Começam hoje, dia 06 de outubro, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo são 50 mil vagas referentes ao segundo semestre de 2020.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e os candidatos não matriculados em nenhuma instituição de ensino terão até o dia 13 de outubro para se inscrever. Já os que estão atualmente matriculados em alguma instituição, terão até dia 13 de novembro para realizar sua inscrição.

Outro detalhe importante é que nos três primeiros dias de inscrições (06 a 08 de outubro), serão ofertadas somente vagas para os cursos prioritários. Ou seja, cursos em áreas como da Saúde, Engenharias, Licenciaturas e Ciência da Computação. Após esse período, as outras áreas ficam liberadas.

Quem pode se inscrever para as vagas remanescentes do Fies

As exigências para inscrição nas vagas remanescentes do Fies são as mesmas para o processo seletivo normal. Ou seja, o candidato precisa ter feito uma das edições do Enem, a partir de 2010 e ter nota mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação. Outro pré-requisito é que o candidato tenha renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição nas vagas remanescentes do Fies

Segundo o MEC, o processo seletivo das vagas remanescentes é diferente dos processos regulares de seleção do Fies. Dessa vez, as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. Por isso, o candidato que precisar alterar alguma informação deve ficar atento! Isso porque terá que cancelar a inscrição para depois realizar uma nova. Sendo assim, a mesma vaga poderá ser ocupada por outro candidato que tiver concluído a inscrição antes. Ou seja, o ideal é tomar o cuidado na hora da inscrição para que não precise refazê-la.

Passo a passo para a inscrição:

  • Acesse http://fies.mec.gov.br/
  • Faça seu login.
  • Escolha seu curso, turno e instituição de ensino. Você poderá indicar até três opções, sempre em ordem de prioridade!
  • Conclua a sua inscrição.

O candidato também pode pesquisar as instituições e cursos com vagas remanescentes no sistema de inscrição do Fies.

Atenção: depois de concluída sua inscrição no Fies, o candidato tem 2 DIAS ÚTEIS para validar as informações junto à CPSA da instituição de ensino escolhida.

Cronograma vagas remanescentes do Fies 2020/2

  • 6 a 8 de outubro: inscrição somente em cursos de áreas e subáreas de conhecimento prioritárias
  • 6 a 13 de outubro: inscrição de candidatos não matriculados na vaga em que deseja se inscrever
  • E de 6 de outubro a 13 de novembro: inscrição de candidatos já matriculados 

O que são vagas remanescentes

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo regular. Seja por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento.

O Fies

Fies é um programa do governo que oferece financiamentos para estudantes de universidades particulares. Ele possibilita juros zero a quem mais precisa, além de uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.  Para concorrer, o estudante deve ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010 e ter média de no mínimo 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!