O Sisu é um programa do governo federal, que serve como principal ferramenta de ingresso para estudantes que queiram entrar em instituições de ensino superior federais ou estaduais.
Ele foi criado com o objetivo de facilitar o processo de entrada dos jovens alunos que geralmente, ao sair do ensino médio, precisam prestar uma série de provas de vestibular, a fim de tentar uma vaga no curso dos sonhos.
Confira esse artigo com o passo a passo de como acessar o boletim do Sisu. Vem com a gente!
Navegue pelo conteúdo:
O que é o boletim do Sisu?
O boletim do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é onde o estudante pode conferir as suas notas e a possibilidade de participar do programa. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final.
Como acessar o boletim do Sisu?
O acesso ao boletim do Sisu é feito no portal de acesso único do MEC. É através dele que você terá acesso ao desempenho individual e poderá fazer a consulta da classificação no Sisu.
Como fazer a consulta do boletim do candidato do Sisu?
O momento tão esperado chegou! Mas e agora, como e onde saber do meu resultado?
O boletim do Sisu é divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) e pode ser consultado no Portal do Candidato no site oficial do programa. Veja o passo a passo para que você não perca nenhum detalhe sobre como ter acesso ao boletim do candidato do Sisu:
1. Acesse sisu.mec.gov.br e selecione “Ver meu boletim”;
2. Em seguida, clique em “Entrar com Gov.br”;
3. A tela de login do Gov.br será exibida. Entre com CPF e senha da sua conta.
4. Após o login, a plataforma exibirá o seu boletim do Sisu. É possível visualizar as suas duas opções escolhidas no período de inscrição, acompanhar a sua posição atual na lista e inscrever-se para a lista de espera, quando necessário.
Chamada regular
Após o processo de inscrição no Sisu é hora de esperar o resultado da chamada regular. O processo seletivo acontece em apenas uma chamada, conhecida como chamada regular. Para saber se você foi selecionado, é preciso acessar a página oficial do Sisu ou da instituição de ensino que a inscrição foi realizada.
As matrículas dos convocados acontecem sempre na data estabelecida no edital/cronograma de cada ano. Então, fique sempre atento e anote na sua agenda para não perder as datas do restante do processo.
E se eu não fui selecionado na chamada regular, ainda tenho chance? Pode, pois ainda existe a lista de espera do Sisu.
Lista de espera
O dia do resultado da chamada regular não é sua última chance de conquistar uma vaga pelo Sisu. Um número considerável de candidatos pode desistir do processo.
Nessas situações, surge uma nova esperança para quem chegou perto da nota de corte para o curso escolhido. Se esse for seu caso, pode ficar na torcida. Porém, não se esqueça que você precisa se inscrever na lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso registrar seu interesse na página oficial do programa entre as datas que estiverem divulgadas.
Algumas informações úteis sobre a lista de espera são:
- Só é possível se inscrever na lista de espera em uma das duas opções de curso selecionadas pelo candidato durante a inscrição;
- Quem passou na chamada regular do Sisu NÃO pode participar da lista de espera do outro curso em que concorreu.
Quando sai o resultado do Sisu?
É muito importante ficar atento aos editais do Sisu lançados anualmente pelo MEC. Neles é possível identificar um cronograma sobre as datas de inscrição e de divulgação do resultado, por exemplo.
As datas divulgadas até o momento são:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro
- Resultado: 30 de janeiro
- Manifestações da lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro
- Matrícula: 1º a 7 de fevereiro
- Lista de espera: Não divulgado
Como saber se eu fui aprovado no Sisu?
O resultado do Sisu é divulgado pelo MEC no site oficial do programa. Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado, com o número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e senha.
Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”. Caso você seja aprovado na segunda opção ou não seja aprovado em nenhuma das duas, não se desanime, você ainda pode entrar para a lista de espera da primeira opção de curso.
Para te ajudar, conte com o simulador do Sisu e descubra suas chances de aprovação!