UNEF EAD
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Sobre a instituição
O modelo de Educação a Distância (EAD) da UNEF tem conceito máximo pelo MEC. Apoia-se em uma metodologia flexível e adaptável em função dos objetivos da aprendizagem, do público alvo e dos recursos disponíveis para cada projeto pedagógico específico. As diretrizes gerais englobam os pressupostos pedagógicos do ensino a distância e obedecem à legislação em vigor, para todos os processos. As atividades são realizadas no Polo de Apoio Presencial – unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado das atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É o local de encontro dos alunos onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento, a orientação para os estudos, as avaliações presenciais, as práticas laboratoriais e de campo.
No modelo da UNEF, o acesso ao mundo digital ocorre através de várias ferramentas que permitem a interação tecnológica com diferentes meios. O diálogo, a interlocução de maneira direta ou mediada entre os agentes (alunos, professores e tutores) é intenso, contínuo e de permanente aperfeiçoamento, a partir da prática de mediatização pedagógica a ser desenvolvida. Assim, a mediação pedagógica resulta na criação de materiais educativos (textos), metodologias de ensino e de estudo, estratégias de uso dos recursos de ensino e os meios mais adequados para produção de materiais necessários e adaptados a cada curso.
Os cursos contemplam a mediação pedagógica por professores orientadores, tutores a distância, professores conteudistas e tutores presencias. As aulas presenciais são desenvolvidas através de videoaulas acompanhadas pelo tutor presencial, que participa dos chats e fóruns de discussão, orientados pelos professores, como forma de aprofundamento, debate e revisão dos conteúdos ministrados.
A interação é a ação recíproca entre sujeitos e será mediatizada por diferentes meios, diretos, através das aulas e atividades presencias e indiretos pelos meios tecnológicos definidos a partir do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. A interatividade, por sua vez, será desenvolvida pelas potencialidades técnicas oferecidas aos alunos, por meio tecnológico (jogos, objetos de aprendizagem e o próprio AVA). A metodologia utilizada permite associação do conteúdo ministrado na videoaula com a atividade prática de estudo orientado, acessando atividades online, pela plataforma Moodle.
A interatividade entre aluno e tutor ocorre em momentos presenciais semanais, definidos no planejamento da disciplina. O tutor presencial é responsável pela comunicação e interação no processo em que a dialogicidade seja possível nos ambientes de aprendizagem, apoiados por mídias educativas. Desse modo, como articulador da interatividade, o tutor assume a responsabilidade pela criação de um ambiente acolhedor, confortável e propício à aprendizagem. Assim, a construção de conceitos sobre a dialogicidade, a comunicação e a interação devem constituir o trabalho do tutor.
Os Referenciais de Qualidade para EAD apresentam as dimensões que devem compor o Projeto Político Pedagógico dos cursos na modalidade a distância e trazem como aspectos fundamentais, dentre outros, a equipe multidisciplinar destacada pelo tutor e seu papel no processo educacional onde o estudante deve ser o centro do processo.
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