Se você está aqui, é porque provavelmente está ansioso para saber se foi selecionado pelo programa de financiamento estudantil do governo federal. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) possibilita o financiamento da graduação de estudantes em universidades privadas e possibilita o pagamento da dívida só após a conclusão da graduação.
Nesse texto você encontrará o cronograma detalhado do Fies 2023. Vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
Quando sai o resultado do Fies 2023?
O governo federal, através do MEC (Ministério da Educação), divulgou o calendário atualizado dos programas de acesso a educação superior oferecidos por ele.
As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas, em cada semestre. Agora no primeiro semestre de 2023, elas ocorrem entre os dias 07 a 10 de março e para se inscrever, o estudante precisa acessar o Portal de Acesso Único do MEC e ter uma conta no gov.br. Caso não possua, será direcionado para a página do gov.br, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.
O resultado do Fies 2023 ficará disponível, também no Portal de Acesso Único do MEC, a partir do dia 14 de março. Além do período de inscrição e a data do resultado do programa, é importante que você esteja atento ao calendário.
Acompanhe as datas do Fies 2023:
- Período de inscrições: 07 a 10 de março;
- Resultado: 14 de março;
- Complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março;
- Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.
Lista de pré-selecionados do Fies
Esse ano, a convocação dos estudantes pré-selecionados no Fies, será divulgada no dia 14 de março. Após essa data, os convocados deverão, entre os dias 15 e 17 de março, apresentar todo o tipo de complementação e comprovação das informações apresentadas no ato da inscrição.
Após essa comprovação através de documentação, os estudantes saberão se foram selecionados ou não.
Lista de espera do Fies
Assim que os resultados do Fies saem, a lista de espera já fica disponível para inscrição. O processo de seleção é automático, da mesma maneira que a primeira etapa. Então, não é necessário o candidato se inscrever em nenhum outro portal ou fazer algum tipo de cadastro diferente.
Conforme a nota de corte, as vagas vão sendo distribuídas para aqueles candidatos que atingiram a nota de corte mais alta. Quem não conseguir ser aprovado de primeira, já vai para a lista de espera. Assim, caso um candidato desista ou acabe não cumprindo algum dos requisitos necessários, a vaga é destinada para o primeiro nome da lista de espera.
Como ver a lista de aprovados do Fies?
O resultado do Fies é divulgado no site oficial do programa. Para isso, o candidato precisa informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha de cadastro pessoal.
Quantas vagas são oferecidas pelo Fies?
O MEC informou que vai oferecer 67.301 vagas na primeira edição de 2023 do Fies. Os estudantes poderão escolher financiamentos em 1.389 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
O estado de São Paulo é o que registra maior número de vagas (9.542), enquanto o estado de Roraima é o que tem menos oportunidades (149). Preparamos uma lista com os três primeiros e os três últimos estados em número de vagas na primeira edição do ano de 2023.
- São Paulo: 9.542 vagas
- Minas Gerais: 7.581
- Bahia: 6.037 vagas
- Acre: 321 vagas
- Amapá: 370 vagas
- Roraima: 149 vagas
Não passei no Fies, e agora?
Calma! Existem outras possibilidades de financiamento estudantil para que você possa estudar sem se preocupar com as mensalidades.
Apesar de o Fies ser o programa mais famoso, o mercado da educação superior tem a disposição diversas opções de financiamento estudantil privado.
A primeira delas é por meio de bancos privados. Nessa modalidade, parte do processo é feito online, enquanto outras etapas requerem a presença do estudante em uma agência do banco. Porém, antes de realizar a simulação, certifique-se que a sua instituição de ensino é conveniada ao banco.
Após a aprovação do financiamento estudantil para o curso e universidade desejada, o valor será debitado automaticamente da sua conta corrente após 30 dias da firmação do contrato ou você receberá boletos bancários para pagamento mensal.
Vale lembrar que, a cada período da faculdade, o estudante deverá consultar o banco sobre a necessidade de realizar uma renovação do financiamento estudantil e se precisará passar por nova análise de crédito.
Uma outra opção é o Pravaler, que você paga o valor de 6 meses em 12 meses. Ou seja, em um curso superior de 4 anos, você terá 8 anos para pagá-lo.
Esse é o maior programa de financiamento estudantil privado do Brasil, que já ajudou mais de 300 mil estudantes a terem acesso à educação superior no Brasil. São mais de 500 instituições de ensino parceiras que oferecem diversos cursos.
O processo é feito todo pela internet: no simulador do Pravaler, você faz seu cadastro, informa sua instituição e curso de preferência, confere as condições de acordo com sua análise de crédito e finaliza sua solicitação. Posteriormente, você deverá enviar os seus documentos solicitados e o do seu garantidor.
Vale lembrar que a contratação é semestral. Portanto, você deve solicitar a renovação do seu financiamento estudantil privado a cada 6 meses.
São muitas as opções caso você não seja aprovado no Fies. Então, não deixe o sonho de estudar para depois!