O jornalismo é uma das áreas da comunicação social que permite contar histórias, informar e manter uma sociedade livre através de notícias e informações relevantes, que sejam de interesse público e, sobretudo, impactem a vida das pessoas.
Se você é curioso, tem aptidão em investigar, checar fatos e dados, se sente atraído por essa profissão mas os custos de uma faculdade te impedem de realizar esse sonho, temos uma boa notícia!
Neste conteúdo vamos abordar as diversas maneiras e possibilidades de bolsas de estudos para te ajudar a conquistar o diploma de nível superior em jornalismo. Ao longo deste artigo você vai encontrar todas as informações necessárias e vai entender como funciona o curso de jornalismo, quanto custa essa graduação e muito mais! Vamos nessa? Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como é o curso de jornalismo?
O curso de jornalismo é disponibilizado no mercado a nível bacharel e tem duração média de 4 anos (8 semestres). Hoje é possível encontrá-lo em diferentes modalidades: presencial, semipresencial e EAD.
O estudante de jornalismo aprende, ao longo da sua formação, a pesquisar, apurar e escrever sobre temas específicos.
Trata-se de uma graduação que prepara o profissional para atuar em diversos segmentos da comunicação, e já adiantamos que são muitos, afinal, o jornalismo é bastante amplo e oferece várias possibilidades de carreira.
Algumas das áreas em que o profissional formado em jornalismo pode trabalhar inclui:
Imprensa: jornais, revistas, sites e portais de notícias.
Rádio e TV: emissoras de rádio, canais de televisão e produtores de conteúdo audiovisual.
Assessoria de imprensa: empresas e órgãos públicos e entidades do terceiro setor.
Comunicação corporativa: empresas e agências de comunicação.
Jornalismo digital: blogs, sites e redes sociais.
Freelance: presta serviços de jornalismo e redação para diversos clientes de diferentes segmentos.
A faculdade de jornalismo é bastante dinâmica, e conta com bastante atividades práticas a partir do quarto semestre. Mas, a base de ensino ainda integra boa parte de conteúdos teóricos, voltados, principalmente, para a área de humanas.
Veja também: saiba como se tornar um Jornalista Esportivo
Algumas disciplinas que integram a grade curricular do curso de jornalismo são:
- Antropologia
- Ciência Política
- Comunicação de Massa
- Comunicação Digital
- Design Gráfico
- Ética Jornalística
- Entrevista Jornalística
- Economia
- Filosofia
- Fotografia e Fotojornalismo
- Gramática da Língua Portuguesa
- Gêneros Jornalísticos
- História da Comunicação
- História da Arte
- Introdução à Comunicação
- Jornalismo Digital
- Jornalismo Impresso
- Legislação da Mídia
- Marketing
- Produção de Conteúdo para Mídias Sociais
- Rádio e TV
- Reportagem Investigativa
- Redação Jornalística
- Sociologia
- Técnicas de Reportagens
- Teorias da Comunicação
- Técnicas de Pesquisa e Apuração
- Webdesign
Além das atividades práticas e teóricas, o estudante de jornalismo precisa desenvolver, no oitavo semestre, um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e deve cumprir a carga horária de estágio previsto na grade curricular da faculdade.
Qual é o valor do curso de Jornalismo?
O valor do curso de jornalismo varia de acordo com diversos fatores, incluindo a instituição de ensino, modalidade, localização geográfica, turno e entre outros.
Apesar da alta demanda, é possível encontrar a graduação de jornalismo em valores consideráveis, principalmente na modalidade EAD (ensino a distância), que costuma ser muito mais em conta que o ensino presencial. Isso porque, o investimento em infraestrutura é quase zero para o ensino digital, já que não exige estrutura física, como salas de aulas, laboratórios e outros espaços que resultam em custos de manutenção.
Mas de modo geral, é possível encontrar mensalidades de um curso de jornalismo presencial a partir de R$ 500, e EAD a partir de R$ 300. Para valores mais exatos, o ideal é consultar a instituição de ensino de interesse.
Como conseguir bolsa de estudos para Jornalismo?
Existem diversas maneiras de conseguir bolsas de estudo para jornalismo. As opções vão desde programas governamentais até iniciativas das próprias instituições de ensino e instituições financeiras.
Bolsa de estudos para Jornalismo presencial
Entre as alternativas disponíveis para concessão de bolsas de estudo para jornalismo na modalidade presencial, está o Prouni (Programa Universidade para Todos), que disponibiliza bolsas integrais (com desconto de 50% no valor da mensalidade) e bolsas integrais (100%) para estudantes de baixa renda em instituições particulares.
Podem participar e concorrer a uma vaga no Prouni todo estudante que participa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e se encaixa em uma série de critérios estipulados pelo programa, incluindo indicador socioeconômico.
