Se candidatou para o Fies ou para o ProUni? Então atenção porque os resultados foram divulgados hoje, 04 de agosto, pelo Ministério da Educação! Veja abaixo como conferir o resultado do segundo semestre de 2020 tanto para o Fies, quanto para o ProUni e seus cronogramas:

Fies

Para o Fies, os candidatos podem conferir se foram selecionado no programa pelo site do programa http://fies.mec.gov.br/ , fazendo login com os mesmos dados da sua inscrição. Mas você também pode verificar o resultado direto com a instituição na qual se inscreveu.

Assim, o estudante tem só até quinta-feira, dia 6 de agosto, para complementar as informações, o que também pode ser feito na página do Fies. Então fique atento para não perder o prazo!

Cronograma do Fies 2020.2

  • Resultado: 4 de agosto
  • Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto
  • Pré-seleção da lista de espera: todos não selecionados estarão automaticamente na lista de espera
  • Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto

Dessa forma, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição em até três dias úteis após a chamada do seu nome.

O que é o Fies?

O  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece financiamentos para estudantes de universidades particulares. Para concorrer, o estudante deve ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010 e ter média de no mínimo 450 pontos, além de não poder zerar a redação.

ProUni

O ProUni divulgou hoje também seus resultados, mas nesse caso já da segunda chamada de 2020.2. Você pode conferir os selecionados no site do ProUni e nas próprias universidades participantes do programa.

Os candidatos selecionados nessa segunda chamada têm até a próxima terça, dia 11 de agosto, para fazer a comprovação de informações concedidas no ato da inscrição.

O candidato que não foi selecionado em nenhuma das duas chamadas deve manifestar interesse em participar da lista de espeta, ou seja, diferente do Fies, a entrada na lista não é automática, então fique atento ao cronograma.

Cronograma ProUni 2020.2

  • Inscrições: 14 de julho a 17 de julho
  • Primeira chamada: 21 de julho
  • Comprovação de informações da primeira chamada: 21 a 28 de julho 
  • Segunda chamada: 4 de agosto
  • Comprovação de informações da segunda chamada: 04 a 11 de agosto
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 18 a 20 de agosto de 2020
  • Divulgação da lista de espera: 24 de agosto
  • Comprovação de informações da Lista de Espera: 24 a 28 de agosto

O que é o ProUni?

ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. Dessa forma, as bolsas podem ser de 100% para alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou de bolsas de 50% para alunos com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o aluno deve ter completado o ensino médio em escola pública ou em escola privada como bolsista. Também podem concorrer pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino.

Agora é só continuar acompanhando o Blog do Amigo para saber mais sobre o cronograma e próximo resultado do ProUni e do Fies.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!