Escolher qual curso fazer na faculdade não é apenas escolher o que estudar nos próximos 4 anos, é escolher uma profissão para a vida. Por isso, a decisão é muito importante, principalmente para um adolescente que ainda está se conhecendo. Mas para ajudar nessa decisão, existe o teste vocacional. Eles ajudam a descobrir, dentro dos seus gostos, pontos fortes e fracos, quais profissões se encaixariam bem. Assim, o risco de fazer a escolha errada diminui bastante.

O teste é parte de uma orientação vocacional, aplicada por um psicólogo. Mas hoje em dia já existem vários desses testes gratuitos na internet e vamos te mostrar alguns deles para você fazer aí da sua casa. Confira:

Pravaler

O Pravaler é um programa de financiamento estudantil parceiro do Amigo Edu e quem te um teste vocacional super dinâmico e completo. Na página você também encontra dicas sobre como fazer o teste e a diferença entre teste vocacional e teste de aptidão.

Teste Vocacional Online

O nome já diz tudo, né? O Teste Vocacional Online é um teste do portal Seja Bixo, que oferece informações, simulados online e mais outros serviços para quem está fazendo vestibular e Enem.

QG do Enem

O QG do Enem também oferece um teste vocacional próprio. Esse blog é focado em cursos online para impulsionar os estudos dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tudo feito por professores, claro!

G1

Isso mesmo, o G1, portal de notícias da Globo também tem seu teste. O conteúdo foi feito em parceria com o Instituto Colmeia, que promove atividades educacionais, culturais e desportivas para crianças e adolescentes.

Guia do Estudante

O Guia do Estudante, famoso também por seu conteúdo bem completo de profissões, vestibulares e Enem também disponibiliza um teste vocacional em sua plataforma. Mas para acessar, é preciso fazer um cadastro rápido no site.

Já quer fazer todos os testes, né? Eu sei! Pode e deve fazer, é legal para ver se todas as versões fazem sentido e se você está criando um caminho para encontrar sua profissão. Logo depois fala pra gente qual foi o resultado!