Chegou a hora de revisar Biologia para o Enem e ENAE. Confira os 5 assuntos que mais caíram nas provas de Biologia do Enem nos últimos anos e um resumo de cada um:

Humanidade e Ambiente

Humanidade e Ambiente é o primeiro assunto que mais cai nas provas de Biologia do Enem.

Meio ambiente é o conjunto de elementos abióticos como a energia solar, solo, água e ar e bióticos sendo os organismos vivos que entram na fina camada da Terra que se chama biosfera, sustentáculo e lar dos seres vivos.

A atmosfera, que protege a Terra do excesso de radiações ultravioleta permitindo a existência de vida, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio, hidrogênio, dióxido de carbono, vapor de água, outros elementos e compostos de forma gasosa.

O solo é a cobertura mais fina de matéria, que sustenta a vida terrestre. As plantas utilizam a água, o dióxido de carbono e a luz solar para realizar a conversão das matérias primas em carboidratos, feita pela fotossíntese; a vida animal, por seu lado, possui uma dependência das plantas numa sequência de vínculos interconectados chamada de cadeia trófica. 

biologia enem

Citologia

Citologia é uma área da biologia que estuda a célula, que é a menor unidade estrutural que compõe os seres vivos.

Esse ramo foi desenvolvido a partir da criação do microscópio, até porque a maioria das células são minúsculas e a visualização depende de um equipamento que amplie elas. 

Tipos de células

A Biologia é organizada por níveis e cada um representa uma área de estudo. Na ordem crescente dos níveis, e ocupando a segunda posição temos a citologia: 

Molécula –> Célula –> Tecido –> Órgão –> Sistema –> Organismo –> População –> Comunidade –> Ecossistema –> Biosfera 

Todos os seres vivos possuem no mínimo uma célula, que pode ser definida como uma massa de substância viva limitada por uma membrana que protege o citoplasma e o núcleo. São divididas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas.

Fisiologia e Histologia

Histologia

Histologia é a parte da Biologia que analisa a composição e função dos tecidos. Os tecidos são um conjunto de células especializadas que possuem função importante para o ser vivo.

Nas plantas, os principais tecidos são:

Meristema: todos os tecidos que estão presentes em uma planta tiveram sua origem no meristema. 

Tecidos de revestimento: são aqueles que protegem o vegetal. 

Tecidos de preenchimento: Esses tecidos também são chamados de parênquimas, tem como característica preencher os espaços internos da planta.

Tecidos de sustentação: são responsáveis pela estrutura da planta. 

Tecidos de condução: são responsáveis pelo transporte de seiva. Podem ser de dois tipos: xilema ou lenho.

Fisiologia

A Fisiologia Vegetal estuda como as plantas funcionam. O que é mais cobrado na prova de Biologia do Enem é a parte da transpiração. Porém, é válido lembrar da respiração, nutrição, fotossíntese e outros que são importantes processos fisiológicos dos vegetais.

A transpiração é um processo importante fisiológico dos vegetais, visto que ele está totalmente ligado ao transporte de seiva bruta feita pelo xilema.

É um processo que acontece principalmente nos estômatos, embora ele também possa ocorrer pela da cutícula. A transpiração estomática ocorre quando acontece a abertura dos estômatos.

Isso permite que haja trocas gasosas com o lado externo, junto com os gases ocorre também a perda de água pelo processo de transpiração.

Fundamentos da Ecologia

ecologia-enem-simulado

A Ecologia é uma ciência baseada na observação. Exige rigoroso e amplo conhecimento para realizar a interpretação dos fenômenos da natureza e da interação dos mesmos com o meio ambiente.

O estudo do meio ambiente pela ecologia possui um sistema hierárquico biológico, apresentado do mais geral ao mais específico pelos ecossistemas como biosfera, paisagem, ecossistema, comunidade, população e organismo.

Biotecnologia

Essa é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório que possui o intuito de promover o aprimoramento das técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.).

E esses são os 5 assuntos que mais caem no Enem de Biologia, o que você achou? Comenta aqui nos comentários pra gente. 

O Enem

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro. Ele é utilizado como processo seletivo das principais universidades do Brasil e em programas do governo, como o Sisu, Prouni e Fies

A prova do Enem é composta de 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Tudo isso é feito em dois dias de exame de até 5h30 de duração cada. 

O Enem engloba as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês), Literatura, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática
  • Além da redação

A divisão das provas Enem é feita da seguinte forma:

1º dia: Redação, 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas.

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 questões de Matemática.

ENAE

O ENAE é o maior simulado gratuito do Enem do país. A prova conta com questões de todas as matérias do Enem, com a mesma dificuldade e o mesmo método de avaliação, além da redação.

Na sua primeira edição, em janeiro de 2021, o ENAE já alcançou 100 mil inscritos e todos que fizeram a prova puderam testar suas habilidades e mais: conseguiram desenvolver uma redação com um tema similar ao tema do Enem, que aconteceu na semana seguinte.

O ENAE deste ano acontece no dia 13 de novembro, online, gratuito e o resultado do sai em até 3 dias úteis. Ou seja, tempo ideal para simular a real nota do Enem e poder revisar os pontos que precisam de reforço.

Para fazer sua inscrição gratuita basta acessar a página do simulado.

Preparaê

O Preparaê é um aplicativo desenvolvido para você estudar para o ENAE e Enem.

Assim como o ENAE, o aplicativo de estudo também é 100% gratuito e possui os melhores conteúdos da internet:

  • Questões do Enem de 2009 a 2019: responda às questões das últimas provas, testando seu conhecimento.
  • Videoaulas para cada determinado assunto: as melhores vídeo aulas de até 30 min.
  • Redação nota 1000: veja as redações que receberam nota máxima e se inspire.
  • Redação Comentada: indique seus amigos e ganhe a sua.

Tudo isso vem acompanhado de um ambiente onde você pode acompanhar seu desempenho por dia, semana e mês. Incrível, né?

O aplicativo está disponível para IOS e para Android. 😎

Baixar Preparaê para IOS

Baixar Preparaê para Android