Trabalhar como médico é o sonho de muitos estudantes, que ficam, sobretudo, perdidos na hora de escolher qual carreira seguir. Só na Medicina são mais de 50 especialidades. 

E foi pensando nisso que preparamos um conteúdo completo para melhor informá-lo sobre as principais áreas da Medicina e suas funções e assim, facilitar a sua escolha. Boa leitura!

Quais são as principais áreas da Medicina?

No geral, os campos de atuação e as especializações da Medicina são bastante extensos, isso porque, no âmbito da saúde, essa é uma das principais profissões.

São inúmeras as opções de especialidades que o estudante de Medicina pode se deparar ao longo da sua formação. Vale destacar que todas as carreiras são essenciais no mesmo nível de acordo com o campo de atuação. No entanto, existem outras áreas que são mais comuns e mais procuradas devido ao seu crescimento no mercado de trabalho. Conheça algumas a seguir.

Cardiologia

A especialização em Cardiologia dura em média dois anos. A carga horária para essa formação costuma ser densa, uma vez que a grade curricular conta com disciplinas específicas como Ecocardiografia e Angiologia, além de exigir aulas práticas frequentemente.

O profissional formado em cardiologia é responsável por diagnosticar e tratar todas as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório, ou seja, é ele que vai cuidar de todos os problemas cardiovasculares que surgem.

Vale lembrar que o médico cardiologista também é essencial para o diagnóstico precoce e prevenção, pois, é também de sua responsabilidade orientar e implementar hábitos saudáveis em seus pacientes.

Dermatologia

Com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a pele, a Dermatologia tem se tornado cada vez mais procurada pelos médicos recém-formados. Isso porque, a empregabilidade e a remuneração nessa carreira são altíssimas.

Para se tornar médico dermatologista, você deve, primeiramente, concluir a formação em Medicina e depois, realizar a residência médica (que é um dos caminhos possíveis). A especialização dura em média 3 anos e nesse tempo, o profissional estuda e trabalha em clínicas e hospitais.

Mas para Dermatologia existe outra alternativa: a pós-graduação, que substitui a residência. Nesse caso, o profissional pode atuar como médico generalista enquanto faz a especialização.

Ginecologia

Essa é uma especialidade médica que diagnostica e trata da saúde da mulher desde a infância até a fase adulta. A principal função de um médico ginecologista é cuidar de todo tipo de doença do sistema reprodutor feminino, além de prevenir e solicitar exames.

Importante destacar que a Ginecologia é uma área que está em constante mudança, seja como novos métodos de diagnosticar doenças ou tratá-las, portanto, é essencial que o profissional esteja sempre se atualizando. A duração média para a formação nessa especialização é de 3 anos, e pode ser feita por residência médica ou no modelo de pós-graduação.

Medicina Generalista

A alta demanda e procura por outras especializações tem valorizado a Medicina Generalista, isso porque, o médico generalista ou clínico geral é tido como um profissional totalmente essencial para o campo da Medicina, uma vez que é ele quem faz o quadro da profissão girar adequadamente.

Ao se formar em Medicina, você pode atuar como clínico geral em unidades de saúde, clínicas e hospitais. No entanto, por mais que essa área não exija especialização, é muito importante que você esteja em constante atualização e estudo, pois isso será um diferencial na hora de conseguir um emprego.

Resumidamente, o médico generalista é aquele que vai realizar cuidados de base e deve agir precocemente na descoberta de problemas de saúde.

Neurologia

Como uma das áreas da Medicina que vem crescendo cada vez mais, a Neurologia além de apresentar alta empregabilidade, também oferece bons ganhos salariais, com uma média de R $6 mil por mês.

O médico neurologista tem um papel essencial em avaliar, diagnosticar e tratar todas as doenças neurológicas, sistema nervoso central e nervos periféricos.

A especialização em Neurologia pode ser encontrada em dois formatos, ou pela residência médica – que tem duração de 3 anos-, ou a pós-graduação que pode ser feita até na modalidade EAD (ensino à distância). No geral, a carga horária de aulas práticas para essa especialidade é bem extensa.

Pediatria

Com duração média de 2 a 3 anos, a especialização em Pediatria tem como objetivo formar médicos especializados no cuidado e tratamento da saúde infantil, além de orientar as famílias sobre alimentação, aleitamento materno e vacinação.

A Pediatria é uma das áreas da Medicina que possibilitam que o profissional vá além da especialização, ou seja, o pediatra pode se especializar em segmentos como Cardiologia Pediátrica, Imunologia Pediátrica, Neonatologia, entre outros.

Psiquiatria

Essa área da Medicina é responsável pelo diagnóstico, tratamento e controle de transtornos mentais que podem aparecer em qualquer fase da vida.

A especialização em Psiquiatria pode acontecer tanto pela residência médica (que tem duração de 3 anos), quanto pela pós-graduação (que dura em média 18 meses). A diferença é que o residente tem muito mais contato prático com a profissão.

Em todas as especializações em Medicina exige que o profissional tenha a primeira formação do tipo bacharelado. Importante destacar que existem outras áreas da profissão que se destacam no mercado de trabalho pelas oportunidades que oferecem, como por exemplo, Geriatria, Hematologia, Urologia, Ortopedia e muitas outras.

Qual é a área mais difícil na Medicina?

Fato é que parar de estudar não é algo que deve estar nos planos de um recém-formado em Medicina. E é por isso que, ao escolher a especialização e qual carreira seguir, os profissionais se perguntam: qual é a área mais difícil?

Vale ressaltar que você não vai encontrar uma carreira fácil. De modo geral, todas as especialidades médicas possuem o seu nível de complexidade e dificuldade. No entanto, existem algumas que são mais desafiadoras, pois apresentam um campo de maior complexidade, como é o caso da Cirurgia Plástica. Outros exemplos são a Cirurgia Cardiovascular e a Neurocirurgia.

Como escolher a área da Medicina que mais combina comigo?

Uma das formas de descobrir qual área da Medicina combina com você é por meio de testes de orientação vocacional, pois é somente através dessa ferramenta científica, construída por psicólogos e especialistas em carreira e autoconhecimento, que você vai reconhecer os seus atributos e qual segmento está de acordo com eles.

Agora que você já conhece as principais áreas da Medicina, que tal começar a planejar a sua carreira? Conte com o Amigo Edu para iniciar a sua jornada nessa importante área da saúde!