Ter fluência em um segundo idioma já não é diferencial, mas sim essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho em qualquer área de atuação.  O inglês, como já sabemos, é o idioma universal, mas espanhol, alemão, francês e até chinês tem sido cada vez mais requisitados. Várias pesquisas mostram que quanto mais novo se aprende, mais consegue absorver os ensinamentos. Entretanto, quando adultos, já conseguimos reconhecer quais abordagens de ensino temos mais afinidade e com a tecnologia, novas modalidades vem surgindo a todo momento. Por isso, separamos algumas formas de aprender um novo idioma sem sair de casa, com abordagens de ensino diferentes. Confere:

Busuu

A ideia do Busuu é que você comece a falar com apenas 10 minutos ao dia. São mais de 1.000 lições, em 12 idiomas, criadas por linguistas profissionais e enriquecidas por tecnologia de aprendizagem automática, com planos de estudo personalizados e reconhecimento de fala. Ou seja, não adianta tentar enganar o aplicativo, ele sabe quando é você ou não.

Duolingo

O Duolingo é um dos mais famosos aplicativos de ensino de idiomas e totalmente gratuito. Do português você consegue aprender 6 idiomas oferecidos no site. Mas, como a plataforma é internacional, caso você já domine um segundo idioma, pode ter até 35 opções de idioma aprendendo do inglês, por exemplo.

Italki

No Italki você pode escolher entre mais de 10 mil professores para aulas individuais com base em seus objetivos e interesses. As aulas são feitas no horário que você preferir e com um preço acessível por hora.

Forvo

Ao contrário das outras plataformas, o Forvo é um Dicionário de Pronunciação. A proposta é de ser o maior guia de pronúncias do mundo, onde você encontrará milhões de palavras pronunciadas em suas línguas de origem. São mais de 50 idiomas e os usuários podem avaliar e cadastrar pronúncias.

Memrise

O Memrise é um aplicativo gratuito para o ensino de idiomas que busca fazer exatamente o oposto dos antigos livros didáticos: oferecer uma experiência eficaz e, ao mesmo tempo, divertida. O objetivo da plataforma é oferecer conteúdo de qualidade, aplicado a tecnologia de ponta e por fim, que o aluno se divirta aprendendo.

Lingualeo

O Lingualeo também se propõe a ensinar de forma divertida. Nele, você pode aprender inglês com treinos interativos que ajudarão a dominar regras gramaticais, expandir seu vocabulário e melhorar suas habilidades de leitura e compreensão oral.

Babbel

No Babbel as lições foram elaboradas para diferentes níveis por especialistas em idiomas. Você pode aprender do básico ou focar em assuntos mais específicos como viagem, cultura ou negócios. Ele tem como proposta criar diálogos do cotidiano para que o aluno fale o novo idioma com facilidade.

Aula por call com professores

Mas se você é do tipo que ainda prefere falar com pessoas ao invés de robôs de inteligência artificial, sempre existe o bom e velho professor. Para não precisar sair de casa, professores tem optado por plataformas de conferência online, onde você faz uma chamada de vídeo durante a aula e pode personalizar o rumo da conversa.

Idiomas mais falados no mundo

Agora está na dúvida de qual idioma aprender? Então confere a lista dos idiomas mais falados no mundo, ela pode te ajudar a tomar a melhor decisão:

Inglês: 1.132.366.680 total de falantes
2) Chinês Mandarim: 1.116.596.640 total de falantes
3) Hindi: 615.475.540 total de falantes
4) Espanhol: 534.335.730 total de falantes
5) Francês: 279.821.930 total de falantes

Vale lembrar que essa lista mostra o número de falantes e não o número de nativos do idioma.

Aproveite seu tempo em casa para criar uma rotina de aprendizagem. Com alguns minutos ao dia você vai evoluindo até chegar no nível desejado. E não deixe de conferir o Blog do Amigo para mais dicas de estudo. 😊

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!