Você sabia que é possível encontrar a carreira ideal por meio do teste de QI? Ele é um indicador importante que ajuda a descobrir as suas habilidades e potencial intelectual, e assim, entender o que mais se encaixa e adequa ao seu perfil.

Neste conteúdo você vai saber mais sobre o Quociente de Inteligência, qual a média e como descobrir o seu nível de QI. Vamos nessa?!

O que é Quociente de Inteligência (QI)?

O Quociente de Inteligência (QI) foi criado pelo psicólogo alemão William Stern em 1912. Em termos mais simples, o QI é uma medida numérica que avalia a inteligência de uma pessoa, obtido por meio de testes de QI ou testes de inteligência. 

Eles são projetados para expressar a capacidade intelectual, habilidades cognitivas, que inclui raciocínio lógico, compreensão verbal, memória e muitas outras coisas.

Os testes de QI normalmente consistem em uma série de perguntas e problemas que devem ser resolvidos e respondidos dentro de um tempo limite. O resultado é comparado a uma amostra representativa da população, expresso em um número, que é calculado com base em uma média de 100 pontos. Acima disso, é indicado uma inteligência acima da média.

Com o objetivo de compreender e comparar habilidades, o teste de QI considera diferentes tipos de inteligência ou áreas do pensamento, como mencionamos. Esse instrumento, sobretudo, auxilia no processo de diagnóstico e até mesmo de autoconhecimento do próprio indivíduo.

O primeiro modelo foi criado em 1905 pelos psicólogos franceses Alfred Binet e Théodore Simon, que buscavam, na época, avaliar a capacidade das crianças em idade escolar, principalmente aquelas que tinham um baixo rendimento. Depois, em uma versão mais atualizada, o psicólogo Lewis Terman, que se destacou na Psicologia Educacional no início do século XX, aplicou uma avaliação com 30 tarefas dada a um grupo de crianças. De lá para cá, os testes foram se modificando e outras versões foram criadas.

É sempre importante lembrar que os testes de QI foram adaptados de acordo com a cultura local, uma vez que esse é um fator importante na hora da avaliação.

Qual é a média de QI do brasileiro?   

A média do QI do brasileiro fica entre 87 a 90 pontos, de acordo com estudos e pesquisas realizadas. Mas, é importante lembrar que não existe uma inteligência que seja única e universal para todos. A média de QI de uma população pode variar dependendo dos estudos e das amostras utilizadas.

Além disso, o QI médio pode ter influência de diversos fatores, bem como nível socioeconômico, aspectos sociais e culturais, entre muitos outros.

Portanto, o QI não deve ser considerado um indicador definitivo do potencial humano. Ele é uma ferramenta que auxilia em muitos outros campos para o processo do indivíduo.

Qual é um QI considerado bom?

Segundo Terman, um QI considerado bom é aquele que está acima da média, ou seja, de 100 pontos. Superior a 140 significa inteligência genial; entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; entre 110 e 120 inteligência superior; entre 90 e 100 inteligência normal ou média;

O QI está relacionado a questões genéticas e, por esse motivo, não é possível alterá-lo. Mas, existem estudos que indicam que isso pode ser influenciado pelo estilo de vida do indivíduo, e algumas tarefas podem ajudar a “aumentar” o QI, que são:

  • Praticar cálculos sem o uso da calculadora
  • Participar de fóruns de debates e discussões
  • Aprender sobre novas coisas

Como saber o seu nível de QI?

Para descobrir o seu nível de QI você deve realizar um teste, que pode ser encontrado de diversas formas, seja online, aplicado por psicólogos e especialistas. Eles são projetados para avaliar as suas habilidades cognitivas e fornecer um resultado com base na média.

Importante lembrar que não existe um modelo universal, uma vez que eles devem ser adaptados de acordo com a idade mental do indivíduo comparado a sua faixa etária. Alguns modelos de testes de QI são:

  • Escala Binet-Simon de Inteligência
  • Escala Wechsler para Adultos (WAIS)
  • Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC)
  • Inteligência não-verbal universal
  • Matrizes Progressivas de Raven
  • Teste de aptidões Específicas (DAT)
  • Teste de labirintos de Porteus

Importância do teste de QI

Mas, para além de descobrir o quão inteligente você é, o teste de QI é muito útil em determinadas situações e contextos. Para os especialistas, o ideal é que eles não sejam usados de forma isolada, mas sim, como ferramentas dentro de um cenário mais amplo.

O primeiro deles, é a identificação de habilidades e dificuldades. A ferramenta ajuda a compreender as áreas de força e fraqueza cognitiva de um indivíduo. Isso pode ser extremamente útil na compreensão de suas habilidades intelectuais e na identificação de dificuldades que precisam ser trabalhadas.

Dentro do campo educacional, o teste de QI pode fornecer informações essenciais para orientar o planejamento educacional. Ele, sobretudo, auxilia os educadores e professores a adaptarem o ensino às necessidades individuais de cada pessoa, ou seja, ele identifica alunos com habilidades mais avançadas e outros com dificuldades de aprendizagem que precisam de uma atenção maior.

Outro benefício do teste de QI, são as pesquisas acadêmicas que estudam e investigam as correlações entre a inteligência e outros fatores, como saúde, sucesso profissional, e muitos outros.

E claro, não poderíamos deixar de mencionar que a avaliação do potencial através do teste de QI é valioso na hora de tomar decisões de qual carreira seguir ou até mesmo qual faculdade fazer. Embora ele não seja uma medida definitiva, a pontuação alta de QI pode identificar um potencial intelectual mais elevado para algumas áreas do conhecimento.

Você também pode fazer o teste de QI do Pravaler, instituição financeira de financiamento estudantil que dispõe de inúmeros testes e simulados para ajudar aqueles que procuram a carreira ideal.

Faça o teste do Pravaler gratuito agora mesmo!