O Vestibular de Odontologia é um momento importante para aqueles que desejam se tornar dentistas, trabalhando em hospitais, clínicas, postos de saúde e outras opções de trabalho.

O profissional formado em Odontologia tem uma média salarial nacional de R$ 4.316, podendo aumentar os ganhos de acordo com sua experiência e local de trabalho. E para aqueles com espírito empreendedor, o curso de Odontologia também permite empreender nessa área.

Mas antes de tudo, é preciso, claro, entrar na faculdade através do vestibular. Tanto no Sisu, como no Prouni e outros processos seletivos, a Odontologia está entre os cursos mais concorridos. É preciso se preparar para a prova e conseguir a maior nota possível que te garanta uma vaga no curso dos seus sonhos.

Se você quer saber mais sobre o processo seletivo para esse curso e tem dúvidas como “o que devo estudar para o vestibular de Odontologia?”, fique nessa página conosco para saber mais.

Como é um vestibular de odontologia?

O vestibular de Odontologia é bastante concorrido, com muitos candidatos concorrendo a uma mesma vaga, seja para estudar em faculdades públicas ou privadas. A forma como o vestibular ocorre depende das especificidades de cada um.

O processo seletivo para o ingresso no curso pode ser através de vestibulares específicos das instituições ou através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para participar do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

Em todos os casos, o candidato a uma vaga no ensino superior, precisa ter concluído o ensino médio, ou concluir até a data de matrícula na faculdade.

Veja também: Áreas da Odontologia: saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Veja a seguir as diferenças entre os vestibulares de Odontologia em instituições públicas e privadas.

Vestibular de Odontologia em faculdades públicas  

Como já dito anteriormente, o vestibular de Odontologia pode ser feito de duas maneiras: através do Enem e de processos seletivos próprios das universidades. E, para as faculdades públicas, ambos os processos são aceitos. Porém, são realizados de formas diferentes.

O Enem ocorre no segundo semestre do ano, com datas informadas pelo MEC (Ministério da Educação) e aplicado de forma simultânea em todo território nacional. São dois dias de provas, cujas questões são referentes a conteúdos vistos durante o ensino médio, distribuídos nas chamadas áreas de conhecimento do Enem.

Após a realização da prova, é preciso aguardar o resultado do Enem, com a nota obtida pelo candidato. É com essa nota que os candidatos podem se inscrever para o Sisu e  disputar por uma vaga para o curso de Odontologia.

Vale destacar ainda que a nota de corte do Sisu é o que irá determinar as chances de aprovação para a vaga na universidade almejada.

CTA simulador sisu

A outra forma de ingressar em instituições públicas para a graduação em Odontologia é participando dos vestibulares. Para isso, é preciso ficar atento ao lançamento do edital da universidade do seu interesse, que informa as datas da inscrição, prova, resultados e matrícula.

O vestibular é único para cada faculdade, sendo necessário que o candidato realize o processo em todas as instituições que deseja concorrer.

Vestibular de Odontologia em faculdades privadas

Para ingressar nas faculdades privadas, o candidato pode realizar o processo seletivo através do Prouni, para instituições que aderem ao programa — e ainda conseguir uma bolsa de estudos além da vaga —, e nos vestibulares aplicados pela própria universidade.

O processo de ingresso é semelhante ao das instituições públicas e, algumas faculdades privadas aceitam até mesmo a nota do Enem como classificatória para tais vagas.

É importante salientar que o Prouni exige alguns requisitos relacionados à renda e escolaridade. Consulte o edital antes de se inscrever e fique atento a todos os prazos.

Como estudar para vestibular de Odontologia?

Se você vai prestar o vestibular de Odontologia, é necessário se dedicar aos estudos, seja por conta própria ou então por cursos preparatórios.

Matérias que caem no vestibular de Odontologia

As matérias que caem na prova de vestibular de Odontologia geralmente são os conteúdos vistos em todo o ensino básico, como:

  • Português;
  • Matemática;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • História;
  • Filosofia;
  • Sociologia;
  • Arte;
  • Geografia;
  • Literatura.

Também é muito comum que os vestibulares, em especial de Odontologia, cobrem que o candidato elabore uma redação. Por isso, é importante conhecer os tipos de redação, acompanhar as notícias e treinar bastante a sua escrita.

