FABRAN - Faculdade Brasil Norte
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Sobre a instituição
O Instituto de Ensino e Cultura do Amapá tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos para atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar esse objetivo, a Instituição promove a educação superior integrando à pesquisa e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região. Seu dever é orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do ensino e com ela a formação de sujeitos responsáveis, comprometidos com seu autodesenvolvimento e com o progresso da sociedade. Para tanto, partilha dessa responsabilidade com os ingressos, os egressos e com as organizações locais. Neste sentido, a Instituição objetiva ser um local de referência no Estado, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional da região e participar da inserção dos egressos no mercado de trabalho. A instituição entende que, na interação dinâmica com a sociedade, em geral, e com o mercado de trabalho, em particular, define os seus campos de atuação acadêmica presentes e futuros. Reconhecendo a crescente importância do conhecimento para formação de sujeitos e para o processo de desenvolvimento da sociedade, o IECA pretende produzi-lo articulando o ensino e a pesquisa a partir da análise da realidade social, econômica, política e cultura local, buscando compreender melhor e mais profundamente a realidade que seu egresso irá contribuir para transformar. Neste sentido, esta Instituição tem como diretriz uma formação que combina e equilibra o desenvolvimento técnico e humanístico e que promove a visão sistêmica do estudante.
Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a qualidade social enquanto sujeito partícipe de sua construção qualitativa, ao mesmo tempo assumirá o exercício profissional na direção da resolução dos problemas locais e regionais.
Para realizar essa missão, a Instituição também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior, deva ser possuidora de uma política de graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.
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