Sabemos que tomar decisões importantes sobre o futuro não é fácil, ainda mais se essa decisão precisar ser tomada ainda na adolescência. É normal uma das primeiras e grandes dúvidas da vida ser: qual curso superior eu devo fazer? Escolher o curso é uma decisão importante, principalmente para quem acabou de sair do ensino médio. 

As perguntas envolvendo esse tema são muitas, como: quais as possibilidades de trabalho para essa área? qual o futuro da profissão? e entre outras, a mais importante: será que eu vou gostar?

Para te ajudar a escolher a graduação da melhor forma possível, separamos algumas dicas indispensáveis para você:

1. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Aproveite e nossa amiga internet e pesquise muito! Comece vendo as possibilidades de atuação do curso que escolher, depois veja a grade curricular de algumas matérias e não esqueça de ver depoimento de profissionais da área. Esse é um início geral da sua busca.

2. Converse com profissionais da área

Depois de fazer essa pesquisa prévia, tente conversar com profissionais que já atuam na área. Se você não conhecer nenhum, procure grupos nas redes sociais, sempre tem alguém disposto a conversar. Pergunte como é o dia a dia da profissão, quais as possibilidades de atuação, se existem muitas oportunidades na área e se a remuneração é o esperado. Tente conversar com mais de uma pessoa, para ter visões diferentes e poder fazer um balanço.

3. Futuro da profissão

Não podemos deixar de considerar que estamos em um mundo que muda muito rápido. Novas tecnologias, novos conceitos, novas necessidades. Tudo isso pode fazer com que uma profissão seja obrigada a se reinventar. Por exemplo, quem hoje em dia precisa de um curso de informática? Já existiram empresas e profissionais focados a ensinar pessoas a mexerem no computador. Hoje, as crianças já nascem sabendo mexer no celular. :O

Exageros à parte, vale pensar nas possibilidades de atualização da profissão.

4. Habilidades pessoais

Sabe aquela velha conversa “fiz humanas porque não gosto de matemática”? Pois é, nem só isso basta para escolher um curso. Comece a perceber coisas que você se identifica ou faz bem no dia a dia. Por exemplo: você é bom em argumentação e questionador? Pode ser um bom advogado. É criativo e visual? Algum curso relacionado a artes ou comunicação pode ser uma boa opção e assim por diante. 

Comece a perceber pequenas coisas e pergunte para pessoas do seu convívio no que elas acham que você é bom.

5. Grade curricular

Por último, mas não menos importante, analise a grade curricular do curso que escolher. Quem está pensando em Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, deve saber que o curso também tem muito cálculo. Já cursos de humanas também podem ter cálculo e medicina veterinária vai muito além dos pets que convivemos. Nem todas as matérias do curso vão agradar, mas escolha com cuidado para evitar o risco de desistir no meio do curso. 

Esse é o primeiro passo na sua escolha, depois, você pode e deve ir aprofundando seu conhecimento. É sempre válido também fazer um teste vocacional. Existem vários online e nós te indicamos esse daqui

Já escolheu o curso? Então próximo passo é escolher a melhor faculdade ou universidade. Para isso, preparamos outro post só com essas dicas para você. Se você já sabe a instituição de ensino que você quer estudar, vem pesquisar uma bolsa com o Amigo Edu.