Apostilas e exercícios de Odontologia 

As questões para você treinar para o vestibular de Odontologia é um método que acelera em até cinco vezes a sua aprovação. Então, para se preparar para o vestibular do curso de Odontologia pesquise provas anteriores das instituições em que você vai concorrer a uma vaga e treine os conteúdos com apostilas e exercícios disponíveis na internet.   

Como passar no vestibular de Odontologia?

Faça um cronograma de estudos

Mas como passar no vestibular de Odontologia? A primeira dica é montar um cronograma de estudos. Lembre-se de priorizar aqueles assuntos que você tem mais dificuldade e organizar seu tempo de estudo.

Esse recurso auxilia e otimiza a organização do tempo dedicado aos estudos e de todo o denso conteúdo que precisa ser aprendido para uma boa preparação, para que seja possível ver todo o conteúdo necessário de uma forma mais organizada. Assim, ajuda você a saber o que, como e quando estudar os conteúdos programados para alcançar seu objetivo final.

Ao criar seu cronograma é importante estabelecer os horários dedicados ao estudo, período de descanso e até mesmo para atividades de lazer. O equilíbrio auxilia no bom condicionamento mental, que facilita para o cérebro guardar novas informações e se manter ativo durante o período de estudo.

Separe as matérias e seus respectivos conteúdos em grupos, que podem ser divididos por afinidade ou facilidade de absorção.

Faça provas antigas e simulados de Odontologia

Outra dica importante para passar no vestibular de Odontologia é a realização de provas, e nisso os simulados podem te ajudar. Os simulados preparam você tanto no âmbito de conhecimento sobre a prova e suas particularidades, quanto na questão emocional.

Na internet você consegue encontrar uma infinidade de simulados e provas anteriores já aplicadas de praticamente todos os vestibulares. Basta procurar de acordo com a instituição e curso que você pretende conseguir uma vaga e o bom preparo é garantido.

Realizar simulado de vestibular de Odontologia ajuda na preparação de forma pontual, fazendo com que o aluno se prepare para a prova e entenda sua dinâmica e dificuldade. Fazendo muitos testes do tipo, o corpo e a mente estarão muito mais habituados aos vestibulares e tudo fluirá naturalmente e com mais tranquilidade.

E se eu não passar no vestibular de Odontologia?

A reprovação no vestibular é algo que ninguém quer passar, mas pode acabar acontecendo. Afinal, como já falamos, o vestibular de Odontologia é um dos mais concorridos no país.

Portanto, receber o tão esperado “sim” pela vaga dos seus sonhos pode ser ainda mais difícil. Mas, caso você não passe no vestibular, ainda há diversas opções para conseguir entrar na faculdade e se tornar dentista.

Então não se desespere, muito pelo contrário. Mantenha a calma e venha conhecer quais são as alternativas que trouxemos para você.

Financiamento estudantil para Odontologia

Uma universidade privada de Odontologia pode custar em torno de R$ 1000. Para os recém-formados no ensino médio e que estão em busca de começar uma faculdade para ser inserido no mercado de trabalho, este valor pode assustar e ainda ser um obstáculo.

Mas, não precisa ser assim. O financiamento estudantil te permite estudar pagando valores menores de mensalidade, financiando esse valor para ser pago após a obtenção do diploma, como é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Também há opções para financiamento estudantil privado, como o Pravaler. Financie 100% da sua graduação, com as menores taxas — ou até mesmo sem juros — e nem precisa ter feito o Enem.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos para Odontologia

Já imaginou como seria ótimo fazer a sua graduação com desconto? Isso é possível com uma bolsa de estudos, oferecida pelas faculdades através de concurso de bolsas, com descontos especiais de acordo com o desempenho obtido na prova.

Outra opção são os benefícios financeiros oferecidos para alunos já matriculados em um curso superior, como através da monitoria, estágio na faculdade e iniciação científica. Cada faculdade define sua própria política de bolsas.

E, por fim, o Amigo Edu, o melhor amigo da educação e dos universitários. Essa plataforma de bolsas de estudos disponibiliza opções de até 80% para cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas, inclusive a de Odontologia.

Basta acessar o site do Amigo Edu, colocar o curso, cidade e instituição de sua preferência, e prontinho. As opções de bolsa de estudo para Odontologia aparecerão. E o melhor: nem precisa fazer o vestibular!

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu

Com isso, chegamos ao fim deste conteúdo sobre o vestibular de Odontologia. Boa sorte nos seus estudos e até mais!