As próprias instituições de ensino também costumam ter programas de incentivo que fornecem bolsas de estudos a partir do desempenho do candidato no vestibular. Os critérios de seleção podem variar de faculdade para faculdade.
Empresas privadas, instituições financeiras e plataformas de bolsas também oferecem bolsas de estudos. O Amigo Edu, por exemplo, é uma dessas alternativas, com descontos na mensalidade que podem chegar a até 80% do valor.
Bolsa de estudos para Jornalismo EAD
Conseguir uma bolsa de estudos para estudar jornalismo EAD pode seguir o mesmo caminho que para conseguir na modalidade presencial, o que diferencia é alguns modelos de seleção. Por exemplo, as instituições de ensino podem disponibilizar o vestibular online nesses casos. E para quem achou que o programa do governo não tem cursos a distância, saiba que existe sim! O Prouni oferece bolsas em diversos cursos a distância, basta verificar se há disponibilidade para a faculdade.
Você também pode contar com o Amigo Edu para fazer a sua graduação em jornalismo EAD e conseguir até 80% de desconto durante todo o curso.
Bolsa de estudos integral
Para bolsa de estudos integral, o principal meio para concessão do benefício é através do Prouni. Mas vale destacar que os critérios para essa categoria podem impactar diretamente no resultado. Isso porque, entre as exigências destaca-se o fator socioeconômico.
Para conseguir uma bolsa integral, é necessário que o estudante tenha uma renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Além disso, deve ter participado da edição mais recente do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado na redação.
Deve, também, ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou escola particular como bolsista integral.
A seleção, neste caso, é baseada na nota do Exame. As melhores pontuações dentro do número de bolsas disponíveis para cada curso são selecionadas.
Faculdades que oferecem bolsa de estudos para Jornalismo
Existem uma grande quantidade de faculdades que oferecem bolsas de estudos para jornalismo. Boa parte delas se concentra em São Paulo, com a possibilidade de ensino a distância para alunos de qualquer região do país.
Algumas das instituições que você confere a seguir são faculdades parceiras do Amigo Edu e que têm formação acadêmica em jornalismo.
Universidade São Judas Tadeu
A Universidade São Judas Tadeu com diversas unidades espalhadas por toda a capital paulista e cidades no entorno, como São Bernardo do Campo, Guarulhos e Santos, oferece o curso de jornalismo em diferentes modalidades. Conta com um corpo docente altamente qualificado, infraestrutura moderna, com instalações adequadas para atividades práticas que a formação exige.
É possível ingressar nesta renomada instituição através de bolsas de estudos e financiamentos estudantis, como o Prouni, Fies, parceria Pravaler e também com o Amigo Edu.
Centro Universitário FAM
O curso de jornalismo no Centro Universitário FAM é um dos mais procurados. Isso porque a instituição trabalha com uma abordagem prática e inovadora, alinhada com as exigências atuais do mercado de trabalho.
Além do Prouni e parceria com o Amigo Edu, a FAM também conta com processo seletivo próprio para concessão de bolsas de estudos. Modalidades como o ‘Eu sou FAM’, o candidato pode conseguir descontos através do vestibular online. Além disso, tem também o ingresso por meio da nota do Enem, transferência, segunda graduação e muito mais.
Universidade Cidade de São Paulo
A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) tem uma infraestrutura moderna para atender os estudantes de jornalismo em São Paulo.
Seja para o ensino presencial ou a distância, os alunos de jornalismo da UNICID contam com um corpo docente altamente qualificado e experiente no mercado.
Para ingressar nesta renomada instituição de SP por meio de bolsas de estudos, além do Prouni você também pode participar de diversos processos seletivos da faculdade, como o vestibular mérito, que disponibiliza descontos de até 100% no valor da mensalidade. Tem também o vestibular redação, com bolsas de até 50%, ENCCEJA, bolsa maturidade e muitos outros modelos de ingresso.
Universidade Anhembi Morumbi
Conhecida por sua tradição, a Universidade Anhembi Morumbi oferece o curso de jornalismo altamente avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes desta instituição contam com uma infraestrutura moderna e professores qualificados, totalmente atualizados com as demandas e exigências do mercado.
Para estudar no Anhembi Morumbi por meio de bolsas de estudos, você pode contar com o Prouni e o Amigo Edu, além da parceria com o financiamento estudantil do Pravaler e Fies.
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Com um corpo docente renomado, infraestrutura moderna e abordagem acadêmica contemporânea, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das alternativas para estudar jornalismo com bolsa de estudos do Prouni e Amigo Edu. Consulte o site da instituição para mais informações sobre o regulamento de participação.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a faculdade de jornalismo? Que tal começar a investir na sua carreira de jornalista? Conte com a gente para dar início nessa jornada de sucesso profissional!