar um produto ou serviço. 

Portanto, a ideia é que você faça estratégias de comunicação usando sites, blog, e-mails e redes sociais, além de outros recursos digitais para impactar os usuários. 

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Gestor de IA para Smart Cities

Já a Inteligência artificial (IA) está presente em tecnologias do nosso dia a dia e temos como exemplo dessa revolução, as famosas assistentes virtuais. 

Aqui é onde máquinas simulam a capacidade humana de raciocinar, aprender e inclusive de tomar decisões e a resolver problemas. E o IA é um campo da Ciências da Computação mais promissores. 

O profissional de IA para Smart Cities trabalha com aplicativos para descobrir quais são as necessidades das grandes cidades como, por exemplo: mobilidade, segurança, sustentabilidade, entre outros.

E o primeiro passo para começar a construir sua carreira com IA para Smart Cities é começar uma graduação em Ciência de Dados e inteligência artificial. Esse é sem dúvida o curso para formar pessoas para as melhores profissões do futuro

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Head de Design de Personalidade de Robôs

A área de Design é mais um exemplo de profissão do futuro que vem se desenvolvendo junto com as novas tecnologias. E o Head de Design de Personalidade de Robôs é o profissional que tem a missão de liderar sua equipe para criar uma personalidade para as máquinas. Fala sério, incrível, né?!

A ideia é proporcionar aos usuários mais interação com os serviços digitais. O próprio Google, em 2015, já fala em criar robôs com “pensamentos” parecidos com o das pessoas para prestar serviços como, por exemplo, interagir melhor com crianças e idosos. 

E para se tornar um profissional Head de Design de Personalidade de Robôs você tem a opção de cursar uma graduação em Design e direcionar sua carreira para a parte de Inteligência Artificial com cursos livres e especializações.

Também é importante cursar uma especialização em Machine Learning (traduzindo, “aprendizado de máquina quântica”). Esse é um dos pré-requisitos para ser um profissional habilitado em personalidade de robôs. E como toda profissão do futuro vai exigir bastante estudo! 

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Gestor de Sustentabilidade

Com certeza que a área de Sustentabilidade estaria na lista de novas profissões do futuro. E adiantamos que essa área vem prometendo uma carreira promissora, ainda mais quando está ligado às tecnologias. 

Hoje, a visão da população mundial mudou e as discussões giram em torno da preservação ambiental. Portanto, o Gestor de Sustentabilidade precisa buscar novas alternativas que ajude a usar os recursos da natureza de forma mais consciente e equilibrada.

Além de fazer estratégias para avaliar para empresas o impacto de suas ações olhando para o social e ambiental. E para atuar como Gestor de Sustentabilidade, você precisa ter formação e especialização em um curso ligada ao meio ambiente e sustentabilidade como, por exemplo: a graduação em Engenharia Ambiental.

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Designer de Voz UX

Designer de Voz é sem dúvida a tendência no século XXI, com a Siri, Alexia entre outras inteligências artificiais que estão por aí. Portanto, o profissional de Designer de Voz UX trabalha com a criação dessa assistente de voz personalizada. 

Pensa que a Experiência do Usuário (UX), é um conjunto de elementos e fatores que podem influenciar na sua experiência com um app ou com site. Então, podemos dizer que UX é a sua interação com um determinado produto, sistema ou serviço que pode ser boa ou ruim.

O Designer de Voz UX vem para garantir que você tenha uma experiência mais agradável com as assistentes de voz. Afinal, ninguém gosta de ouvir aqueles textos mecânicos na internet no telefone, né?! E a procura por esse profissional é grande! 

Então, se está cogitando escolher essa profissão do futuro, saiba que existe muito espaço no mercado. E para ser um profissional de Designer de Voz UX, você precisa de uma graduação em Design Digital. 

Ah, também será necessário ser fera em linguística e ter uma especialização na área de atuação. 

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Advogado Especialista em Proteção de Dados

No texto “O que é Bacharel em Direito e onde atuar?”, já tínhamos dado um spoiler sobre a profissão de advogado ser considerada como uma profissão do futuro. Afinal, a área vem acompanhando as novas demandas com a tecnologia e vem passando por mudanças para se adaptar a essa nova realidade. 

Por isso, hoje, temos no Direito Digital uma profissão do futuro, onde a especialidade do advogado é atuar na proteção de dados. Portanto, o Advogado Especialista em Proteção de Dados auxilia empresas a implementar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), entre outras atividades.

Além de revisar contratos com funcionários, parceiros e clientes com objetivo de resguardar os direitos da empresa. Para se tornar esse profissional você precisa cursar uma graduação em Direito e fazer uma especialização em Compliance de Proteção de Dados Pessoais. 

Cursos relacionados a profissão do futuro:

  1. Consultor de Agricultura Urbana

Já na área de produção de alimentos as cidades vêm conquistando mais espaço ao fornecer mais opções de alimentos frescos e mais saudáveis. Por isso, o Consultor de Agricultura Urbana é considerado uma profissão do futuro muito importante para os dias atuais. 

Esse profissional trabalha para encontrar maneiras de incluir a produção alimentícia, plantio, dentro de grandes metrópoles. Ah e você como Consultor de Agricultura Urbana poderá contribuir para transformar os ambientes e por consequência o ar, clima. 

Para entrar nessa área de Agricultura Urbana você precisa cursar uma graduação em Agronomia ou Engenharia de Alimentos. Mas aqui também é indispensável buscar especializações na área, afinal é uma profissão do futuro

Cursos relacionados a profissão do futuro:

Quais são as características do profissional do futuro? 

E aí, está pensando em quais são as características em comum do profissional do futuro? A primeira coisa que precisamos contar é que trabalhar com tecnologia não é mais uma função exclusiva dos profissionais de TI ou da galera de engenharia. 

Hoje, todo o universo digital é responsável por produzir uma quantidade enorme de informações. E esses dados são muito importantes e podem servir para muitos negócios dentro de uma empresa. 

Portanto, com esse novo cenário de trabalho, vem novas oportunidades. E como você viu ao longo do texto, o que não falta são opções para você escolher. E entre as características do profissional do futuro, podemos listar: 

  1. Dominar a tecnologia
  2. Inteligência emocional
  3. Boa comunicação
  4. Facilidade de adaptação às novas formas de trabalho
  5. Estar com os estudos em dia

Como descobrir em qual profissão do futuro você se encaixa?

Para descobrir em qual profissão do futuro você se encaixa melhor, você pode usar algum teste vocacional online e gratuito para te ajudar nessa nova tomada de decisão. Os testes vocacionais são um tipo de plataforma que analisa as profissões que combinam com você pelo seu grau de compatibilidade com a área.

Aqui no blog, preparamos um conteúdo com uma lista com 5 testes vocacionais online e gratuitos para você escolher. Mas caso você esteja com pressa para saber a sua profissão do futuro, separamos o Teste vocacional do nosso parceiro Pravaler.

Bom, agora que você já sabe sua profissão do futuro, pode dormir tranquilo (a). Após concluir a sua graduação você ainda terá muito espaço para explorar no mercado de trabalho. E se você precisa de uma forcinha para começar a estudar, você pode contar com o Amigo Edu!

No site do Amigo Edu você encontra bolsas de até 80% no curso todo e ainda tem o seguro educacional gratuito para te dar mais segurança. Legal, né?! Então, bora começar agora a procurar a melhor bolsa para a sua profissão do futuro?